Produtividade

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Aplicativos para ler notícia no celular facilitam muito na hora de se manter atualizado. Apps agregadores de artigos jornalísticos dão acesso a diversas fontes de informação em um só lugar, sem precisar abrir o navegador mobile e entrar em um site de cada vez. Desse modo, esses apps economizam tempo e ampliam as opções de fontes de informação.

A lista a seguir reúne quatro apps agregadores de notícia disponíveis para Android e iPhone (iOS). Todos são gratuitos, embora algumas opções, como o Feedly, tenham também versões premium. Conheça as características de cada um e veja qual é o melhor app de notícias para você se manter informado no celular.

Conheça 4 apps agregador de notícias para iPhone e Android — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Como pesquisar no Feedly por assunto? Confira soluções no Fórum do TechTudo.

1. Google Notícias

O Google Notícias usa inteligência artificial agrupar os assuntos de acordo com as pessoas, lugares, coisas e palavras-chaves utilizadas nas reportagens. Abaixo de cada um desses grupos, há um botão "Cobertura completa desta matéria". Basta tocar nele para visualizar todas as reportagens veiculadas sobre o tema, em ordem cronológica. Dessa forma, é possível saber o desenrolar dos assuntos a partir de diferentes mídias.

Outra forma de o app organizar os artigos é por categorias, como negócios, esportes e ciência e tecnologia. Elas estão acessíveis por meio da aba "Manchetes". O usuário também pode seguir assuntos, fontes de notícia e locais, além de salvar matérias para ler mais tarde. A plataforma, que até 2018 era chamada de Google Play Banca, está disponível para Android e iOS.

Google Notícias usa inteligência artificial para agregar conteúdos — Foto: Reprodução/TechTudo

2. Feedly

O Feedly é um dos principais agregadores de notícias, contando com versões para iOS, Android e web. Ele reúne sites do mundo todo e permite agrupá-los por categorias criadas pelos próprios usuários. Dessa forma, é possível montar uma seção chamada "celular", por exemplo, e incluir todos os portais com matérias sobre o assunto. A plataforma está em inglês, mas, na aba de "adicionar conteúdo", é possível escolher "português" e navegar por categorias no nosso idioma.

Nas configurações, o usuário pode escolher o navegador, o modo de visualização e como fazer a rolagem pelo feed, entre outros aspectos de usabilidade. A versão gratuita tem limite de 100 fontes de notícias. Já o Feedly Pro tem mensalidade de US$ 8 (R$ 44), sem restrição e com com recursos extras, como adicionar anotações e filtrar artigos por popularidade. O serviço admite login com conta Google, Apple ou cadastro na própria plataforma.

Feedly, agregador de notícias do mundo todo, tem versões para iOS e Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. Flipboard

O Flipboard agrega conteúdos não apenas de portais de notícias, mas também de redes sociais. Com ele, é possível criar uma revista digital que reúne perfis no Twitter, canais no YouTube e sites jornalísticos, o que aumenta bastante o leque de formatos de informação. A interface, que está disponível toda em português, também remete às revistas físicas, exibindo uma animação que simula o ato de virar páginas.

Outra característica da plataforma é que ela própria assume aspectos de rede social, permitindo que os usuários sigam uns aos outros, curtam revistas e perfis e façam comentários em conteúdos. O Flipboard pode ser usado sem cadastro, mas há mais recursos ao acessar fazendo login (Google, Facebook, Twitter ou e-mail). Ele conta com versões para Android e iPhone, além do formato web.

Flipboard agrega conteúdos de portais e redes sociais — Foto: Reprodução/Raquel Freire

4. RSS Savvy

O RSS Savvy é um agregador disponível apenas para Android. O aplicativo traz um feed pré-configurado com seis categorias: principal, notícias do mundo, tecnologia, esportes, entretenimento e negócios (em tradução livre, pois o app está em inglês). Cada seção vem com sites já cadastrados, e o usuário pode adicionar e excluir portais, bem como incluir e excluir categorias inteiras.

Sua interface é mais simples que a dos concorrentes, contraponto razoável pelo fato de ele ser bem mais leve também. Os artigos podem ser salvos para serem lidos posteriormente ou compartilhados via Facebook, Twitter ou outras redes sociais.

RSS Savvy, agregador de notícias para Android, traz interface simples — Foto: Reprodução/Raquel Freire

4 apps que ajudam a criar conteúdo para as redes sociais

4 apps que ajudam a criar conteúdo para as redes sociais

Mais do TechTudo