Redes sociais

Por Clara Fabro, para o TechTudo


Identificar perfis falsos no Facebook é possível com algumas dicas simples. Atualmente, estima-se que a rede social tenha mais de 50 milhões de contas fake. Elas podem representar uma série de potenciais riscos, como golpes financeiros aplicados por pessoas mal intencionadas. Há ainda quem utilize perfil fake para fingir amizade e obter informações pessoais suas para vendê-las online, além de outros perigos. Por isso, nas linhas seguintes, confira cinco dicas para identificar perfis falsos no Facebook.

Como descobrir perfil fake no Facebook? Lista traz cinco dicas de como identificar contas falsas — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Facebook hackeado: como trocar a senha? Veja no Fórum do TechTudo.

1. Pesquisar a foto de perfil no Google Imagens

O Google Imagens pode ser seu aliado caso você suspeite que um perfil seja fake no Facebook. Pesquisar o nome do contato e as imagens utilizadas por ele no buscador pode ser uma tarefa importante para descobrir mais informações sobre o usuário.

É possível que você encontre mais perfis do contato em outras redes sociais. Assim, você também pode usar o Google para descobrir conta do Twitter, Instagram ou LinkedIn do contato, por exemplo. Além disso, com a pesquisa por imagem, você pode descobrir quem é o autor daquela foto e se ela é utilizada por outras pessoas também.

2. Ver o número de amigos

Checar o número de amigos que o usuário mantém na rede social também é uma dica importante, já que contas falsas costumam ter poucos ou nenhum contato em sua lista. Você também pode procurar por amigos em comum com o perfil.

Se, por acaso, você reconhecer alguém da lista de amigos, entre em contato com essa pessoa antes de aceitar o pedido de amizade. Lembre-se de perguntar de onde o seu amigo conhece o perfil suspeito e se eles já se encontraram pessoalmente.

Confira a lista de contatos do perfil suspeito e veja se há amigos em comum — Foto: Luciana Maline/TechTudo

3. Verificar as publicações da conta

Perfis criados recentemente e com poucas publicações na linha do tempo também merecem atenção. É comum que as contas falsas façam posts em seus perfis e curtam páginas no Facebook para tentar dar mais credibilidade à conta. Mesmo assim, as poucas atividades e o pequeno número de posts na linha do tempo podem ser um indicativo importante na hora de descobrir um perfil falso. Por isso, atente a esse ponto antes de se comunicar com perfis desconhecidos no Facebook.

4. Conferir todas as fotos no perfil

Outra dica importante consiste em checar as fotos publicadas pelo perfil na rede social. Desconfie se as imagens parecerem muito produzidas, como se tivessem sido tiradas da Internet, e busque por outras fotos que tenham sido capturadas em grupos de amigos. Se o perfil não tiver muitas fotos e as imagens forem apenas de selfies ou fotos individuais, esse é mais um indicativo que pode apontar que a conta, na verdade, se trata de um perfil fake.

Verifique as imagens publicadas pelo contato no Facebook e suspeite se as fotos forem apenas selfies — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

5. Procurar a pessoa no Instagram

Outro ponto que pode ser útil na hora de descobrir se uma conta no Facebook é falsa é procurar o contato suspeito em outra rede social. Você pode pesquisar o nome do usuário no Instagram, por exemplo, para ver se ele de fato existe. Por lá, vale ainda comparar o número de seguidores do perfil com o número de contas que o usuário segue.

Se houver uma discrepância muito grande entre os números, suspeite do perfil. Isso porque pode ser que a conta no Instagram também seja falsa. Além disso, também vale dar uma olhada na quantidade de publicações feitas pelo usuário, já que perfis falsos não costumam ter um número elevado de posts na rede.

Como denunciar um perfil fake no Facebook?

Se você identificou algum perfil falso no Facebook, é importante denunciá-lo. Para isso, basta acessar o perfil suspeito e tocar sobre o menu simbolizado pelos "três pontinhos", posicionado ao lado de "Mensagem". Em seguida, toque sobre "Obter apoio ou denunciar perfil". Na tela seguinte, selecione "Conta falsa" e finalize a denúncia em "Enviar".

Denunciando uma conta falsa no facebook — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Com informações de SuncityAdvising e McAfee

5 coisas que seus amigos do Facebook sabem de você e como se proteger

5 coisas que seus amigos do Facebook sabem de você e como se proteger

Mais do TechTudo