Por Marcela Franco, para o TechTudo


Vício em celular é um fenômeno muito recorrente na atualidade e que pode, inclusive, gerar danos à saúde de quem sofre desse mal. Embora ficar longe dos smartphones seja um desafio para muitos, é possível diminuir o tempo de uso dos dispositivos com algumas dicas.

Bloquear notificações de apps, usar aplicativos de gerenciamento de tempo e ativar a função "Hora de Dormir" estão entre as estratégias para passar menos horas em frente às telas. Nas linhas a seguir, confira sete dicas para reduzir seu vício em celular.

Quer saber como usar menos o celular? Confira algumas dicas para diminuir o tempo gasto em apps — Foto: Marcela Franco/ TechTudo

1. Bloquear notificações de aplicativos

As notificações de aplicativos podem ser uma grande distração no dia a dia. Com os alertas ativados, o usuário recebe novas informações a todo momento. Lembretes, curtidas e mensagens no WhatsApp, por exemplo, são exibidas na tela do celular de forma simultânea. Dar uma "espiada" nas atualizações das redes ou aos colegas sempre que for chamado só tende a aumentar o seu tempo de uso do celular.

Por esses motivos, bloquear as notificações pode ajudar a tirar o vicio do smartphone, já que, assim, você não é "convidado" a usar serviços e apps toda hora. Essa ação pode ser útil para focar em atividades do trabalho e tarefas importantes. Bloquear os avisos é simples: basta ir às configurações do dispositivo e tocar em "Notificações".

Todos os apps que têm permissão para mandar notificações aos usuários serão exibidos na tela. Agora, basta tocar sobre o botão ao lado do nome de cada serviço para desativar os avisos. Também é possível selecionar quais tipos de lembretes o aplicativo pode enviar ao usuário.

Desative as notificações dos apps nas configurações do dispositivo — Foto: Reprodução/ Marcela Franco

2. Usar temporizador em aplicativos

Controlar o tempo de uso do celular por meio de um temporizador também pode ser uma boa para diminuir o 'vício' do celular. Dispositivos com Android 9 ou superior contam com um recurso nativo chamado Bem-estar digital, que exibe quanto tempo o usuário passou em cada aplicativo do celular. Nele também é possível definir limites para o uso do smartphone e de apps específicos. Ao atingir o tempo limite programado, o aplicativo será fechado e ficará bloqueado até o dia seguinte. Vale dizer que é possível desativar a função, caso queira usar o app antes de virar o dia.

O serviço também possui o recurso "Controles parentais", voltado para pais e responsáveis que desejem restringir conteúdos e tempo de tela de seus filhos. A função fica localizada nas configurações do smartphone. Celulares iPhone com iOS 12 ou superior apresentam um recurso semelhante: trata-se do "Tempo de Uso", disponível em dispositivos Apple e acessível a partir dos ajustes do celular. Para dar estímulos ao usuário, ele emite lembretes quando a meta é atingida.

Bem-estar digital conta com um conjunto de funções para gerenciamento de tempo de uso do celular — Foto: Reprodução/Marcela Franco

3. Ativar a "Hora de Dormir"

A função "Hora de Dormir" fica dentro do alarme do iPhone. O recurso permite ao usuário estabelecer um horário para acordar e dormir, além de definir quantas horas de sono são necessárias. Feito isso, o sistema emitirá um lembrete para avisar sobre a meta do usuário perto do horário de dormir informado. Assim, você ganha uma "ajuda extra" para sair do celular no tempo programado.

Já usuários com Android 9 em diante podem recorrer ao app Digital Wellbeing, disponível na Play Store. A plataforma traz o recurso Wind Down, que permite programar um horário para dormir. No horário definido, o dispositivo aciona o modo "Não Perturbe" e também diminui o brilho e muda as cores da tela para escala de cinza. Vale destacar que o acesso ao aplicativo se dá por meio das configurações do smartphone.

Defina um horário para acordar e quantas horas de sono precisa com o recurso "Hora de dormir", disponível em celulares Android — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

4. Usar apps de produtividade

Usar um aplicativo para diminuir o tempo de uso em outros apps pode até parecer contraditório, mas é essa a proposta dos apps Forest (Android) e Plantie (iPhone), que incentivam o usuário a completar um período específico sem mexer no celular. O tempo determinado é contabilizado por um temporizador. Enquanto o usuário fica longe das telas, o app vai transformando uma muda de planta em uma árvore.

Caso a pessoa use algum outro aplicativo ou saia do temporizador antes de completar o tempo de foco, a árvore morre. O objetivo é passar o período definido sem mexer no celular para criar uma floresta. Uma ajuda extra que o app oferece são frases de incentivo exibidas na tela, com o intuito de não deixar o usuário "cair em tentação".

Como usar menos o celular: aplicativo Forest é ideal para diminuir o tempo de uso em outros apps — Foto: Reprodução/ Marcela Franco

5. Ativar o filtro preto e branco da tela

Ativar o filtro preto e branco da tela também pode ser uma estratégia para forçar o usuário a passar menos tempo no celular. No Android e no iPhone, é possível remover todas as cores do smartphone e deixar a tela apenas em tons de cinza. Com isso, o smartphone fica menos interessante aos olhos, e mexer no aparelho passa a representar uma tentação menor.

Em entrevista ao portal Wired, o ex-especialista em ética de design do Google Tristan Harris afirmou que a escala de cinza remove reforços positivos e diminui a necessidade de continuar carregando feeds de redes sociais e jogos. O recurso pode ser ativado na seção de "Acessibilidade" em celulares da maçã. Já em dispositivos Android, é possível usar o filtro acessando o recurso "Bem-estar digital".

Filtro preto e branco deixa a tela do aparelho acinzentada e ajuda a tirar vício do celular — Foto: Reprodução/Marcela Franco

6. Usar o controle parental

Monitorar o tempo de uso em dispositivos móveis pode ser um desafio para os pais. Nesse caso, aplicativos de controle parental, como Google Family Link e Microsoft Family Safety, podem ajudar na tarefa. Os apps para Android e iPhone permitem que os responsáveis definam limites de período de uso de apps no celular do filho. Além disso, é possível bloquear o acesso a algumas plataformas e também ao smartphone durante a noite.

Como tirar o vício de celular do meu filho: apps de controle parental permitem que os pais limitem tempo de uso de apps no celular das crianças — Foto: Reprodução/ Marcela Franco

7. Ativar lembrete diário nos apps

Os aplicativos Instagram, YouTube e Facebook possuem uma função que emite lembretes diários sobre o tempo de uso. Os usuários podem especificar a quantidade de horas limites que querem passar nas redes sociais e, ao alcançar o período em questão, o aplicativo manda um aviso. Os apps também mostram o período gasto pelos usuários diariamente dentro das plataformas. O recurso incentiva a utilização consciente da ferramenta e permite o gerenciamento das tarefas do dia a dia.

As funções ficam localizadas nas configurações do aplicativo. No caso do Facebook, para ativar o recurso os usuários devem abrir "Seu tempo no Facebook". No Instagram, é preciso ir em "Conta" e escolher a opção "Sua atividade". Já no YouTube, é necessário ir em "Geral" e tocar em "Lembrete para fazer uma pausa" para configurar a ferramenta.

Como ver quanto tempo passo no celular? Instagram mostra tempo de uso diário no app — Foto: Reprodução/ Marcela Franco

Com informações de The Guardian, TechCrunch e Wired

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