Sistemas operacionais

Por Barbara Mannara, Para o TechTudo


O macOS Monterey, novo sistema operacional para computadores da Apple, será lançado na próxima segunda-feira (25). A atualização pode ser feita de forma gratuita pelos usuários de Mac, iMac ou MacBook com versões compatíveis. Sucessor do macOS Big Sur, o software traz mudanças interessantes, como a inclusão do recurso SharePlay, uma espécie de Netflix Party para assistir vídeos a distância com amigos.

As novidades do sistema, anunciado pela Apple na WWDC 2021 junto ao iOS 15, incluem ainda o "Controle Universal", que facilita a integração entre os dispositivos da maçã, e melhorias no Safari. Nas próximas linhas, o TechTudo lista cinco dicas para se preparar para receber o macOS Monterey com segurança.

macOS Monterey será lançado pela Apple: saiba como se preparar para instalar o novo sistema operacional no seu computador — Foto: Divulgação/Apple

Como deletar uma Apple ID? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

1. Verifique se seu computador é compatível com o sistema

O primeiro passo é verificar se o seu Mac, iMac ou MacBook é compatível com o novo macOS Monterey e está habilitado para receber a atualização. Isso porque o software exige certos requisitos mínimos de hardware para executar recursos mais avançados. Desta forma, a fabricante limita o upgrade apenas para as máquinas que são capazes de rodar o sistema com sucesso.

macOS Monterey vem com SharePlay, recurso para assistir vídeos remotamente com amigos — Foto: Divulgação/Apple

Em relação aos modelos mais recentes, integrados com os novos chips M1 de processadores da Apple, a promessa é que o funcionamento seja ainda mais potente. Confira, a seguir, os modelos compatíveis com macOS Monterey.

Modelos compatíveis com macOS Monterey

Modelo Apple Versão (ano)
‌iMac‌ Fim de 2015 e posteriores
‌iMac‌ Pro 2017 e posteriores
‌MacBook Air‌ Início de 2015 e posteriores
MacBook Pro Início de 2015 e posteriores
Mac Pro Fim de 2013 e posteriores
Mac Mini Fim de 2014 e posteriores
MacBook Início de 2016 e posteriores

2. Faça uma limpeza no sistema para liberar espaço para a atualização

Para instalar o macOS Monterey é necessário ter espaço livre no computador ou notebook. O software requer 35,5 GB de armazenamento disponível, para usuários do macOS Sierra ou sistemas posteriores, e 44,5 GB, para quem usa versões anteriores ao macOS Sierra.

É preciso ter armazenamento livre no computador para instalar o macOS Monterey da Apple — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Para descobrir a quantidade de espaço na máquina, acesse o menu Apple (acionável pelo ícone da maçã, no topo esquerdo da tela) e selecione "Sobre Este Mac". Em seguida, clique na aba "Armazenamento". A ferramenta mostra o espaço ocupado por aplicativos, fotos, documentos, arquivos do sistema, entre outras coisas. Caso esteja com pouco armazenamento, experimente fazer uma limpeza apagando apps ou exportar fotos para algum sistema de nuvem.

3. Faça backup dos arquivos

Atualizações de software podem não ocorrer como o esperado e causar problemas no computador. Além disso, mesmo que o update seja bem-sucedido, é possível que os usuários não se adaptem ao macOS Monterey e queiram voltar à versão anterior do sistema operacional. Independente do caso, é importante ter um backup completo e recente da edição atual do macOS e dos arquivos do computador se houver necessidade de reverter a atualização.

Time Machine: ferramenta permite fazer backup dos arquivos antes de atualizar para o macOS Monterey da Apple — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Para garantir a segurança das suas informações, você pode fazer backup usando a ferramenta "Time Machine", nativa do macOS. Nela, é possível selecionar um disco para realizar o backup completo dos seus arquivos ou até manter um backup automático, por um período de tempo personalizado. Para acessar o recurso, clique em "Preferências do Sistema" e selecione "Time Machine". Outra opção é recorrer a aplicativos de terceiros para este fim.

4. Prepare-se para fazer downgrade, se necessário

Ação para backup do macOS feito no Time Machine — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Caso perceba que o macOS Monterey não está funcionando do jeito que gostaria, causando erros ou travando o seu computador, o ideal é fazer um downgrade, ou seja, retornar para o sistema operacional instalado anteriormente. Vale ressaltar que, para isso, é importante manter o backup em dia.

5. Certifique-se de estar conectado a uma rede wi-fi estável

Por último, certifique-se de que o computador está conectado a uma rede Wi-Fi estável e de alta velocidade antes de baixar a atualização. Vale, por exemplo, executar testes de velocidade antes de iniciar o processo de upgrade. Além disso, em "Configurações do Sistema" é possível encontrar a opção "Rede", que permite conferir se a internet cabeada ou Wi-Fi está conectada com sucesso.

Recomenda-se fazer teste de estabilidade da internet antes instalar o macOS Monterey no iMac ou MacBook — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Por fim, caso tenha um MacBook, certifique-se de que a bateria está cheia ou mantenha o equipamento conectado na energia para não correr o risco de a máquina desligar no meio da atualização.

Veja também: conheça as funções do novo iOS 15

Conheça as funções do novo iOS 15

Conheça as funções do novo iOS 15

Mais do TechTudo