Produtividade

Por Barbara Mannara, Para o TechTudo


O Google Docs é uma plataforma de texto do Google que pode ser acessada pela nuvem do Google Drive. Embora seja bastante popular, o concorrente do Microsoft Word traz funcionalidades complementares pouco conhecidas e que podem facilitar a vida de pessoas que escrevem muito. Entre elas estão a digitação por voz e o recurso que permite que o usuário edite o conteúdo offline, dispensando o acesso à Internet.

A plataforma também oferece uma série de recursos para organizar o texto e disponibiliza diversos plugins de correção ortográfica que auxiliam no dia a dia de escritores, tanto profissionais quanto amadores. A seguir, o TechTudo lista oito funções do Google Docs que podem descomplicar a rotina dos usuários do serviço.

Google Docs: lista traz oito funções do editor online para aumentar produtividade de escritores — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Como colocar o texto em duas colunas no Google Docs? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

1. Digitação por voz

A possibilidade de narrar textos por voz para que eles sejam digitados automaticamente no Google Docs ajuda a otimizar o tempo de usuários que escrevem muito. Para usar o recurso nativo, basta clicar em "Ferramentas" e selecionar a opção "Digitação por voz". Um ícone de microfone aparecerá, e o usuário deve escolher o idioma de preferência antes de pressionar o botão para iniciar a captação.

Ativando a digitação por voz no Google Docs — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

O ícone ficará vermelho, e o Docs começará a transcrever as falas. A função é interessante para quem gosta de escrever em cadernos ou à mão e precisa de uma ferramenta prática para transcrever seus textos para o digital. Após a transcrição automática, é interessante revisar o texto para identificar e corrigir possíveis erros cometidos pela tecnologia.

2. Complementos para correção gramatical

O Google Docs oferece sugestões de correção gramatical de forma nativa. O recurso destaca o trecho incorreto em vermelho e sugere uma palavra para corrigir a passagem. No entanto, usuários que precisam de uma ferramenta mais completa podem fazer uso de plugins gratuitos, como o Grammar and Spell Checker - LanguageTool, que oferece suporte para português do Brasil.

Google Docs permite instalar plugins para correção gramatical — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

A extensão, que permite fazer uma varredura completa no texto em busca de construções gramaticais erradas ou falhas de digitação, é instalada a partir do menu "Complementos". Após acessá-lo, busque pelo nome do plugin na loja do Google Docs. Siga as instruções da tela e conclua a instalação. Vale ressaltar que é possível usar mais de uma ferramenta de checagem para garantir que o conteúdo está correto.

3. Sumário

Documentos mais longos, como trabalhos de conclusão de curso e e-books, precisam de um sumário. O índice permite que tanto leitores quanto autores encontrem o capítulo ou seção que procuram rapidamente, facilitando a navegação.

Inserindo sumário no Google Docs — Foto: Reprodução/Elson de Souza

Para inserir um sumário, selecione "Inserir" e confirme em "Sumário". É possível escolher a organização pelo número de páginas ou por categorias azuis, as quais encaminham o leitor diretamente para determinada parte do documento. Personalize como preferir.

4. Favoritos para navegar pelo documento

Outra funcionalidade que torna a navegação no texto ainda mais prática é a adição de favoritos. Com o recurso, é possível criar links para partes estratégicas do documento. O uso da função é simples: basta selecionar o trecho ou página, pressionar "Inserir" e clicar em "Favorito".

Google Docs: função 'Favoritos' facilita navegação no texto — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

5. Modo offline

É possível fazer ajustes em textos do Google Docs mesmo sem conexão Wi-Fi ou 4G. Para ativar o recurso, basta clicar em "Arquivo" e selecionar "Tornar Disponível Offline". Vale lembrar que as mudanças não ficam salvas na nuvem. Logo, é necessário ter cuidado ao fechar o navegador. Uma dica é estabelecer conexão sempre que possível para manter o conteúdo seguro.

Tornando um documento de texto offline para acessar sem internet no Google Docs — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

6. Substituição automática

A função de substituição automática do Docs pode ajudar a digitar trechos que costumam se repetir muitas vezes no texto ou em documentos diferentes. O recurso permite substituir elementos, atalhos, textos e caracteres automaticamente ao longo da escrita.

Substituição automática permite digitar frases inteiras com um comando — Foto: Reprodução/Paulo Alves

A função é totalmente personalizável: basta digitar o termo de origem e, durante a digitação, o Google Docs fará alterações. Para habilitar o recurso, selecione "Ferramentas" e clique em "Preferências". Na aba "Substituições", digite os itens em suas respectivas caixas de contexto e confirme em "Ok" para aplicar.

7. Deslocamento de parágrafos em bloco

O Google Docs tem um comando muito útil para facilitar a edição de um texto em blocos. O recurso é mais prático que o tradicional "copiar e colar" e pode ser acionado de forma simples: basta copiar o trecho desejado, pressionar as teclas de "Shift" + "Alt", no Windows, ou "Shift" + "Control", no macOS, e fazer uso das setas para subir ou descer o trecho selecionado. Assim, você não corre o risco de perder alguma informação copiando e colando o texto no documento.

Google Docs permite movimentar blocos ou parágrafos completos — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

8. Numeração de páginas

Assim como o Microsoft Word, o Google Docs tem um recurso prático para formatar a numeração de páginas. A função é ideal para quem escreve livros, trabalhos de conclusão de curso ou simplesmente deseja manter o documento organizado.

Adicione numeração de página no documento de texto do Google Docs — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Para ativar a numeração de páginas, clique em "Inserir" e selecione "Números de página". Note que há alguns modelos padrão para aplicar a numeração no topo ou na base da página. Também é possível selecionar a primeira página sem numeração para adicionar uma capa.

Com informações de Make Use Of

Veja também: Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Mais do TechTudo