Sistemas operacionais

Por Clara Fabro, para o TechTudo


Algumas configurações do Android podem melhorar a usabilidade do seu celular. Ações como remover bloatwares (aqueles aplicativos que vêm pré-instalados de fábrica no celular) podem ser o suficiente para evitar travamentos constantes no dispositivo. Além disso, desativar alguns recursos, como a vibração ao receber notificações, pode inclusive aumentar a vida útil da bateria.

Na lista a seguir, o TechTudo reuniu cinco ajustes simples para Android que podem trazer diversos benefícios ao smartphone. Confira como desativar apps pré-instalados de fábrica para evitar congelamentos e engasgos do sistema, como ativar o histórico de notificações para ver quais apps mais enviam alertas durante o dia e, ainda, como modificar os aplicativos padrão do celular.

Android: lista reúne cinco ajustes para aprimorar usabilidade do celular; confira — Foto: Luciana Maline/TechTudo

1. Desativar apps pré-instalados que são bloatware

Bloatwares são os aplicativos que vêm pré-instalados de fábrica no celular e que normalmente são pouco úteis, mas acabam usando parte da memória RAM e do armazenamento interno do dispositivo, "inflando" o sistema de forma desnecessária. Não é possível desinstalar bloatwares de forma nativa no Android.

No entanto, os usuários podem desativar as funções dos aplicativos pré-instalados de fábrica para deixá-los "pausados", o que pode interromper o seu uso da memória do sistema. Para isso, acesse as configurações do celular e toque sobre "Apps e notificações". Em seguida, toque sobre "Ver todos os apps" e selecione um dos bloatwares do dispositivo. Na próxima tela, selecione "Desativar" para pausar o app.

Apps pré-instalados de fábrica no Android podem ser desativados para usar menos recursos do sistema — Foto: Reprodução/Clara Fabro

2. Ativar o histórico de notificações

Ativar o histórico de notificações no Android pode ser útil para checar todos os alertas que chegam no celular. A função só é capaz de salvar os registros quando ativada e reúne todas as notificações recebidas em um único lugar. Por lá, usuários podem recuperar os avisos que foram dispensados sem querer e também checar quais apps enviam mais alertas. Desse modo, é possível selecionar o app para desativar as notificações, por exemplo.

Para acessar o recurso, o passo a passo é bem simples: vá até as configurações do celular e toque em "Apps e notificações". Depois, toque sobre "Notificações" e em "Histórico de notificações". Para habilitar o recurso, basta virar a chave ao lado de "Usar histórico de notificações".

Habilitando a chave ao lado de "Usar histórico de notificações" para ativar a listagem com os alertas dispensados recentemente — Foto: Reprodução/Clara Fabro

3. Selecionar aplicativos padrão no celular

O Android permite selecionar aplicativos padrão no celular ao realizar algumas tarefas. Se você selecionar um link de um vídeo do YouTube, por exemplo, pode escolher abri-lo pelo app ou pelo navegador. O app padrão pode ser modificado, o que é bastante útil caso você tenha escolhido o aplicativo errado para executar a ação.

Para isso, vá até as configurações do dispositivo e toque sobre "Apps e notificações". Em seguida, toque em "Avançado" e selecione "Apps padrão". Por lá, você pode conferir e modificar o aplicativo padrão definido para o navegador, mensagens e identificador de chamadas, por exemplo.

Os aplicativos padrão podem ser modificados no Android — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Desativar vibrações do celular

Uma dica que pode ajudar a aumentar a vida útil da bateria do celular é desabilitar a vibração no dispositivo. A vibração ao digitar e ao receber chamadas e notificações vem ativada por padrão no celular, mas pode consumir a bateria do smartphone de forma desnecessária. Por isso, desativá-la nas configurações do smartphone pode ser uma solução simples e prática de consumir menos recursos do celular.

Para isso, acesse as configurações do dispositivo e toque sobre "Som". Na tela seguinte, toque sobre "Vibrar ao receber chamadas" e selecione a opção "Nunca vibrar". Em seguida, retorne à página anterior e selecione "Avançado". Deslize a tela para baixo e, na aba "Outros sons e vibração", desative a chave ao lado de "Vibrar ao tocar na tela".

Desativar a vibração do dispositivo pode aumentar a vida útil da bateria — Foto: Reprodução/Clara Fabro

5. Liberar armazenamento no celular

Uma outra dica que pode ajudar a aumentar a memória do celular é liberar o armazenamento com ferramentas disponibilizadas pelo próprio aparelho. Um exemplo é o Files do Google, que envia notificações com sugestões para remover arquivos duplicados, memes, capturas de telas antigas, fotos desfocadas e apps pouco utilizados, por exemplo.

Para liberar espaço com o Files, basta abrir o app e tocar sobre a aba "Liberar memória". Ao deslizar a tela, você pode conferir diferentes sugestões automáticas que são enviadas pelo Google. Para excluir as mídias, basta tocar sobre "Selecionar arquivos" e indicar quais devem ir para a lixeira. Além disso, vale lembrar que existem apps com a mesma proposta que são oferecidos por outras fabricantes, como o Assistência de Aparelho no Samsung.

Files Google deixa liberar espaço no celular — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Com informações de Digit, CNet, Lifewire, ExtremeTech e Tom'sGuide

Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android

Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android

Mais do TechTudo