Redes sociais

Por Clara Fabro, para o TechTudo


É possível melhorar a qualidade dos seus posts no WhatsApp Status com algumas dicas. Ações simples como publicar fotos e vídeos com boa resolução, fazer boomerangs divertidos ou ainda participar de jogos e desafios "Isso ou aquilo" podem deixar os Status ainda mais atraentes e gerar mais engajamento no WhatsApp.

Pensando nisso, o TechTudo reuniu alguns truques que podem aprimorar o uso dos posts efêmeros do mensageiro. Vale dizer que as dicas a seguir servem tanto para quem tem Android quanto para usuários de iPhone (iOS).

WhatsApp Status: lista traz seis dicas de como melhorar posts efêmeros no mensageiro — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

Celular para idoso com WhatsApp: qual é o melhor? Confira opções no Fórum do TechTudo.

1. Fazer boomerang

O WhatsApp não permite criar boomerangs de forma nativa, mas é possível postar os vídeos curtos e repetitivos no mensageiro utilizando um truque bem simples. Para isso, você deve abrir o Instagram e gravar o boomerang por lá. Antes de postar o conteúdo nos seus Stories, toque sobre o ícone de download no menu de opções que aparecerá no topo da tela e salve o vídeo na galeria do celular. Agora, abra o WhatsApp e faça o upload do clipe salvo. Dessa forma, você pode gravar e publicar boomerangs nos Status.

Gravando e salvando um boomerang no Instagram — Foto: Reprodução/Beatriz Maxima

2. Postar imagens de qualidade

O WhatsApp Status comprime os arquivos de mídia por padrão, o que pode reduzir a qualidade das imagens publicadas na ferramenta. No entanto, é possível evitar a compressão das mídias com alguns passos. Uma dica para fugir da baixa resolução dos posts consiste em enviar o conteúdo como anexo para um contato para, depois, compartilhá-lo na função Status. Enviando a mídia como um arquivo em anexo, você burla a compressão das imagens, e a foto mantém uma qualidade melhor.

Outra opção é usar apps que prometem manter a resolução original das mídias. O Venlow, por exemplo, é capaz de comprimir o arquivo, mas sem mudar suas características de definição. Já o InShot conta com um recurso de compressão que pode reduzir o tamanho do clipe, mas sem alterar a definição da imagem.

Enviar a imagem em anexo e compartilhá-la nos Status do WhatsApp pode evitar a compressão da foto — Foto: Reprodução/Clara Fabro

3. Colocar figurinhas no Status

É possível adicionar figurinhas às suas fotos e vídeos para enfeitar os posts no WhatsApp Status. Com o recurso, você pode acrescentar os adesivos que foram salvos a partir dos chats do mensageiro, reposicionando-os na tela e modificando o seu tamanho original.

Para isso, crie um novo post na função Status e toque sobre o ícone de emoji localizado no canto superior da tela. Na aba "Figurinhas", você pode conferir todos os stickers salvos no mensageiro e, para adicioná-los à publicação, basta tocar sobre eles.

Adicionando uma figurinha do WhatsApp ao Status — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

4. Fazer brincadeiras e interações

O WhatsApp Status também pode ser usado para interagir com amigos por meio de jogos e brincadeiras. Há diversos modelos de templates com desafios "Isso x Aquilo", em que o usuário deve indicar suas preferências — que podem ser relacionadas a séries da Netflix, comidas favoritas e personagens de filme prediletos, por exemplo.

Para participar de um dos jogos, basta tirar um print do template desejado e usar as ferramentas de edição do WhatsApp para marcar suas respostas.

5. Publicar vídeos com mais de 30 segundos

É possível postar vídeos com duração superior a 30 segundos nos Status do WhatsApp. Para isso, é necessário usar o app Video Splitter, que faz o recorte do clipe em partes de 30 segundos, respeitando os limites de tempo impostos pelo mensageiro. Dessa forma, é possível publicar o clipe em sequência para que os contatos possam assistir o vídeo completo, sem interrupções.

O programa é bem fácil de usar e, para cortar o clipe, basta tocar sobre "Clipe dividido" na tela inicial do app. Em seguida, você deve selecionar o vídeo e tocar sobre o ícone "WhatsApp Split". Na próxima tela você poderá conferir as partes do clipe e, para postá-lo nos Status, basta tocar sobre "Feito" e compartilhar o vídeo.

Video Splitter: selecione o vídeo na galeria do celular para cortar o clipe em partes de 30 segundos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

6. Fazer posts com música

Outra dica que pode deixar os seus vídeos nos Status mais atraentes é adicionar músicas à publicação. Apesar do recurso não oferecer um sticker nativo para acrescentar sons — como acontece no Instagram, por exemplo —, é possível gravar clipes com músicas com um truque simples.

Você pode adicionar a canção utilizando um app de edição como o CapCut. Além disso, pode também gravar um vídeo e colocar uma música de fundo para tocar no celular enquanto captura as imagens.

Adicionando um áudio no clipe no aplicativo CapCut — Foto: Reprodução/Beatriz Maxima

5 funções do WhatsApp que ajudam a economizar a memória do celular

5 funções do WhatsApp que ajudam a economizar a memória do celular

Mais do TechTudo