Por Isabele Scavassa, para o TechTudo


O marketing digital é um segmento que ajuda empreendedores a destacar seus produtos e serviços na internet. Instituições como FGV e Sebrae oferecem cursos que ensinam a dar os primeiros passos para dominar este universo. Os conteúdos abrangem desde o planejamento, até a implementação e o monitoramento de estratégias específicas. Eles ajudam a otimizar a presença nas redes sociais e auxiliam na captação de novos clientes para as empresas, sejam elas grandes ou pequenas.

A duração dos cursos a seguir varia de duas a oito horas e todos contam com formato 100% online. Alguns oferecem certificados digitais com verificação, enquanto outros disponibilizam apenas uma declaração de participação da jornada de estudos. Conheça as seis opções que o TechTudo selecionou para quem busca adequar os negócios ao ramo do marketing.

Cursos online ajudam a entender aspectos básicos e até aplicar estratégias de marketing — Foto: Divulgação/Unsplash

1. Up Digital: Marketing

Um dos cursos de marketing oferecidos pelo Sebrae, o Up Digital, traz noções básicas para microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, além de artesãos, gestores públicos e produtores rurais. O formato é totalmente online e a aplicação do conteúdo tem duração de oito horas. O prazo máximo para a conclusão é de 15 dias. Ainda é possível receber o diploma, que é gerado automaticamente após a conclusão e traz uma verificação de autenticidade.

Os temas abordados tratam sobre ferramentas de presença nas redes, vendas online e planejamento digital. De forma específica, o conteúdo inclui conceitos como o de persona, CRM, inbound marketing, landing pages e jornada do consumidor. Tudo isso será ministrado por especialistas e com a possibilidade de integrar um espaço de interação e troca de experiências com outros profissionais que estão acompanhando o curso.

Up Digital ensina sobre fundamentos do marketing — Foto: Divulgação/Sebrae

2. Fundamentos do Marketing

O curso de fundamentos do marketing da FGV oferece conteúdos para um público amplo, como estudantes do ensino médio e superior, até professores e outros profissionais que almejam ter acesso aos conceitos básicos da área. A carga horária é de cinco horas e ao final da jornada de estudos é possível gerar uma declaração de participação.

O cronograma do curso dispõe de quatro unidades: introdução ao marketing, escopo de marketing, marketing nas empresas e ambientes de marketing. As aulas são indicadas para quem ainda não teve contato com o assunto de forma aprofundada, já que trazem conceitos usados na área e trabalham o desenvolvimento de habilidades para analisar iniciativas que estão em curso no cotidiano.

FGV traz cursos sobre marketing com conteúdos desde o fundamento até atividades práticas — Foto: Divulgação/FGV

3. Introdução ao Marketing para Empreendedores

A Endeavor disponibiliza um curso gratuito de introdução ao marketing e seu público-alvo já é destacado no nome: empreendedores. São quatro horas e meia de videoaulas com método totalmente online e conteúdo dividido em cinco etapas. A ideia é alcançar pessoas que estão na fase inicial dos negócios e que nunca tiveram contato com o tema.

Os módulos ensinam, em um primeiro momento, o que é uma estratégia de marketing, depois como posicionar uma marca no mercado e as ferramentas necessárias para isso. Os dois últimos temas do curso são voltados para a produção efetiva, com dicas de primeiros passos para divulgar a marca e atividades com cases reais sobre o assunto.

Curso de introdução ao marketing é destinado para iniciantes nos negócios — Foto: Divulgação/Endeavor

4. Marketing digital para o empreendedor

O curso do Sebrae destinado para empreendedores contempla a categoria de micro e pequenas empresas, artesãos e aspirantes ao ramo dos negócios. Totalmente online, o conteúdo é exposto em duas horas, mas pode ser consumido em até 15 dias. Assim como outras opções disponibilizadas pelo Sebrae, este curso oferece um diploma ao final de todas as aulas assistidas.

Diferente do primeiro curso da instituição destacado na lista, esta opção oferece uma programação mais específica, voltada para construir e monitorar estratégias de marketing aprendidas nos vídeos. Os ramos de venda, marketing, métricas e estratégias são mostrados de forma dinâmica, sempre com sugestões para que o empreendedor insira nos seus negócios, de modo a atingir um público segmentado com custos de campanha reduzidos.

Sebrae oferece certificados digitais ao final dos cursos — Foto: Divulgação/Sebrae

5. A internet e os negócios

O curso da FGV sobre internet e negócios é destinado para estudantes de ensino médio, superior, profissionais de marketing, entre outros. Ele contempla as principais diretrizes que orientam o fluxo organizacional dentro do marketing, ou seja, detalhes sobre dados, tráfego e estratégias nesse nicho. Para isso, são oferecidas quatro unidades abordadas ao longo de cinco horas de duração.

Os quatro módulos contemplam os seguintes tópicos: rumo ao digital; lógica, algoritmo e linguagem de programação; interatividade e convergência; e, por fim, o surgimento e desenvolvimento da internet. Toda a base promete ser suficiente para compreender questões sobre interatividade e convergência, além de inserir noções de linguagem de programação.

Curso da FGV ensina sobre algoritmos e linguagem de programação — Foto: Divulgação/Unsplash

6. Ganhe mercado com o plano de marketing

Entre as várias opções do Sebrae, o curso "Ganhe mercado com o plano de marketing" oferece ferramentas para pequenos e microempreendedores que buscam compreender seu público e encontrar estratégias específicas para contemplar um determinado segmento. São três horas de aula com até 15 dias para concluir e direito ao certificado no final da jornada.

De modo geral, o curso orienta como traçar o perfil dos consumidores, fornecedores e até mesmo dos concorrentes, de modo a ter informações suficientes para criar ações assertivas na hora de conquistar os clientes.

Curso do Sebrae ensina em quatro módulos como fazer um planejamento de marketing — Foto: Divulgação/Sebrae

Os cinco módulos oferecidos se organizam entre marketing e mercado, seguidos por outras quatro etapas para a elaboração do plano de marketing. Na fase seguinte, é possível aprender sobre os fundamentos e, logo em seguida, tem-se o contato com atividades concretas de implementação, avaliação e controle de tudo o que foi planejado.

Com informações de Sebrae (1/2/3), FGV (1/2) e Endeavor

Apresentação do novo fórum TechTudo

Apresentação do novo fórum TechTudo

Mais do TechTudo