Produtividade

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Pesquisar no PubMed é uma forma de encontrar publicações científicas da área da saúde. O portal é muito útil para procurar informações qualificadas, extraídas de revistas científicas e livros digitais, e a plataforma abrange mais de 33 milhões de citações das literaturas médica e biomédica. O site — desenvolvido pelo NCBI (National Center for Biotechnology Information), da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos — pode ser usado de graça por qualquer usuário.

Uma busca simples pode ser feita até sem cadastro, mas o login dá acesso a ferramentas avançadas. Outra ressalva é quanto ao idioma: embora reúna textos extraídos de revistas e livros científicos de todo o mundo, a maior parte dos conteúdos é escrita em inglês, assim como o site. O TechTudo listou cinco funções úteis para pesquisar no PubMed.

PubMed é buscador de artigos científicos da área da saúde — Foto: Raquel Freire/TechTudo

1. Criar alertas de pesquisa no PubMed

Você pode criar alertas de pesquisa no PubMed para assuntos sobre os quais está estudando ou tem interesse. Assim, o site envia lembretes de novas publicações adicionadas na plataforma, visando manter o usuário sempre atualizado. Entretanto, o recurso requer estar logado no site.

Alerta de pesquisa no PubMed pode ser otimizado de várias formas — Foto: Reprodução/Raquel Freire

O primeiro passo para realizar uma pesquisa é clicar em "Create alert". Em seguida, você deve dar um nome para o seu alerta e inserir os termos de busca desejados. Feito isso, indique a frequência para recebimento de alertas, o dia da semana que os lembretes serão enviados, formato do relatório e quantidade máxima de conteúdos listados. Por fim, basta salvar o alerta, que pode ser cancelado ou editado a qualquer momento.

2. Destacar termos de pesquisa no PubMed

O PubMed destaca o termo pesquisado nos resultados, permitindo que o usuário identifique rapidamente se a expressão está no título, a frequência com que aparece no resumo e em qual contexto está inserida. Por padrão, esse destaque é feito colocando as palavras-chave em negrito, mas isso pode ser alterado nas configurações para tornar o realce ainda mais chamativo.

Configuração de destaque dos termos de pesquisa no PubMed — Foto: Reprodução/Raquel Freire

No canto superior direito da tela principal, clique no seu nome de usuário e entre em "Dashboard". Em seguida clique no link "NCBI site preferences", também localizado na parte superior direita. No primeiro tópico "Common Preferences", clique em "Highlighting". Daí basta selecionar uma cor e pressionar o botão "Save".

3. Encontrar artigos semelhantes

O PubMed identifica artigos semelhantes automaticamente de acordo com as palavras e o tamanho do texto. O recurso oferece mais material para o público em geral, além de ajudar na elaboração de bibliografias para quem está escrevendo textos acadêmicos, por exemplo.

PubMed oferece atalho para artigos semelhantes — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Para usar a função, basta clicar no link "Similar articles" na página do artigo. Você será direcionado à seção da página com os links para os principais textos semelhantes. No final da lista, clique em "See all similar articles" para ver a relação completa dos artigos semelhantes identificados pela plataforma.

4. Obter link permanente para marcar ou compartilhar sua pesquisa

Outra dica simples e útil é favoritar sua pesquisa no PubMed, de maneira a ter um link permanente dela. Esse endereço pode ser usado por você sempre que necessário, o que evita realizar a mesma busca várias vezes. Caso não queira adicionar aos favoritos do navegador, simplesmente copie a URL e cole no aplicativo desejado (Gmail, WhatsApp etc) e mande para quem você desejar.

É possível criar link permanente da pesquisa no PubMed para visualizar depois ou compartilhar com outras pessoas — Foto: Reprodução/Raquel Freire

5. Pesquisar por revisões sistemáticas

Revisão sistemática é um tipo de revisão que usa métodos explícitos e reproduzíveis para pesquisar, avaliar criticamente e sintetizar sistematicamente conteúdos sobre um assunto. Para pesquisar por esse tipo de artigo, basta usar o filtro "Systematic Review", localizado na barra à esquerda da busca, na seção "Article type".

Filtro de revisões sistemáticas no PubMed — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Com informações de PubMed

Veja também: conheça os vencedores do prêmio melhores do ano TechTudo 2021

Conheça os vencedores do prêmio melhores do ano TechTudo 2021

Conheça os vencedores do prêmio melhores do ano TechTudo 2021

Mais do TechTudo