Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Os grupos de Instagram Direct têm recursos que facilitam a organização e a interação entre os usuários. Algumas das funções recém-lançadas são pouco conhecidas entre as pessoas. Há, por exemplo, a possibilidade de colocar foto de capa nos grupos e definir administradores para as conversas, assim como acontece no WhatsApp. Os chats em conjunto também permitem que os membros acessem todas as mídias enviadas anteriormente e ainda adicionem usuários do Messenger, criando uma integração entre os dois apps.

Outra função dos grupos do Instagram diz respeito à privacidade dentro do Direct. A rede social dá ao usuário a opção de não poder ser adicionado a grupos por pessoas desconhecidas, liberando o convite apenas para amigos da rede social. Confira, a seguir, cinco coisas que você pode fazer nos grupos de Instagram Direct.

Grupo de Instagram: lista traz cinco coisas que você pode fazer no Direct do aplicativo — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Como recuperar fotos e mensagens do direct do Instagram? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

1. Mudar foto de capa

O Instagram permite colocar foto na capa dos grupos do Direct, assim como acontece no WhatsApp. O recurso substitui a imagem padrão, que exibe pequenas fotos de membros que enviaram mensagens por último no grupo, e permite personalizar o avatar da conversa, colocando fotos, logos de empresas ou capas personalizadas.

Qualquer membro do grupo pode alterar a imagem do chat, sendo permitido escolher um arquivo da galeria ou capturar uma foto na hora com a câmera. Para trocar a imagem, basta abrir a conversa, tocar no nome do grupo para abrir as configurações, selecionar a opção “Change Group Photo”, escolher o arquivo desejado e pressionar “Concluir”. A foto é alterada imediatamente.

Ação para =mudar foto de capa de um grupo do Instagram Direct — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

2. Definir administradores

Os grupos do Instagram Direct passaram a ter administradores. Esses usuários têm acesso a funções exclusivas, como encerrar o grupo, aprovar ou rejeitar novos membros, assim como excluir qualquer pessoa da conversa – atribuições que integrantes comuns não possuem. Por padrão, o membro criador do grupo é definido como administrador, mas ele pode admitir outros integrantes para a função, criando uma administração compartilhada.

Para adicionar um novo administrador ao grupo, o responsável atual deve abrir as configurações do chat, localizar a lista de integrantes, tocar no ícone de três pontinhos ao lado do usuário desejado e selecionar a opção “Tornar administrador”. Para revogar a administração, basta fazer o mesmo caminho, mas selecionar a opção “Remover da função de administrador”.

Ação para tornar alguém administrador de grupos do Instagram Direct — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O administrador do grupo também pode ativar a necessidade de aprovação para que novos membros sejam adicionados à conversa. Por padrão, qualquer membro pode incluir novos usuários ao grupo, mas, com a opção ativada, o administrador terá a responsabilidade de aceitar ou não a pessoa em questão. Para isso, é necessário abrir as configurações do grupo e ativar a chave “Aprovação necessária para participar”.

3. Criar grupos com pessoas do Messenger

Dando mais um passo na integração entre Instagram e Messenger, a rede social passou a permitir a inclusão de usuários do mensageiro em grupos do Direct do Instagram. Mesmo usando aplicativos diferentes, os usuários poderão participar da mesma conversa e desfrutar de novas possibilidades de interação, como a criação de enquetes e o recurso Assistir Juntos do Facebook. No momento da criação dos grupos pelo Direct do Instagram, o usuário visualizará a lista de contatos da rede social e, logo abaixo, os amigos do Messenger disponíveis para inclusão no chat.

É possível criar grupos com usuários do Instagram e do Messenger — Foto: Divulgação/Facebook

4. Ver todas as mídias enviadas no grupo

O Instagram permite que qualquer membro do grupo acesse todas as fotos que foram enviadas e recebidas dentro do chat. Os arquivos compartilhados ficam reunidos em uma pasta localizada dentro das configurações da conversa, podendo ser visualizados e baixados novamente para a memória do celular. Para acessar o arquivo, basta abrir as configurações do grupo, localizar a seção “Compartilhado” e tocar na opção “Ver tudo”.

Grupos de Instagram Direct reúnem mídias compartilhadas nas conversas em pasta exclusiva — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

5. Impedir que pessoas estranhas adicionem a grupos

Os usuários do Instagram podem determinar que não sejam incluídos em grupos por pessoas estranhas. A configuração impede que o indivíduo seja colocado em grupos indevidos ou que não tenha interesse em participar, obtendo mais privacidade dentro da rede social. Ao ativar o recurso, somente pessoas que o usuário segue poderão incluir seu perfil em chats em grupo.

Para ativar a opção, acesse as configurações do Instagram, vá em “Privacidade”, abra a seção “Mensagens” e vá em “Quem pode adicionar você a grupos”. Então, selecione a opção “Somente pessoas que você segue no Instagram”. Desta forma, pessoas que o usuário não segue serão impedidas de adicionar o perfil em grupos.

Instagram permite impedir que pessoas estranhas adicionem usuários a grupos do Direct — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Com informações de Facebook

Veja também: Quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

4 coisas que o Instagram sabe sobre você.

4 coisas que o Instagram sabe sobre você.

Mais do TechTudo