Por Lucas Santos, para o TechTudo


O Google Chrome oferece extensões que ajudam a economizar nas compras pela internet. Os consumidores podem encontrar cupons de desconto, comparadores de preço e também ferramentas que alertam sobre a queda no valor de algum produto.

Os programas podem ser instalados pela loja do navegador do Google e o uso é intuitivo e automático. Para auxiliar os compradores, o TechTudo separou quatro extensões para ajudar a pagar menos nas compras online. Confira a seguir as opções em destaque.

Lista reúne extensões que comparam preços de produtos e geram cupons de desconto para usar em lojas virtuais — Foto: Lucas Santos/TechTudo

1. Honey

O Honey é uma extensão que oferece aos consumidores cupons em diversas lojas online. Outro destaque da plataforma é a possibilidade de ganhar pontos ao comprar e, assim, participar de um programa de recompensas, sendo possível trocá-los por vales-presente para comprar em lojas virtuais.

Após acessar a página do Honey na loja online do Google Chrome, basta selecionar a opção "Usar no Chrome". Uma nova página será aberta onde é necessário criar uma conta para utilizar a plataforma. Feito isso, basta clicar na aba de extensões do navegador para encontrar o Honey.

Os descontos do Honey ficam disponíveis quando o ícone da extensão muda para a cor laranja ao entrar em alguma loja parceira. Caso o ícone esteja na cor cinza quando o consumidor estiver em uma loja virtual, significa que não há descontos disponíveis.

Honey oferece cupons em diversas lojas virtuais no Brasil — Foto: Reprodução/Lucas Santos

2. Chrome Currency Converter

Os consumidores que precisam de um conversor de moedas podem contar com a extensão Chrome Currency Converter para realizar os cálculos de maneira mais prática do que pesquisar a cotação do dia. A plataforma tem suporte para 160 diferentes tipos de moedas.

O Chrome Currency Converter também possui a opção de converter automaticamente preços de lojas virtuais do exterior. Basta alterar a configuração para a moeda de sua preferência e a extensão conseguirá realizar a conversão. É possível, por exemplo, ajustar para que a ferramenta converta valores em dólar para o real ao entrar em um site dos Estados Unidos. Assim, o usuário consegue perceber se o preço do produto está mais baixo ou mais alto do que o praticado pelo varejo do Brasil.

Chrome Currency Converter consegue converter valores automaticamente — Foto: Reprodução/Lucas Santos

3. Keepa

A extensão Keepa é uma opção que cria gráficos com históricos de preços e alertas de queda nos valores dos produtos selecionados na Amazon. O usuário consegue procurar no site da Keepa por itens que estão disponíveis na Amazon e, com isso, a extensão adiciona um gráfico com a variação de preço. É necessário criar um login na plataforma para utilizar os recursos oferecidos.

Os consumidores também podem criar uma lista de desejos no site da Keepa com os produtos favoritos. Ao configurar a extensão, é possível escolher notificações por Gmail, Telegram e web push. O usuário seleciona o tempo de rastreio, que pode variar de 2 semanas a até 10 anos, além de escolher o preço que deseja encontrar.

O Keep gera gráficos de produtos escolhidos pelos consumidores para serem acompanhados pela Amazon — Foto: Reprodução/Lucas Santos

4. Mais Barato PROTESTE

A extensão Mais Barato PROTESTE é uma opção que testa cupons e também compara preços de produtos na internet. Ao adicionar a extensão ao Chrome, as opções com os melhores preços em outros sites e vales-desconto aparecerão na parte superior do navegador em um pop-up.

Os cupons ofertados pelo Mais Barato PROTESTE podem ser aplicados diretamente na finalização da compra, já que as lojas virtuais indicam uma área específica para a aplicação dos códigos.

Mais Barato PROTESTE oferta o comparativo de melhores preços e cupons de descontos pelo pop-up — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Nintendo Switch: quatro fatos sobre o console para saber antes de comprar

Nintendo Switch: quatro fatos sobre o console para saber antes de comprar

Mais do TechTudo