Por Lucas Santos, para o TechTudo


Os cuidados com as plantas podem se tornar mais fáceis com programas identificadores de espécies disponíveis para dispositivos Android e iPhone (iOS). Estes apps devem ajudar o usuário a descobrir o tipo e quais são as cautelas necessárias. As plataformas possuem bancos de dados com fotos e algumas informações básicas, sendo úteis durante passeios ao ar livre em regiões de florestas e campos ou mesmo para o cultivo em casa.

O TechTudo preparou uma lista com seis aplicativos que podem ser baixados gratuitamente pela Google Play Store ou pela App Store. A maioria das opções não solicita a criação de conta para a utilização e também não precisa da localização do usuário para funcionar. Para usá-los é necessário que a câmera do smartphone esteja funcionando normalmente. Confira a seguir os apps para identificar plantas por fotos e interagir com a natureza.

Aplicativos auxiliam no reconhecimento de espécies de plantas — Foto: Lucas Santos/TechTudo

1. Seek

O Seek é um software disponível para download tanto em dispositivos Android quanto em iPhone (iOS). O app permite identificar plantas e animais ao seu redor por meio da câmera do celular. A aplicação informa sobre a espécie do ser vivo e suas principais características e curiosidades. É possível ganhar emblemas ao longo da busca por novas espécies e também ao participar de desafios.

O app garante ser seguro para crianças, não sendo necessário efetuar cadastros e também não há coleta de dados do usuário. O Seek foi desenvolvido por uma equipe da Academia de Ciências da California e da National Geographic Society. A tecnologia de reconhecimento dos seres vivos se baseia em informações do iNaturalist.org. O aplicativo é gratuito para todos.

O Seek permite que o usuário colecione emblemas ao descobrir novas espécies — Foto: Reprodução/iNaturalist

2. PlantNet

O PlantNet é um aplicativo dedicado a identificação de plantas não ornamentais ou provindas de horticulturas. Um banco de dados auxilia no processo de identificação automática das plantas que o usuário fotografa. O sistema analisa a imagem e informa sobre qual espécie se trata. A aplicação pode ser baixada em dispositivo Android ou iPhone (iOS).

O banco de dados está em constante atualização conforme os utilizadores enviam suas imagens, de acordo com os desenvolvedores do app. Ao tirar uma foto é possível submetê-la ao processo de análise para ela fazer parte do aplicativo. O uso do app pode ser mais eficaz quando a foto da planta for feita com um fundo uniforme, sem que haja interferências de outras espécies. É possível realizar o download e a utilização gratuitamente.

O PlantNet emite informações relacionadas à família, gênero e espécie das plantas — Foto: Divulgação/PlantNet

3. iNaturalist

O iNaturalist é um app de identificação de plantas que possui uma comunidade formada por mais de 400 mil cientistas e naturalistas de todo o mundo. Os desenvolvedores do aplicativo garantem que os registros pessoais compartilhados pelos usuários são informações importantes para aumentar a base de dados científicos para os pesquisadores que trabalham no reconhecimento da flora.

O app possibilita descobrir novas espécies, armazenar informações sobre as descobertas pessoais, receber sugestões da comunidade científica sobre o que foi encontrado e compartilhado pelo aplicativo, além de discutir sobre as descobertas. O iNaturalist está disponível para Android e iPhone (iOS) gratuitamente.

O iNaturalist permite que o usuário contribua com um banco de dados com informações sobre plantas — Foto: Divulgação/iNaturalist

4. LeafSnap Plant Identification

O aplicativo LeafSnap Plant Identification é um identificador de plantas e árvores que promete reconhecer 90% das espécies existentes ao redor do mundo. Com isso, é possível conhecer melhor a flora de diversos países. A aplicação funciona a partir de uma foto feita pelo usuário e o app analisa a imagem para identificar qual é a espécie.

O aplicativo promete reconhecer plantas, flores, frutas e árvores por meio da inteligência artificial, que conta com um banco de dados para realizar a análise. Com isso, após o reconhecimento são fornecidas informações sobre a categoria da descoberta. É possível usar o LeafSnap Plant Identification em dispositivos Android e iPhone (iOS).

O aplicativo LeafSnap repassa informações sobre plantas e árvores — Foto: Divulgação/LeafSnap Plant Identification

5. NatureID

O identificador de plantas NatureID é mais uma opção para os aventureiros no mundo da botânica. Ao tirar a foto de alguma espécie, o app identifica de qual planta se trata e informa seu nome e uma descrição com informações adicionais sobre a quantidade essencial de água, luz e fertilizante que a planta necessita para se manter saudável. O app ainda permite que o usuário defina lembretes que notificam quando a planta requer cuidados.

Além da identificação da espécie, o NatureID também consegue reconhecer o que há de errado com a planta. Alguns problemas causados por invasores podem ser constatados com o identificador de doenças, que também emite um relatório com o possível tratamento adequado e recomendações de prevenção. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iPhone (iOS).

O NatureID auxilia que o usuário identifica suas plantas e ainda dá dicas de cuidados — Foto: Divulgação/NatureID

6. Flora Incognita

O aplicativo Flora Incognita identifica as plantas e também repassa informações adicionais sobre as espécies, como toxicidade, características particulares, locais onde podem ser encontradas e estado de proteção. O banco de dados do app possui informações de mais de 4.800 espécies com mais de 10 mil imagens, no entanto, contempla apenas as que estão localizadas na Europa Central.

O aplicativo ainda se destaca por permitir a criação de listas que podem ser exportadas com informações sobre as plantas descobertas. O app também utiliza a localização para criar um mapeamento de onde as espécies estão localizadas. É possível fazer o download gratuito pelas lojas de aplicativo de dispositivos Android e iPhone (iOS).

O Flora Incognita é uma opção para reconhecer plantas da Europa Central — Foto: Divulgação/Flora Incognita

Essa matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Conheça o projeto aqui 👈

5 funções do WhatsApp que ajudam a economizar a memória do celular

5 funções do WhatsApp que ajudam a economizar a memória do celular

Mais do TechTudo