Streaming

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O SharePlay é um recurso de compartilhamento do FaceTime disponível para dispositivos Apple. Introduzida com o lançamento do iOS 15, a função permite que usuários assistam a vídeos e ouçam músicas de forma simultânea e em tempo real, enquanto mantêm uma chamada com amigos e familiares no FaceTime. Dessa forma, é possível ver as reações dos contatos enquanto vocês assistem a diferentes mídias juntos ou ouvem novos lançamentos de suas bandas favoritas, por exemplo.

Na lista abaixo, o TechTudo reúne cinco perguntas e respostas sobre a funcionalidade. Confira, a seguir, o que é o SharePlay, como o recurso funciona e como acessá-lo no iPhone (iOS). Você também pode conferir em quais dispositivos a função está disponível e ainda ver um comparativo com o Rave, app para Android que permite criar salas de reprodução para assistir a filmes e programas de TV com os amigos de forma sincronizada.

O que é SharePlay no iOS 15? Entenda função que permite compartilhar tela durante ligação no FaceTime — Foto: Divulgação/Apple

Como salvar um contato do WhatsApp no iPhone? Descubra no Fórum do TechTudo.

1. Como funciona o SharePlay?

O SharePlay permite que usuários compartilhem suas telas, façam stream de vídeos ou ainda ouçam músicas juntos usando o FaceTime. Com o recurso, é possível assistir a filmes, séries e programas de TV de forma sincronizada com os amigos. Isso porque a reprodução dos conteúdos é feita de forma simultânea e em tempo real durante a ligação.

Ao compartilhar a tela, os controles de reprodução também ficam disponíveis para os outros participantes da chamada. Desse modo, se um usuário pausar o filme, a reprodução também é interrompida para quem estiver na ligação. O recurso também possui compatibilidade com outros serviços e, assim, usuários podem usar os apps de streaming suportados para assistir a conteúdos juntos.

SharePlay: lista responde a cinco perguntas sobre funcionalidade que permite assistir a vídeos com amigos — Foto: Divulgação/Apple

2. Está disponível para quais aparelhos?

O SharePlay está disponível apenas para dispositivos Apple compatíveis com os updates do iOS 15, iPadOS 15, tvOS 15 e macOS Monterey.

3. O SharePlay tem compatibilidade com quais apps?

O novo recurso do FaceTime é integrado a outros serviços de streaming e, até o momento, a funcionalidade possui compatibilidade com a Apple Music, Disney+, HBO Max, NBA, TikTok, MasterClass, Paramount+, ESPN+, Hulu, PlutoTV e Twitch. No entanto, é esperado que mais aplicativos ofereçam suporte à ferramenta no futuro.

SharePlay tem compatibilidade com diversos apps de streaming, incluindo Disney+ e HBO Max — Foto: Reprodução/Apple

4. Como usar o SharePlay?

No iPhone, abra o FaceTime e inicie uma chamada de vídeo com um contato. Para assistir a vídeos ou ouvir músicas, abra o app ou serviço desejado e inicie a reprodução de um dos conteúdos.

Assim que você der o "play" a mídia será sincronizada automaticamente com os outros contatos da chamada, e os controles de reprodução também ficarão disponíveis para todos. Vale dizer que, quando a função estiver sendo usada, um ícone verde aparecerá no canto esquerdo da tela para indicar que o SharePlay está ativo.

Rave e SharePlay são a mesma coisa? Confira similaridades entre o recurso do iOS 15 e o app disponível para Android — Foto: Reprodução/Apple

5. Qual a diferença do SharePlay para o Rave?

O Rave oferece funcionalidades similares às do SharePlay. Com ele, é possível se conectar com usuários de qualquer parte do mundo para assistir a filmes e séries simultaneamente e em tempo real. O Rave ainda permite que usuários usem o chat para se comunicar ou liguem seus microfones enquanto assistem as mídias, e a plataforma possui compatibilidade com outros apps de streaming, como Netflix, Amazon Prime, YouTube, Disney+ e Vimeo, por exemplo.

Pelo app é possível criar salas públicas, que ficam disponíveis para todos, ou fechadas, em que apenas usuários que receberem convite podem entrar. O Rave possui navegação simples e também é bastante intuitivo. No entanto, apesar das similaridades entre as plataformas, a proposta entre os dois serviços não é exatamente a mesma, já que o SharePlay é um recurso presente dentro do FaceTime — cuja proposta principal é manter pessoas conectadas via chamadas de vídeo.

Com informações de Apple (1 e 2), iGeeksBlog, LifeWire e TechCrunch

6 fatos sobre o iPhone 13! Preços, novidades e tudo que você precisa saber!

6 fatos sobre o iPhone 13! Preços, novidades e tudo que você precisa saber!

Mais do TechTudo