Produtividade

Por Clara Fabro, para o TechTudo


Copiar e colar no celular é uma tarefa que pode ser feita de diferentes formas com a ajuda do Gboard, o teclado do Google. Ele acompanha algumas versões do Android de forma nativa e oferece diversas opções de edições de texto muito úteis. Além de copiar, colar, recortar e salvar textos diretamente no teclado, também é possível adicionar diferentes idiomas como método de entrada. Com isso, o usuário pode escrever em outras línguas além do português. Nas linhas a seguir, conheça cinco funções muito úteis do Gboard.

Gboard: lista traz dicas de como usar teclado virtual do Android para copiar e colar no celular — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Bug no teclado do Android? Veja soluções no Fórum do TechTudo.

1. Copiar e colar

A função de copiar e colar do teclado do Android pode ser útil em diversos casos. Com ela, é possível copiar endereços, colar números de telefone para salvar contatos, selecionar e-mails, compartilhar conteúdos de textos e mais.

Para usá-la, você deve tocar sobre uma palavra e pressionar a tela por alguns poucos segundos. Em seguida, o termo será envolto por um realce em azul com dois cursores dispostos lado a lado. Para mover o cursor e selecionar mais palavras, toque sobre ele e mova-o para o lado direito. Caso o texto seja muito grande, você pode mover o cursor para baixo e selecionar muitas palavras de uma vez.

Após finalizar esse passo, toque sobre a opção "Copiar", localizada na caixa de opções acima do texto selecionado. Você pode colar o arquivo em qualquer caixa de texto e ainda enviá-lo em apps de mensagens, como WhatsApp e Telegram. Para isso, toque e pressione a tela do celular por alguns poucos segundos e espere a caixa de opções aparecer. Em seguida, selecione "Colar", e o texto será duplicado na tela.

Selecionando um texto no Gboard para copiar e colar no Android — Foto: Reprodução/Clara Fabro

2. Usar a área de transferência

A área de transferência do Gboard funciona como uma espécie de bloco de notas e é capaz de salvar temporariamente os conteúdos que foram copiados no Android. Para utilizar o recurso, é necessário ativá-lo nas opções do Gboard. Depois de ativado, será possível usar a área de transferência para salvar endereços de páginas na web, e-mails, números de telefone de contatos e outros tipos de texto. A área de transferência do Gboard também permite salvar as capturas de tela mais recentes.

Acessar o recurso é simples: toque sobre uma caixa de texto para abrir o teclado do Android e, em seguida, selecione as reticências no menu superior do Gboard. Para prosseguir, pressione a opção "Área de transferência" e ative o recurso. A partir daí, os textos copiados poderão ser salvos e organizados na pasta. Para colar algum deles em uma caixa de texto, basta tocar sobre a caixa, pressioná-la por poucos segundos e, em seguida, selecionar a opção "Colar".

Ativando a área de transferência do Gboard para acessar textos copiados — Foto: Reprodução/Clara Fabro

3. Baixar teclados de diferentes idiomas no Gboard

O Gboard também permite baixar teclados de diferentes idiomas para usar no Android. Para isso, acesse as configurações do teclado e toque sobre "Idiomas". Em seguida, pressione o botão "Adicionar teclado" e selecione a língua desejada. Ao finalizar, toque sobre "Pronto". Caso prefira, também é possível usar a lupa para pesquisar por um idioma específico.

Ao usar o teclado, você pode modificar os idiomas de entrada de forma simples. Basta pressionar a tecla espaço por alguns segundos e, na sequência, indicar o idioma principal para o Gboard.

Ativando novos idiomas no Gboard — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Controle de cursor pelo próprio teclado

O Gboard também conta com uma ferramenta que pode ser útil para quem precisa editar textos mais longos no celular. O recurso permite usar o controle de cursor para alcançar trechos mais compridos – como o início e o fim do texto – mais rapidamente, facilitando a seleção de partes do arquivo.

Para acessar a função, abra o teclado do Android e toque sobre as reticências para abrir as opções. Em seguida, selecione "Edição de texto". O teclado, então, será substituído por um cursor com setas para cima, para baixo e para os lados. Com elas, é possível navegar pelo texto de forma simples. Usando o botão "Selecionar", ao centro, você pode ainda marcar partes do arquivo enquanto move as setas para os lados ou para baixo. No lado direito, as teclas de selecionar tudo, recortar, copiar e colar também podem ser úteis para editar o texto mais facilmente.

Ferramentas de edição de texto do Gboard — Foto: Reprodução/Helito Bijora

5. Alternar entre diferentes teclados virtuais

O Android permite que usuários usem outros teclados virtuais no celular. Desse modo, você pode escolher o modelo que preferir, bastando ativá-lo nas configurações do dispositivo. Para isso, faça o download do aplicativo de teclado desejado e vá até os ajustes do Android para acessar a aba "Sistema". Em seguida, toque sobre "Idiomas e entrada" e, na próxima tela, selecione "Teclado virtual". Na sequência, pressione a opção "Gerenciar teclados" e ative a chave ao lado do app de teclado desejado. Para confirmar a ação, toque em "Ok".

Feito isso, abra uma caixa de texto para acessar o teclado e, no menu inferior, toque sobre o ícone de teclado que aparecerá no canto direito da tela. Em seguida, selecione o app que valerá como o novo método de entrada para concluir o processo.

Alternando os teclados virtuais no Android — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Veja também: Conheça as novidades do Android 12

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

Mais do TechTudo