Jogos de ação

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Jogos de tiro em primeira pessoa, os FPS, são alguns dos mais populares no mercado de games. Algumas séries famosas tiveram continuação em 2021, como foi o caso de Call of Duty: Vanguard e Far Cry 6, além dos aguardados Battlefield 2042 e Halo Infinite, disponíveis para PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X/S, PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC. O TechTudo separou alguns dos destaques do ano, com detalhes da gameplay e plataformas disponíveis.

Jogos de tiro FPS são alguns dos mais populares do mercado e grandes títulos foram lançados em 2021 — Foto: Divulgação/Activision

Back 4 Blood - 12 de outubro - PS5, XBSX/S, PS4, XB, PC

Desenvolvido pela Turtle Rock Studios, mesmo estúdio da série Left 4 Dead, Back 4 Blood é uma espécie de sucessor espiritual do game de tiro voltado para multiplayer. O objetivo dos jogadores é enfrentar hordas de inimigos através de diferentes fases, com a diferença que agora eles são "Contagiados", pessoas contaminadas por um parasita alienígena, ao contrário de zumbis. O jogador entra no papel de um "Sentinela", uma pessoa imune que é a última chance da humanidade.

O foco do game está em seu multiplayer online cooperativo para 4 pessoas. É possível jogá-lo single player com bots, mas não é uma experiência tão prazerosa. Jogadores têm reclamado que eles não são satisfatórios, ficando presos no cenário em muitos momentos, além de não acompanharem a ação. A produtora anunciou que será lançada ainda uma atualização grátis em dezembro, incluindo campanha single-player com progressão. Há também um modo Versus no qual equipes de 4 pessoas se alternam entre "Sentinelas" e "Contagiados" para ver quem consegue eliminar o outro mais rápido.

Em Back 4 Blood jogadores se unem a um grupo de amigos para enfrentar hordas de inimigos "Contagiados" — Foto: Reprodução/Steam

Deathloop - 14 de setembro - PS5, PC

Um dos games que mais surpreendeu este ano foi Deathloop, no qual um assassino profissional chamado Colt Vahn está preso em um looping de tempo na ilha de Blackreef e, para quebrar o ciclo, precisa eliminar oito alvos (os Visonaries), em um mesmo dia. Quanto mais vezes o jogador tenta, mais informações consegue obter para criar uma espécie de rota perfeita que permita eliminar todos de uma só vez. No entanto, em seu caminho está outra assassina profissional, Julianna Blake, que tentará impedi-lo.

O jogo possui apenas um modo multiplayer, que é "Protect the Loop". Nele é possível invadir a partida de um amigo ou de um desconhecido e entrar no game como Julianna para tentar impedir o jogador que controla Colt. Esse modo possui algumas limitações e nem sempre é possível caçar os outros usuários. Não há suporte a outros tipos de modo competitivos ou cooperativos.

Em Deathloop jogadores precisam eliminar vários alvos em apenas um dia, antes que o ciclo de tempo recomece — Foto: Reprodução/Steam

Far Cry 6 - 7 de outubro - PS5, XBSX/S, PS4, XB, PC

O novo game da série de ação Far Cry se passa na ilha de Yara, inspirada em Cuba. O local é dominado pelo cruel ditador fascista Antón Castillo e jogadores interpretam a personagem Dani Rojas, disponível em versão masculina ou feminina, para derrubá-lo com táticas de guerrilha. Diferente de outros capítulos da série, a evolução não é realizada por uma árvore de habilidades, mas pelos itens equipados e por uma mochila.

Far Cry 6 apenas possui suporte a multiplayer cooperativo em duas pessoas na campanha, onde é possível jogar com um amigo para libertar a ilha de Yara. Existe também a opção de encontrar parceiros na internet ou se unir a desconhecidos ao entrar no jogo deles.

