Produtividade

Por Marcela Franco, para o TechTudo


Caracteres especiais são compostos por símbolos gráficos, sinais de acentuação, pontuação e matemáticos. Enquanto o ponto de interrogação, a vírgula e o acento agudo estão presentes em diversos textos digitados em computadores, há uma infinidade de símbolos que não aparecem no layout do teclado, mas podem ser acionados a partir de atalhos. Também é possível usar o mapa de caracteres do Windows para adicionar novos símbolos aos textos.

Caracteres de coração, carinha e flechas podem deixar descrição de perfis em redes sociais mais divertidas. O uso de símbolos como asterisco e jogo da velha, por sua vez, é indicado para reforçar a segurança de senhas. A seguir, entenda o que são caracteres especiais e conheça os atalhos no teclado para usá-los.

Mapa de caracteres do Windows: recurso ajuda a encontrar caracteres especiais — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Como remover atalhos no teclado do notebook? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

O que são caracteres especiais?

Caracteres especiais são representados por símbolos gráficos, matemáticos, sinais de pontuação, acentuação e, até mesmo, por um espaço. Ou seja, eles se diferem de números e letras. Marcas de parágrafo também integram o grupo, embora sejam nomeadas como caracteres de formatação. A junção de caracteres especiais também pode gerar emoticons, que configuram símbolos tradutores de emoções, como " ͠❛ ͜ʖ ͠❛ ".

Esses caracteres foram criados a partir de sistemas de representações, como o American Standard Code for Information Interchange (ASCII) – "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação", em tradução livre – e o Unicode, que remete a ideia de um conjunto de códigos único.

Caracteres especiais são inseridos por atalhos do PC — Foto: Reprodução/ Marcela Franco

ASCII e Unicode são sistemas padrão que associam valores numéricos a caracteres e símbolos, se diferenciando quanto ao número de caracteres definidos. O padrão ASCII, por exemplo, estabelece 95 caracteres mapeados. O Unicode tem um padrão adotado mundialmente que integra os caracteres presentes em todas as linguagens conhecidas do mundo, chegando a reconhecer mais de 65 mil símbolos.

Atalhos de caracteres especiais

Caracteres especiais que não estão presentes no teclado podem ser acionados pelo PC ou notebook através de atalhos que combinam a tecla "Alt" e conjunto de números. Vale destacar que os numerais devem ser acionados usando o teclado numérico. Caso seu notebook não apresente essa opção, as teclas "U", "I", "O", "J", "K", "L" e "M" e "7", "8" e "9", estarão sinalizadas com os números correspondentes impressos. Para digitar os caracteres especiais, a tecla "NumLock" deve estar ativada.

Atalhos de caracteres especiais

Caractere especial Atalho Atalho Caractere especial
Alt + 1 Alt + 168 ¿
Alt + 2 Alt + 169 ®
Alt + 3 Alt + 171 ½
Alt + 4 Alt + 172 ¼
Alt + 5 Alt + 174 «
Alt + 6 Alt + 175 »
Alt + 7 Alt + 224 α
Alt + 8 Alt + 225 ß
Alt + 9 Alt + 227 π
Alt + 11 Alt + 228 Σ
Alt + 12 Alt + 232 Φ
Alt + 13 Alt + 241 ±
Alt + 14 Alt + 242
Alt + 15 Alt + 243
Alt + 16 Alt + 254
Alt + 17 Alt + 0134
Alt + 24 Alt + 0135
Alt + 25 Alt + 0151
Alt + 29 Alt + 0153

Como encontrar caracteres especiais no Windows

É possível encontrar caracteres especiais no Windows de forma fácil. O sistema disponibiliza um mapa de caracteres com todos os caracteres do código Unicode. Para encontrar o programa, basta digitar "Mapa de Caracteres" na barra de pesquisa do Windows e, depois, clicar no aplicativo. Ao selecionar os caracteres na parte de baixo da janela do programa, será exibido o respectivo significado do símbolo. Para usar os caracteres, clique no símbolo e pressione "Selecionar". Feito isso, escolha "Copiar".

Mapa de caracteres do Windows reúne símbolos que não podem ser encontrados no teclado — Foto: Divulgação/Windows

O Windows 10 também possui um teclado virtual de emojis que conta com diversos caracteres especiais. A ferramenta pode ser acessada pressionando a tecla "Win" + "." no PC. Para adicionar os símbolos a textos e mensagens, é necessário tocar no caractere e escolher um local com o mouse para que ele seja inserido.

Caracteres especiais para nicks: Windows 10 tem teclado de emojis — Foto: Reprodução/ Marcela Franco

Como usar caracteres especiais

Os usos de caracteres especiais são diversos. Os símbolos podem ser adicionados à bio do Instagram, por exemplo. Coração (♥), carinha feliz (☺) e notas musicais (♪) são opções para dar um toque especial à descrição. Além disso, são úteis para fins profissionais ao permitir a inclusão de símbolos importantes em documentos criados no Word ou Google Drive que não estão presentes no layout do teclado, como o símbolo direito autoral "©" e o travessão "—".

Caracteres especiais: Instagram permite personalizar a bio com diversos símbolos — Foto: Reprodução/ Marcela Franco

Os caracteres especiais também podem ser usados para reforçar a segurança de senhas. Algumas plataformas, inclusive, exigem que o código criado pelo usuário tenha ao menos um caractere especial, como asterisco (*) e jogo da velha (#).

Com informações de freeCodeCamp, Computer Hope e Webopedia

Veja também: dicas para resolver os principais problemas do teclado

Notebook: dicas para resolver os principais problemas do teclado 

Notebook: dicas para resolver os principais problemas do teclado 

Mais do TechTudo