Por Clara Fabro, para o TechTudo


Postar foto no Status do WhatsApp com qualidade não é uma tarefa difícil. O recurso, que é similar aos Stories do Instagram e permite compartilhar conteúdos que somem após 24 horas, comprime o tamanho do arquivo por padrão, o que acaba resultando em uma perda de definição da imagem. No entanto, a compressão de mídias compartilhadas no Status pode ser evitada com algumas dicas simples e com a ajuda de apps externos. Na lista a seguir, confira como escapar da compressão do WhatsApp para publicar conteúdos com alta qualidade no Status.

Como postar foto no Status do WhatsApp com qualidade: lista traz quatro dicas para evitar compressão do mensageiro — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

Seu WhatsApp não está salvando mídias? Veja como solucionar erro no Fórum do TechTudo.

1. Enviar a foto numa conversa e compartilhar diretamente no Status

Um truque que pode ser útil para evitar a compressão de fotos e vídeos publicados no WhatsApp é enviar o arquivo para um contato e, depois, compartilhar a mídia na função Status. Para isso, é necessário enviar a foto ou vídeo como um arquivo em anexo, clicando sobre o ícone de clipe para acessar a galeria do celular. Em seguida, você deve mandar o arquivo para o contato e abri-lo no chat.

Com a mídia aberta, toque sobre o ícone de seta, no canto superior direito da tela, para encaminhá-la. Na tela seguinte, toque sobre "Meu Status". Assim, o arquivo será compartilhado na função status do WhatsApp sem passar pela compressão do mensageiro.

Como postar foto no Status do WhatsApp com qualidade: enviar a imagem no chat e compartilhá-la diretamente nos Status pode evitar perda de resolução — Foto: Reprodução/Clara Fabro

2. Postar o Status no Instagram Stories, salvar na galeria e depois fazer upload do conteúdo no Status do WhatsApp

Outra dica que pode ser útil para burlar a compressão do WhatsApp é publicar o arquivo nos Stories do Instagram antes de compartilhá-lo no Status do mensageiro. Para isso, acesse o Instagram e poste o conteúdo desejado nos Stories da rede social. Em seguida, toque sobre o ícone de três pontos, localizado no canto inferior esquerdo da tela, e acesse as opções para salvar o arquivo na galeria do celular.

Depois, abra o WhatsApp e, em "Status", toque sobre sua foto para adicionar uma nova mídia. Ao abrir a galeria do dispositivo, busque pelo conteúdo que foi salvo pelo Instagram e compartilhe-o no WhatsApp. Dessa forma, a qualidade de resolução da mídia será mantida, já que o WhatsApp não vai comprimir o arquivo.

Como postar foto no Status do WhatsApp com qualidade: salvar os Stories publicados no Instagram e compartilhá-lo no WhatsApp pode evitar a compressão da imagem — Foto: Reprodução/Clara Fabro

3. Usar o app Venlow para melhorar a qualidade

Outra opção que pode ajudar a manter a boa resolução dos vídeos postados no WhatsApp Status é comprimi-los pelo app Venlow antes de compartilhar os arquivos no mensageiro. O aplicativo, que está disponível apenas para Android, é capaz de codificar o clipe, reduzindo o seu tamanho final, mas mantendo a qualidade de resolução da imagem.

O Venlow é bastante intuitivo e, para comprimir vídeos pela plataforma, basta tocar sobre "Select Video" e selecionar o arquivo desejado. Para prosseguir, toque sobre "Continue" e aguarde alguns instantes enquanto o app processa a codificação da imagem. Ao finalizar o procedimento, selecione "Share" para compartilhar o clipe diretamente no WhatsApp ou salve o vídeo no dispositivo e faça o upload do arquivo manualmente no Status.

Como postar foto no Status do WhatsApp com qualidade: app Venlow permite comprimir vídeos para postar o conteúdo no WhatsApp, mantendo a qualidade de resolução — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Colocar o vídeo no InShot e comprimir o clipe

Outro truque para burlar a compressão do WhatsApp é comprimir o clipe em alguma outra plataforma antes de fazer o upload no mensageiro. Assim, é possível diminuir o tamanho do vídeo antes de compartilhá-lo na função Status, o que respeitaria os limites de tamanho do WhatsApp e ainda poderia manter a qualidade de resolução da imagem.

Uma opção é fazer isso pelo InShot. O app de edição de fotos e vídeos permite escolher as configurações de qualidade de imagem, o que possibilita deixar o tamanho do arquivo menor. Para isso, antes de salvar o clipe, altere a qualidade da imagem tocando sobre "Resolução" e então indique a nova configuração para a foto.

Além do InShot, também é possível comprimir vídeos por meio de outros aplicativos para Android e iPhone (iOS), como Campacta Video e Video Compressor.

Como postar foto no Status do WhatsApp com qualidade: apps como InShot também podem ser úteis para comprimir fotos e vídeos — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Com informações de TechAnswered, TechTippr e Quora (1 e 2)

Golpes no WhatsApp para ficar de olho em 2021

Golpes no WhatsApp para ficar de olho em 2021

Mais do TechTudo