Sistemas operacionais

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Usuários que atualizaram o PC para o Windows 11 e não gostaram das mudanças visuais feitas pela Microsoft não precisam retornar ao Windows 10 para matar as saudades da antiga versão. Com a ajuda de truques como mover o Menu Iniciar para a esquerda, é possível deixar o Windows 11 com a interface parecida com a do Windows 10 e facilitar a adaptação ao novo sistema, lançado com design repaginado.

As possibilidades de ajustes também incluem remover o botão de widgets da barra de tarefas, mudar os ícones do sistema e restaurar o antigo menu de contexto. O TechTudo listou seis truques para deixar o Windows 11 com a "cara" do Windows 10, sem perder os novos recursos adicionados à última versão do Windows.

Windows 11 com aparência de Windows 10: é possível adaptar os recursos da nova versão do sistema operacional — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo

1. Mova o menu Iniciar para a esquerda

Existe um jeito nativo de mover o menu Iniciar de volta à esquerda da barra de tarefas. O ícone não fica semelhante ao existente no Windows 10, mas é alocado no canto tradicional – uma boa alternativa para usuários que não se adaptaram com o menu centralizado no sistema.

Menu Iniciar do Windows 11 à esquerda da barra de tarefas — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Primeiramente, entre nas configurações e, na barra à esquerda, selecione "Personalização". Em seguida, role a tela para baixo até chegar em "Barra de tarefas" e clique na opção. Desça até "Comportamentos da barra de tarefas" e expanda essa caixa. Clique no box "Alinhamento da barra de tarefas" e selecione "Esquerda". Caso queira retornar à aparência do Windows 11, basta repetir esse caminho e escolher o alinhamento ao centro.

2. Retire o botão de widgets da barra de tarefas

Outra coisa que você pode fazer na barra de tarefas é retirar os botões inseridos no Windows 11. Na mesma janela de "Configurações" > "Personalização" > "Barra de tarefas", desative todos os ícones indesejados na seção "Itens da barra de tarefas". Isso vale para os botões de widgets, do chat do Microsoft Teams e da visão de tarefas, ambos incluídos na última versão do sistema operacional.

Remoção dos botões de widgets, chat e visão de tarefas da barra do Windows 11 — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. Faça o menu Iniciar abrir da forma antiga

A lista de aplicativos e arquivos aberta ao clicar no Menu Iniciar também teve o seu visual remodelado. A Microsoft não inseriu uma opção nas configurações para retornar ao design anterior, mas você pode fazer isso instalando programas de terceiros. Uma das opções é o "Open-Shell" (open-shell.github.io/Open-Shell-Menu), software de código aberto que traz o menu Iniciar clássico de versões anteriores do Windows.

Open-Shell muda exibição do menu Iniciar no Windows 11 — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Faça o download do programa e instale-o no computador. Depois, digite "Open-Shell Menu Settings" na busca da barra de tarefas e clique na aplicação. Você pode escolher entre três estilos gerais: clássico, clássico com duas colunas e estilo Windows 7. Todos eles são personalizáveis por meio da guia "Skin", processo que pode deixar o visual mais próximo ao do Windows 10.

4. Baixe papeis de parede do Windows 10

Nada mais efetivo para transmitir a sensação de estar em um sistema operacional do que seu papel de parede. Para baixar o wallpaper icônico do Windows 10, siga as dicas deste tutorial ou vá até o repositório de imagens oficial da Microsoft (support.microsoft.com/pt-br/windows/pap%C3%A9is-de-parede-5cfa0cc7-b75a-165a-467b-c95abaf5dc2a#WindowsVersion=Windows_10).

Colocar o wallpaper do Windows 10 no Windows 11 pode ajudar na familiarização com novo sistema — Foto: Reprodução/Raquel Freire

5. Mude os ícones

A aparência dos ícones também interfere na experiência com o sistema operacional. Para mudar isso, você vai precisar instalar um pacote de ícones do Windows 10 na máquina. Há muitas opções disponíveis na Internet; para este artigo, usamos este pacote (winaero.com/download-download-icons-from-windows-10-10125). O primeiro passo é salvá-lo em uma pasta de sua preferência e depois descompactar os arquivos.

Alteração dos ícones do Windows 11 para o design do Windows 10 — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Depois, abra a janela de configurações, selecione "Personalização", entre em "Temas" e clique em "Configurações de ícones da área de trabalho". Daí basta selecionar o ícone que você quer substituir, clicar no botão "Alterar ícone" e procurar o ícone do Windows 10 no diretório onde o pack está salvo. Esse método pode modificar uma série de ícones, mas alguns, como as pastas do Windows Explorer, não podem ser alterados.

6. Restaure os antigos menu de contexto e Windows Explorer

O Windows Explorer e o menu de contexto — lista de ações que aparece quando clicamos com o botão direito do mouse sobre algum item — também sofreram mudanças significativas no Windows 11. É possível voltar à aparência anterior mexendo no registro do Windows, mas é importante salientar que a ação pode ocasionar falhas no sistema se feita de maneira inadequada. Por isso, o procedimento não é recomendável para usuários pouco experientes.

Mesmo que você seja um usuário avançado, crie um ponto de restauração do sistema antes de efetuar qualquer mudança no registro. Feito isso, digite "Editor do registro" no campo de busca da barra de tarefas, clique sobre ele e depois confirme a operação pressionando o botão "Sim".

Para restaurar o menu de contexto, procure a pasta <Computador\HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes\CLSID>. Clique com o botão direito do mouse sobre ela, posicione o cursor sobre "Novo" e selecione "Chave". Renomeie essa nova chave de registro como {86ca1aa0-34aa-4e8b-a509-50c905bae2a2} (com o sinal de chave). Depois clique sobre ela com o botão direito do mouse e, novamente, crie uma nova chave de registro, que deve ser renomeada como "InprocServer32" (sem as aspas). Abra o arquivo (Padrão) e certifique-se de que o campo "dados do valor" está em branco. Clique em "OK" e reinicie o sistema.

Restauração do menu de contexto do Windows 10 no Windows 11 — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Se você quiser recuperar todo o visual antigo do Windows Explorer, e não apenas do menu de contexto, localize no editor do registro a pasta <Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Shell Extensions>. Clique com o botão direito do mouse sobre "Shell Extensions" e crie uma nova chave, tal como ensinado anteriormente, mas nomeando-a como "Blocked".

Dentro de "Blocked", clique com o botão direito em qualquer parte em branco, posicione o cursor sobre "Novo" e selecione "Valor da Cadeia de Caracteres". Nomeie o arquivo como {e2bf9676-5f8f-435c-97eb-11607a5bedf7} (com as chaves) e depois reinicie o PC.

Com informações de PCWorld, CNet e TechAdvisor

Veja também: Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

Mais do TechTudo