Bancos digitais
Publicidade

Por Clara Fabro, para o TechTudo


Apps para pedir empréstimo podem ser uma boa opção para ajudar nas contas do mês. Utilizando aplicativos de bancos digitais disponíveis para Android e iPhone (iOS), é possível solicitar quantias de maneira rápida. Bancos como o Nubank, PicPay e Next oferecem diferentes opções de empréstimos. O PicPay permite ainda enviar uma proposta de empréstimo a um amigo, que pode aceitar a solicitação e lucrar com os juros praticados. Já o Next permite antecipar o 13º salário, por exemplo.

As condições para a disponibilização do saldo e a incidência das taxas e juros podem variar de acordo com as instituições, e as tarifas podem ainda ser personalizadas, variando de acordo com o perfil de cada usuário. Na lista a seguir, o TechTudo traz cinco opções de apps para solicitar empréstimo pelo smartphone.

Bancos digitais oferecem empréstimo no celular — Foto: Luana Antunes/TechTudo

1. PicPay

O PicPay oferece duas modalidades de empréstimo: o pessoal e o entre amigos. O empréstimo pessoal fica disponível apenas para clientes pré-aprovados e pode ser solicitado pela carteira do app. Já o empréstimo entre amigos consiste em enviar uma solicitação de empréstimo para um contato, que pode aceitar a proposta e lucrar com os juros do valor emprestado.

Para solicitar o empréstimo pessoal no PicPay, você deve ir até a carteira do app e selecionar a opção "Empréstimos". Em seguida, toque sobre "Empréstimo Pessoal" e, depois, em "Continuar". Ao realizar o pedido do empréstimo, a solicitação é avaliada pela companhia e, após a aprovação, o dinheiro é depositado na carteira do PicPay em até uma hora. A contratação do empréstimo já inclui taxas de juros e IOF, que são variáveis e podem ser consultados antes da confirmação da solicitação e também no contrato.

O PicPay oferece duas modalidades de empréstimo: o pessoal e o entre amigos — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

2. Nubank

Usuários do Nubank também podem solicitar empréstimos diretamente pelo aplicativo do banco digital. Para conferir se o acesso ao serviço foi liberado na NuConta, basta checar se o botão de atalho está disponível pelo app. Por lá, é possível conferir o limite máximo pré-aprovado para a solicitação do empréstimo, e o usuário também pode fazer uma simulação da solicitação. Assim, é possível checar as taxas de juros e indicar a quantidade de parcelas e as datas para o pagamento, por exemplo.

Se você concordar com os juros e taxas, pode enviar a solicitação de empréstimo. A partir daí, o Nubank analisa o pedido e, se ele for aprovado, o dinheiro fica disponível na conta na hora. As taxas de juros podem variar e, de acordo com a fintech, isso acontece porque essas tarifas são personalizadas e mudam de acordo com o perfil do usuário. As parcelas podem ser divididas em no máximo 24 meses, e o pagamento dos valores é realizado via de débito automático. Por isso, é necessário ter saldo disponível na conta no dia previsto para o pagamento das parcelas.

O empréstimo pessoal do Nubank pode ser parcelado em até 24 vezes, e o pagamento é realizado via débito automático — Foto: Marvin Costa/TechTudo

3. Neon

O Neon também oferece a funcionalidade de empréstimo pessoal para seus usuários, e a opção fica disponível a partir de uma aba, acessada pelo aplicativo do banco. Para solicitar o serviço, vá até a seção "Empréstimos" do app e indique a finalidade do empréstimo. Em seguida, selecione um valor para a solicitação e preencha as informações necessárias. Ao enviar a proposta de empréstimo, o Neon vai avaliar a solicitação e enviar uma resposta em até um dia útil.

Se o empréstimo for aprovado, o usuário deve aceitar a proposta enviada pelo banco em até cinco dias. Caso concorde com as condições, basta acessar novamente a aba "Empréstimos" e, depois, tocar em "Receber valor". O dinheiro ficará disponível na aba "Saldos" em alguns minutos. As taxas praticadas pelo Neon podem variar de acordo com os prazos e números de parcelas, mas começam em 2,96% ao mês.

A solicitação de empréstimo enviada ao Neon é respondida em forma de proposta, que pode ser aceita ou não pelo usuário — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

4. Banco Next

O Banco Next oferece três opções de crédito: crédito parcelado, empréstimo pessoal e antecipação do 13º salário. Todas as opções estão sujeitas à análise de crédito, e as condições também podem variar. O crédito pessoal, por exemplo, pode ser parcelado em até 72 meses, com a primeira parcela para 90 dias após a solicitação. O dinheiro fica disponível para o usuário na hora, e as taxas e juros aplicados são variáveis e podem ser verificados diretamente pelo app, no momento da contratação do serviço.

Já no empréstimo pessoal o usuário pode solicitar o valor que precisa e pagar as parcelas em até 48 meses. Nessa modalidade, o pagamento é realizado através do débito automático — portanto, é necessário ter saldo em conta no dia previsto para o pagamento. Além disso, quem recebe o salário direto na conta Next pode optar pelo adiantamento do 13º. Nessa opção, o usuário deverá pagar o valor antecipado em uma parcela única, em débito automático na conta-corrente. Para solicitar qualquer uma das opções de empréstimo, basta ir até o menu do app e tocar sobre "Crédito" ou, então, fazer a solicitação em caixas eletrônicos do Bradesco.

Banco Next oferece três opções de empréstimo: o crédito parcelado, o empréstimo pessoal e a antecipação do 13º salário — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

5. Mercado Pago

Quem tem conta no Mercado Pago também pode solicitar um empréstimo pessoal. Pelo aplicativo, usuários com limite pré-aprovado podem consultar as condições tocando na aba "Empréstimo", na página inicial do app, opção que fica localizada acima do saldo disponível em conta. Por lá, também é possível simular a solicitação do empréstimo, definindo o valor e o número de parcelas para o pagamento.

Se o usuário concordar com as condições, pode prosseguir com a solicitação. Na página de confirmação, é possível checar o valor que será recebido, em quantas parcelas será feito o pagamento e o total que deverá ser pago, já com o acréscimo de taxas e juros. Para concluir a solicitação, basta clicar em "Pegar Empréstimo". Segundo a companhia, as taxas aplicadas podem variar conforme o perfil de cada usuário.

As taxas praticadas pelo Mercado Pago são personalizadas, e podem variar dependendo do usuário — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Com informações de PicPay, Nubank, Neon, Next e Mercado Pago

Nubank, Inter, Neon e mais: saiba tudo sobre bancos digitais

Nubank, Inter, Neon e mais: saiba tudo sobre bancos digitais

Mais do TechTudo