Transporte

Por Marcela Franco, para o TechTudo


Uber Prioridade é a nova modalidade do aplicativo de transporte Uber, disponível para Android e iPhone (iOS). A categoria permite que usuários tenham preferência na fila de espera por motoristas e, desse modo, consigam embarcar antes de outros passageiros. O recurso pode ser uma boa opção para quem está com pressa para chegar ao destino. Vale lembrar que, para "furar fila", é preciso desembolsar cerca de 20% a mais em relação aos preços das viagens com a modalidade UberX. A novidade chega em um momento em que usuários têm relatado aumento no tempo de espera por corridas.

De acordo com a empresa de transporte, a iniciativa busca oferecer mais uma oportunidade para os motoristas parceiros lucrarem com a plataforma e também traz possibilidade de os passageiros acharem motoristas em menos tempo. A seguir, saiba tudo sobre a nova modalidade na lista de perguntas e respostas que o TechTudo preparou sobre o Uber Prioridade.

Uber Prioridade: nova modalidade do app de transporte tem como proposta diminuir o tempo de espera por corridas — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Uber aceita cachorro no carro para viagem? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

1. O que é o Uber prioridade?

Uber Prioridade é uma categoria de corrida do Uber que visa minimizar o tempo de embarque dos passageiros. A modalidade funciona no esquema "fura fila" – ou seja, usuários que optarem por viajar usando a nova funcionalidade são atendidos com prioridade. Assim como para os passageiros, a categoria também é opcional para os condutores. Isso significa que os parceiros têm liberdade em aceitar ou recusar corridas na modalidade em questão.

A Uber acredita que a maior flexibilização das medidas de restrição contra o novo coronavirus aumentará a quantidade de solicitações de viagens pela plataforma. Assim, o lançamento da nova modalidade chega justamente para não sobrecarregar os embarques. A expectativa da empresa é de que os motoristas atendam aos pedidos de viagens com mais frequência, já que os ganhos são maiores no Uber Prioridade.

Uber Prioridade é a nova modalide de corrida disponível do app Uber — Foto: Divulgação/Uber

2. Quem pode pedir nessa nova modalidade e por qual meio?

A nova funcionalidade é exibida no aplicativo abaixo da categoria do UberX. A modalidade aparece na tela após o usuário digitar a localização atual e o destino do percurso. Todos os usuários podem viajar usando a modalidade, contanto que o passageiro esteja localizado em áreas de cobertura do Uber Prioridade.

Para solicitar corridas na categoria, basta acessar o app Uber e, em “Para onde?”, digitar o endereço de destino. Depois, escolha a opção "Prioridade" e confirme a ação. De acordo com a empresa de transporte, a Uber Prioridade segue os mesmos padrões de qualidade e de segurança de todas as modalidades de viagens da plataforma.

Categoria Uber Prioridade é exibida junto a outras modalidades de corrida no app — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

3. Funciona em todo o Brasil?

O Uber Prioridade é um novo produto do aplicativo de transporte. Até a publicação desta matéria, o serviço está disponível em Campinas, Curitiba e Belém. Além disso, o novo recurso funciona apenas em áreas centrais das cidades. A Uber não informou se pretende entender os serviços para outros municípios, mas a expectativa é de que a modalidade chegue a mais cidades brasileiras em breve.

Uber-home — Foto: Divulgação/Unsplash (by Charles Deluvio)

4. Tem horário específico?

A Uber informou que não há um horário de funcionamento específico para o Uber Prioridade. A categoria segue a dinâmica de movimentação da cidade. Como a proposta do novo produto é diminuir o tempo de espera para os passageiros embarcarem, a modalidade deve funcionar principalmente em horários de pico ou quando a demanda por corridas aumentar.

5. Uber prioridade é mais caro?

Em comunicado, a empresa de transporte afirmou que as viagens com a Uber Prioridade são um pouco mais caras do que as do UberX, mas não chegou a informar a porcentagem específica. Em teste feito pelo TechTudo, uma corrida que sairia por R$ 8,53 na modalidade UberX ficou por R$ 10,09 na nova categoria, o que significa um aumento de quase 20% sobre o valor da corrida.

Com informações de Uber e Auto Esporte

Uber: saiba a diferença entre UberBlack, X e POOL

Uber: saiba a diferença entre UberBlack, X e POOL

Mais do TechTudo