Por Clara Fabro, para o TechTudo


Apps de limpeza para celular podem melhorar o desempenho de aparelhos Android. Disponíveis para download na Google Play Store, aplicativos como Norton Clean, Google Files e CCleaner permitem deletar mídias desnecessárias, desinstalar apps pouco utilizados, interromper aplicativos em segundo plano para liberar memória e até verificar programas suspeitos no celular. Os recursos otimizam o processo de limpeza, evitando que o usuário execute as ações manualmente.

Apesar de trazerem funções interessantes, alguns aplicativos para limpar celular exigem muito do sistema, o que pode causar travamentos e lentidão no aparelho. Por isso, o uso desse tipo de ferramenta requer alguns cuidados. Uma solução para evitar problemas futuros é excluir o programa logo após a utilização. Na lista abaixo, o TechTudo separou quatro apps para limpar o celular disponíveis para Android que podem ajudar a liberar memória do dispositivo.

Apps de limpeza para Android: veja 4 opções para otimizar o celular — Foto: Clara Fabro/TechTudo

Celular abre e fecha aplicativos sozinho: o que pode ser? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

1. Norton Clean

De fácil navegabilidade, o aplicativo Norton Clean pode ser baixado gratuitamente na Play Store e promete ser uma boa opção para remover arquivos indesejados do celular. O programa é capaz de fazer uma varredura dos arquivos dispensáveis no aparelho para otimizar o sistema. Para isso, porém, é necessário permitir que a plataforma acesse as mídias do dispositivo.

Norton Clean: app para limpar celular permite verificar arquivos indesejados para liberar espaço no Android — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Para checar se há mídias desnecessárias ocupando espaço de armazenamento no dispositivo, toque sobre o ícone de seta para atualizar. Pressionando o botão "Visualizar arquivos indesejados", é possível conferir o que está preenchendo a memória do Android. O Norton Clean também permite gerenciar aplicativos que você não usa mais, desinstalando-os diretamente pelo app.

2. Files do Google

O Google Files é mais um app para limpar celular que ajuda a otimizar o dispositivo e liberar espaço no smartphone. Na aba inferior do aplicativo, toque sobre "Liberar memória" para verificar as sugestões do programa. Por lá, é possível desinstalar apps pouco usados, excluir arquivos duplicados e deletar capturas de tela antigas.

Google Files: app de limpeza do celular permite checar arquivos e apps pouco utilizados para liberar memória — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Para isso, basta clicar sobre a pasta, selecionar as mídias desnecessárias e movê-las para a lixeira. Vale lembrar que itens enviados para o lixo podem ser resgatados em até 30 dias. Interessados em acessar lixeira e deletar todos os arquivos devem acessar o menu sanduíche no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, é preciso tocar sobre "Lixeira", marcar o círculo ao lado de "Todos os itens" e, depois, clicar em "Excluir".

3. CCleaner

O CCleaner é mais um aplicativo para limpar celular de fácil usabilidade. A plataforma permite verificar quanto de memória está sendo utilizada no aparelho e o quanto de espaço livre ainda está disponível. Para usar o app, toque sobre "Comece aqui" e conceda as permissões requeridas. Assim como o Norton Clean, o CCleaner também precisa de acesso às fotos, mídias e arquivos do dispositivo para procurar itens desnecessários que ocupam memória.

App CCleaner organiza apps e mídias em pastas separadas e dá dicas de como economizar espaço no celular — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Para limpar o dispositivo, basta tocar sobre "Limpeza rápida" e verificar os itens sugeridos pelo CCleaner. Na tela inicial, o app ainda traz as abas "Otimizar", "Dicas", "Mídia" e "Aplicativos". Em "Otimizar" você pode interromper os apps que estão em execução em segundo plano. Em "Mídia" é possível conferir quais fotos estão com qualidade ruim e podem ser excluídas. A pasta "Aplicativos" permite checar quais apps mais consomem recursos. Em "Dicas", por fim, o CCleaner mostra truques para economizar espaço no celular.

4. Droid Optimizer

O Droid Optimizer também pode ajudar a manter o celular limpo, otimizando o desempenho do dispositivo. A plataforma ajuda a liberar a memória do celular ao analisar os apps abertos em segundo plano. Para começar a usar o app, aceite as permissões requeridas e clique no botão azul na parte inferior da tela. O aplicativo possui cinco botões com ações na tela principal: "Limpar", "Automático", "App Manager", "Privacy Advisor" e "Toque Acelerar".

O Droid Optimizer possui uma aba chamada "Privacy Advisor" que permite checar apps suspeitos no celular — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Em "Limpar" é possível aplicar ações imediatas para melhorar o desempenho do celular, como limpar cache de apps e interromper programas rodando em segundo plano. O botão "Automático" permite agendar a limpeza automática do celular a cada hora ou durante a noite, por exemplo. Em "App Manager" você pode conferir permissões requeridas pelos apps e desinstalá-los. A função "Privacy Advisor" faz uma varredura em busca de apps suspeitos. Já o botão "Toque Acelerar" fecha apps em segundo plano para liberar memória.

Pronto. Esses são os apps de limpeza de celular. Agora que você já conhece quatro opções, pode escolher uma delas e começar a otimizar o desempenho do seu Android.

Veja também: Como usar o Cleaner for WhatsApp para limpar arquivos do aplicativo

Como usar o Cleaner for WhatsApp para limpar arquivos do aplicativo

Como usar o Cleaner for WhatsApp para limpar arquivos do aplicativo

Mais do TechTudo