Em Far Cry 6 jogadores levarão suas táticas de guerrilha para o meio das ruas de Yara e derrubarão o ditador Antón Castillo — Foto: Reprodução/Microsoft Store

Call of Duty: Vanguard - 5 de novembro - PS5, XBSX/S, PS4, XB, PC

O mais recente capítulo da saga Call of Duty retorna para a Segunda Guerra Mundial com a representação mais realista do confronto, trazendo batalhas na Frente Oriental, Ocidental, Norte da África e no Pacífico. No controle do sargento Sidney Cornell, jogadores lideraram uma força especial apelidada de Vanguard, a qual precisa impedir as forças do Eixo de executar um plano secreto que pode virar o rumo da guerra.

O multiplayer de Call of Duty é um dos pontos mais fortes da franquia, com batalhas online entre times de jogadores em diversos modos através de 20 mapas disponíveis no lançamento. Além dos modos competitivos, também é possível jogar cooperativamente com 4 pessoas no modo Zombies, que segue a história "Éter Negro" iniciada em Call of Duty: Black Ops Cold War. O jogo possui também integração com o Battle Royale gratuito Call of Duty: Warzone, com progressão partilhada entre as armas dos games. Infelizmente, não há cooperativo no modo campanha.

Call of Duty: Vanguard traz a Segunda Guerra Mundial com um nível de detalhes nunca antes visto nos consoles de nova geração — Foto: Reprodução/Microsoft Store

Battlefield 2042 - 19 de novembro - PS5, XBSX/S, PS4, XB, PC

Diferente de Call of Duty, a série Battlefield não terá uma campanha single player este ano e vai focar apenas no modo multiplayer. Apesar disso, ainda há uma certa história que explica o estado do mundo ao redor do jogo. Os Estados Unidos e Rússia deram início a uma guerra pelo domínio de recursos escassos em 2042 e os campos de batalha são preenchidos por refugiados "Sem Pátria" (No-Pats).

O multiplayer de Battlefield 2042 promete trazer confrontos de larga escala com 128 jogadores nos consoles da nova geração e PCs, com soldados e veículos. A grande novidade é o modo Portal, onde usuários podem definir suas próprias regras e personalizar seu mapa com recursos de Battlefield 1942, Battlefield: Bad Company 2 e Battlefield 3.

Há também o novo modo Hazard Zone, que lembra um Battle Royale, mas é diferente. Várias equipes são lançadas em um grande mapa e precisam resgatar dados em satélites caídos, mas acabarão por se enfrentar já que todos possuem a mesma missão.

Battlefield 2042 se passa em um mundo em guerra por recursos em um futuro não muito distante — Foto: Reprodução/Steam

Halo Infinite - 8 de dezembro - XBSX/S, XB, PC

A clássica série Halo terá seu primeiro game na nova geração com Halo Infinite, que segue os eventos de Halo 4 e Halo 5: Guardians. Após ser encontrado no espaço, Master Chief irá explorar o novo anel Zeta Halo em busca de respostas para impedir sua antiga companheira, Cortana.

O game oferecerá um grande mundo aberto para explorar e tirar das mãos dos Banidos (Banished), uma facção rebelde dos Covenants, com novas ferramentas como um Grapple Shot para se locomover e puxar inimigos. Assim como outros exclusivos dos consoles Xbox, Halo Infinite estará disponível para assinantes do Xbox Game Pass sem custos extras.

Halo Infinite traz a clássica série de tiro dos consoles Xbox em um novo mundo aberto no anel de Zeta Halo — Foto: Reprodução/Steam

Uma novidade é que, pela primeira vez na franquia, o multiplayer de Halo será oferecido gratuitamente, separado da campanha. Inclusive, o beta já está disponível para jogar. Players poderão se enfrentar em modos como Arena e Big Team Battle gratuitamente. O narrador Jeff Steitzer também está de volta em comentários nas partidas.

No entanto, alguns modos sofreram atrasos e não estarão disponíveis no lançamento. A tradicional campanha cooperativa da série é esperada para a segunda temporada de atualizações e o Forge, que permite criar mapas, está planejado para a terceira temporada.

MELHORES LANÇAMENTOS DE JOGOS DE TIRO EM 2021!

MELHORES LANÇAMENTOS DE JOGOS DE TIRO EM 2021!

Mais do TechTudo