Utilitários
Publicidade

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O Google tem diversos aplicativos que ainda são pouco conhecidos, mas que podem fazer diferença no dia a dia dos usuários. Disponíveis para Android e iPhone (iOS), as ferramentas são úteis para o aprendizado de novos idiomas ou, ainda, para relembrar conteúdos estudados no ensino médio, por exemplo. Além disso, alguns apps também prometem simplificar atividades da rotina, já que podem facilitar pagamentos e organizar as principais notícias do dia.

Na lista abaixo, o TechTudo reuniu nove aplicativos do Google que são pouco conhecidos ou pouco explorados por usuários. Confira, a seguir, como as ferramentas funcionam e como elas podem ser úteis, seja para identificar novas espécies de plantas ou para aprender uma nova linguagem de programação.

Google: conheça nove aplicativos pouco explorados por usuários — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Erro de download na Play Store? Veja soluções no Fórum do TechTudo.

1. PhotoScan

Com o PhotoScan, é possível digitalizar fotos impressas para salvá-las em backup no Google Fotos. Assim, você pode guardar fotos antigas para não correr o risco de perdê-las, por exemplo. O app, que está disponível apenas para Android, possui fácil usabilidade.

Google PhotoScan permite girar foto e ajustar área capturada com a câmera do celular — Foto: Reprodução/Elson de Souza

Para escanear as imagens, basta capturar uma foto e mover o celular sobre alguns pontos estratégicos que são posicionados virtualmente sobre a foto. A imagem, então, é processada pelo app, que detecta as bordas e remove os reflexos da foto.

2. Google Pay

O Google Pay é a carteira virtual do Google. Pelo app, usuários podem cadastrar cartões de crédito e débito, além de cartões fidelidade e vales-presente. É possível também cadastrar cartões usados para pagar transporte público, como os de ônibus e metrô.

Google Pay: carteira virtual do Google permite cadastrar múltiplas formas de pagamento — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

Com uma forma de pagamento cadastrada, é possível efetuar compras por aproximação, usando apenas o celular – o que dispensa o uso de cartões físicos ou dinheiro, por exemplo. Para usar o recurso, no entanto, é necessário ter um celular compatível e verificar se o método de pagamento é aceito pela plataforma.

3. Google Lens

O Google Lens é uma ferramenta de reconhecimento de imagens. O app pode ser acessado a partir do Google Fotos, da câmera do smartphone ou através da Google Assistente no Android, e o serviço também tem app dedicado para iPhone (iOS).

Google Lens incorporado ao Google Go traduz palavras escritas em imagens — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Com o Lens, usuários podem apontar a câmera do celular para traduzir textos em tempo real, identificar objetos e buscar por produtos semelhantes. Além disso, é possível também checar lugares, pontos turísticos, espécies de plantas e animais e até mesmo resolver questões de matemática.

4. Files

Pelo Files, usuários podem checar o quanto de armazenamento interno está disponível no celular e também liberar espaço de memória a partir das sugestões enviadas pelo Google. O app funciona como um gerenciador de armazenamento e ainda permite compartilhar arquivos sem precisar de acesso à Internet. O Files tem interface simples e organiza mídias em pastas, como "Imagens", "Vídeos" e "Áudios", o que torna o uso do app ainda mais intuitivo.

Files do Google possui ferramenta para excluir arquivos duplicados e liberar espaço no Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

5. Read Along

O Read Along é um aplicativo voltado para o público infantil cuja proposta é ajudar crianças a aprender a ler a partir de atividades interativas. O app, que está disponível apenas para Android, pode ser acessado em nove idiomas diferentes e possui uma assistente virtual que auxilia os pequenos quando eles têm dificuldade na leitura.

App Read Along auxilia crianças no aprendizado da leitura e de novos idiomas — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Pelo aplicativo, é possível ler histórias infantis e acessar jogos que estimulam o aprendizado de novas palavras. Além disso, também é possível usar o Read Along para aprender outros idiomas.

6. Socratic

O Socratic pode auxiliar no aprendizado de diversos conteúdos, incluindo assuntos relacionados a matemática, ciências e história. Pelo app, que está disponível para Android e iPhone, usuários podem capturar imagens com o enunciado das questões para pesquisar por conteúdos similares, o que auxilia no estudo dos temas e no desenvolvimento das respostas.

App Socratic lê questões usando a câmera do celular — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Além disso, o app também traz cartões com resumos de temas como biologia, química, física, história, álgebra, geometria e trigonometria, o que também pode ser útil para relembrar conceitos já estudados.

7. Grasshopper

O Grasshopper é um aplicativo para quem quer aprender a programar. Pelo app, usuários têm acesso a uma série de jogos interativos que ensinam a escrever em JavaScript. Não é necessário ter experiência em programação para começar a praticar.

App Grasshopper ensina programação em linguagem JavaScript — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O programa ensina a programação a partir de níveis, e os conteúdos podem ser estudados tanto por iniciantes quanto por usuários com experiência que desejam manter suas habilidades atualizadas.

8. Arts & Culture

O Google Arts & Culture é uma plataforma mantida pelo Google em colaboração com diversos museus ao redor do mundo. Pelo app, é possível conhecer artistas e suas obras, visualizar coleções e exposições de centros culturais, explorar galerias e museus usando o Street View do Google e analisar construções e artefatos históricos com o modelo de visualização 3D em 360º.

Google Arts & Culture: app permite explorar museus, visualizar obras de arte e aprender sobre artistas e suas obras — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Além disso, também é possível conferir museus e exposições de arte próximas ao seu endereço, bem como traçar rotas no mapa. O Arts & Culture tem aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS).

9. Google Notícias

O Google Notícias é um agregador de notícias que organiza conteúdos que podem ser interessantes para o usuário. Na aba "Para você" é possível conferir uma espécie de resumo com as cinco principais notícias do momento. Em "Manchetes", usuários podem conferir categorias de assuntos, como "Brasil", "Mundo", "Negócios", "Ciência e tecnologia" e "Entretenimento", por exemplo.

App Google Notícias permite salvar conteúdos favoritos e assinar veículos — Foto: Reprodução/Isabela Cabral

Além disso, usuários também podem seguir temas, fontes e assuntos de interesse para ver mais notícias e reportagens no feed do Google Notícias. O app está disponível para Android e iPhone (iOS).

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Mais do TechTudo