Produtividade

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Há muitas extensões para Gmail que podem melhorar a produtividade e facilitar o dia a dia no trabalho, seja ajudando a manter o foco, permitindo criar listas de tarefas ou oferecendo modelos para planejar projetos. Alguns complementos incluem funcionalidades inexistentes no serviço de e-mail do Google, enquanto outros oferecem ferramentas que já existem, mas em uma interface mais intuitiva para o usuário.

Na lista abaixo, o TechTudo reuniu seis extensões para Gmail disponíveis para baixar de graça na Chrome Web Store. Elas devem ser instaladas na versão web do Chrome e funcionam no Gmail aberto no navegador. Conheça os recursos dos plugins e entenda como eles podem facilitar seu dia a dia de trabalho.

Seis extensões para Gmail que vão facilitar o seu trabalho no dia a dia — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Como saber se meu Gmail foi hackeado? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

1. RightInbox

O RightInbox (chrome.google.com/webstore/detail/rightinbox-email-reminder/mflnemhkomgploogccdmcloekbloobgb) adiciona uma barra de ferramentas extra na janela de composição de e-mail. Localizada na parte inferior da tela, a barra possui seis botões. O primeiro deles, "Send Later", permite definir um horário específico para que a mensagem seja enviada.

RightInbox: extensão para Gmail adiciona ferramentas extras à janela de composição do e-mail — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Os outros botões abrigam os seguintes recursos: rastreamento de links; sincronização de e-mails com ferramentas de CRM (Customer Relationship Management); adição de notas e lembretes; e agendamento de e-mails recorrentes. Esta última função é exclusiva para o plano pago, que inclui funções como pesquisa de GIFs e criar múltiplas assinaturas na conta do Gmail.

2. Todoist

O Todoist (chrome.google.com/webstore/detail/todoist-for-gmail/clgenfnodoocmhnlnpknojdbjjnmecff) é uma extensão para criar listas de tarefas dentro do Gmail. Seu principal objetivo é permitir planejar o dia a dia e deixar a programação aberta na tela do servidor de e-mail, de maneira que a pessoa não esqueça o que precisa fazer. A ferramenta ainda possui um medidor de desempenho que mostra ao usuário quantas tarefas ele está conseguindo finalizar a cada dia.

Todoist permite criar listas de tarefas e monitorar produtividade dentro do Gmail — Foto: Reprodução/Raquel Freire

A plataforma gratuita conta com modelos para facilitar a organização de certas tarefas, como acompanhar projetos e metas, fazer um cronograma de reunião ou mesmo aprender um novo idioma. Alguns recursos, como os lembretes, estão disponíveis apenas nos planos Pro e Business, ambos pagos.

3. Grammarly

Grammarly (chrome.google.com/webstore/detail/grammarly-for-chrome/kbfnbcaeplbcioakkpcpgfkobkghlhen) é uma extensão para quem precisa escrever em inglês. Ela adiciona um poderoso corretor gramatical e ortográfico ao Gmail, com opções para inglês americano, canadense ou britânico.

Grammarly é um corretor ortográfico e gramatical de inglês para o Gmail — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Uma vez instalado, o Grammarly verifica a grafia em tempo real, destacando palavras ou expressões erradas. Basta o usuário clicar sobre elas e selecionar uma das correções sugeridas pela ferramenta. A versão paga do plugin inclui ferramentas como análise da clareza de sentenças, melhoria do vocabulário e de checagem de plágio, entre outras.

4. Inbox When Ready

O Inbox When Ready (chrome.google.com/webstore/detail/inbox-when-ready-for-gmai/cdedhgmbfjhobfnphaoihdfmnjidcpim) é uma extensão que oculta a caixa de entrada do Gmail. O objetivo é aumentar o foco do usuário, permitindo com que ele verifique as novas mensagens com frequência razoável.

Extensão Inbox When Ready esconde a caixa de entrada do Gmail para aumentar a produtividade — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Esse modo de funcionamento é ativado por padrão quando o complemento é instalado, mas o usuário pode alterar essa característica nas configurações. O plugin também permite ajustar outras definições, como como o tempo em que a caixa de entrada será ocultada novamente, definir o tempo limite em que o Inbox é exibido por dia ou escolher um horário específico para a caixa de entrada ficar inacessível.

5. Clearbit Connect

O Clearbit Connect (chrome.google.com/webstore/detail/clearbit-connect-supercha/pmnhcgfcafcnkbengdcanjablaabjplo) é um banco de dados de empresas e funcionários do mundo todo. Com a extensão para Gmail, você pode pesquisar por uma companhia e encontrar seus colaboradores, obtendo dados como e-mail, cidade onde mora e perfil no LinkedIn, diretamente do servidor de e-mail.

A ferramenta conta com filtros de busca por cargo e por nível. É possível, por exemplo, localizar diretores da área de TI ou gerentes de finanças. O plano gratuito dá direito a 100 buscas por mês, limite que pode ser aumentado convidando novos usuários.

Clearbit Connect: extensão permite buscar informações de profissionais do mundo todo no Gmail — Foto: Reprodução/Raquel Freire

6. Gmail Reverse Conversation

O Gmail Reverse Conversation (chrome.google.com/webstore/detail/gmail-reverse-conversatio/kfgepjmmgamniaefbjlbacahkjjnjoaa) muda a exibição das mensagens agrupadas no Gmail, colocando as mais novas no topo. Essa simples funcionalidade evita perder novas mensagens, algo especialmente importante para os e-mail de trabalho.

Gmail Reverse Conversation coloca mensagens mais nova no topo de exibição do Gmail — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Com informações de Inbox When Ready

Veja também: Como usar o Gmail offline

Como usar o Gmail offline na nova versão do e-mail

Como usar o Gmail offline na nova versão do e-mail

Mais do TechTudo