Redes sociais

Por Clara Fabro, para o TechTudo


A nova função de múltiplos aparelhos do WhatsApp permite conectar até quatro dispositivos a uma mesma conta do mensageiro simultaneamente, sem precisar que o celular esteja ligado ou conectado à Internet. O recurso, que está em fases de testes, foi habilitado na última semana para alguns usuários do mensageiro para expandir o experimento da nova funcionalidade.

Se a nova atualização do WhatsApp Web chegou para você, confira a seguir algumas dúvidas sobre a função. A lista abaixo explica como funciona o recurso de múltiplos aparelhos, quais as suas limitações até o momento e como desativar o teste beta para voltar a usar o WhatsApp Web "antigo".

Múltiplos aparelhos no WhatsApp: lista reúne dúvidas sobre recurso que permite conectar até quatro dispositivos simultaneamente — Foto: Luana Marfim/TechTudo

1. Atualização dispensa uso de celular

O novo recurso de múltiplos aparelhos permite conectar até quatro dispositivos simultaneamente numa mesma conta do WhatsApp, sem precisar estar com o celular conectado à Internet. Antes, para conectar o WhatsApp Web ou usar o WhatsApp pelo aplicativo para desktop, era necessário manter o smartphone ligado e conectado ao Wi-Fi ou dados móveis. Assim, se a bateria ou Internet do celular acabasse, a conexão do WhatsApp Web também era interrompida.

Com o novo recurso, tanto o WhatsApp Web quanto o aplicativo do mensageiro para PC passam a funcionar de maneira independente do celular. Agora os dispositivos também vão concentrar os processos de armazenamento de mensagens e de criptografia, que antes ficavam restritos ao smartphone, que apenas "espelhava" as conversas no PC.

Função de múltiplos aparelhos permite conectar até quatro dispositivos e dispensa conexão com o celular — Foto: Reprodução/Gabriela Andrade

2. Função ainda está em fase de testes

A função foi anunciada pela plataforma em meados de julho apenas para usuários do WhatsApp Beta. De lá para cá, o mensageiro vem expandindo os testes com o novo recurso, liberando aos poucos a funcionalidade para mais pessoas. No entanto, por se tratar de um recurso que ainda está em fase de testes, alguns usuários têm reclamado de bugs e instabilidades no serviço, como demora para carregar mensagens, lentidão para conectar o mensageiro no PC e quedas frequentes na conexão pela web.

Em posicionamento oficial, um porta-voz do WhatsApp explica que o lançamento do recurso ainda não é oficial, ou seja, ele apenas continua o processo de testes que começou no WhatsApp Beta meses atrás: "A implantação do recurso de acesso em múltiplos aparelhos continua vagarosamente para mais usuários. Este não é um lançamento oficial, mas uma continuação deste processo iniciado há alguns meses. Esta novidade permitirá que aqueles com seus aplicativos devidamente atualizados utilizem a plataforma em até quatro dispositivos vinculados sem exigir que seu telefone seja conectado".

Função apresenta instabilidade e gera reclamações entre usuários — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

3. Ainda não é possível usar o WhatsApp em outro celular ao mesmo tempo

A nova função multi-plataforma do mensageiro ainda tem suas limitações e, até o momento, não é possível usar a mesma conta do WhatsApp em mais de um aparelho celular. Além disso, o uso do smartphone ainda é necessário para conectar a conta a outros computadores, já que é preciso validar o número de telefone.

Outras funções também são incompatíveis com a versão beta do recurso, e ainda não é possível usar o WhatsApp em tablets. Funcionalidades disponíveis no dispositivo principal também podem ficar indisponíveis nos aparelhos adicionais, como criar e visualizar listas de transmissão e ver a localização de outros contatos. Se o dispositivo principal for um iPhone (iOS), também não é possível apagar ou limpar conversas nos aparelhos adicionais.

4. Código de segurança de contatos pode mudar

O código de segurança usado para confirmar a criptografia nos chats do mensageiro pode mudar quando o usuário reinstala o WhatsApp no celular ou quando conecta a novos dispositivos. Quando isso acontece, a notificação "seu código de segurança mudou" é enviada ao contato. Com o novo recurso multi-plataforma, uma nova notificação pode aparecer sempre que um novo aparelho for conectado, já que cada dispositivo possui uma chave de segurança diferente.

Em tuíte publicado pelo WABetaInfo, o site especializado em novidades do WhatsApp informa que o mensageiro não enviará notificações de segurança quando usuários adicionarem ou removerem aparelhos utilizando o recurso de múltiplos aparelhos.

5. Você pode sair do beta e usar o WhatsApp Web 'antigo'

Múltiplos aparelhos no WhatsApp: é possível sair da versão de testes do recurso — Foto: Reprodução/TechTudo

Usuários da versão padrão do WhatsApp podem optar por participar do recurso em beta de múltiplos aparelhos. No entanto, como a função ainda está em fase de testes e pode apresentar instabilidades, é possível desativar o recurso para voltar a usar o WhatsApp Web "antigo" em caso de problemas ou falhas constantes.

Para isso, abra o WhatsApp e acesse as opções clicando sobre as reticências no canto superior direito da tela. Em seguida, toque sobre "Aparelhos conectados" e, na tela seguinte, toque sobre a aba "Múltiplos aparelhos". Para continuar, toque em "Sair da versão beta" e confirme a ação tocando em "Continuar".

Com informações de WhatsApp (1, 2 e 3)

Como ficar invisível no WhatsApp Web

Como ficar invisível no WhatsApp Web

Mais do TechTudo