Por Vitória Bernardes, para o TechTudo


Com a Black Friday 2021 batendo à porta, muitas pessoas procuram por modelos de smart TVs para comprar durante o período de promoções. Embora exista uma variedade imensa de aparelhos no mercado, é importante entender as principais características antes de investir na televisão ideal. Polegadas, resolução e sistema operacional são quesitos importantes de se avaliar.

A LG e a Samsung são marcas bastante procuradas nessa época, mas há outras opções relevantes no mercado. A seguir, veja a lista que o TechTudo separou com seis dicas essenciais para escolher a smart TV perfeita durante a Black Friday 2021.

Diversas marcas oferecem smart TVs com mais de 80 polegadas, mas isso nem sempre é vantagem — Foto: Divulgação/LG

1. A maior TV nem sempre é a melhor TV

A quantidade de polegadas é uma das primeiras características que os consumidores analisam antes de comprar uma smart TV. Desde aparelhos menores, com apenas 32 polegadas, até modelos que chegam a 85 ou mais. O consumidor deve avaliar o espaço onde quer que a televisão fique instalada e analisar se a distância é confortável para a vista. Um modelo muito grande, quando próximo do sofá, pode ser prejudicial à saúde dos olhos.

É importante também verificar se o tamanho da smart TV vale o preço. Às vezes, a diferença para uma alternativa com mais polegadas é pequena e compensa mais investir no aparelho maior. Essas situações são comuns durante a Black Friday, ainda mais com a variação de preços. Ocorre com frequência entre televisores de 40 a 43 polegadas.

2. Veja se a resolução é HD, Full HD ou 4K

Smart TVs 4K são tendência em todo o mundo e têm preços interessantes — Foto: Divulgação/Sony

Além das polegadas, os consumidores devem se atentar à resolução da smart TV. Hoje, apenas modelos mais antigos usam HD, já que a qualidade é limitada e menos nítida. Televisores Full HD e 4K são mais famosos e podem trazer melhor qualidade de resolução de vídeo enquanto se assiste a filmes e séries. Em ordem crescente, as melhores opções são HD, Full HD, 4K e 8K.

Usuários pouco exigentes podem gastar menos e optar pela resolução HD. Porém, para aqueles que querem mais qualidade e estão a fim de investir em uma melhor performance, modelos Full HD e 4K são as opções ideais. É importante ficar atento durante as promoções da Black Friday de 2021, pois nem sempre a quantidade de polegadas é proporcional à resolução. Observe com atenção todas as configurações.

3. Fique atento(a) ao sistema operacional

Modelos com sistema operacional Roku podem estar na promoção durante a Black Friday 2021 — Foto: Divulgação/Philco

Cada marca de smart TV oferece um sistema operacional. Isso significa que, ao usar os aplicativos como Netflix, YouTube ou Globoplay, o usuário precisa recorrer a diferentes lojas de apps. No mercado é possível encontrar sistemas como Tizen para Samsung, webOS para LG ou até mesmo Roku para televisores AOC.

Em alguns aparelhos, o Android TV também está disponível. A escolha é pessoal e diz muito sobre os aplicativos que o consumidor quer baixar. Contudo, os modelos mais famosos hoje em dia são o webOS e Tizen, o que pode encarecer o preço durante a Black Friday 2021.

4. Busque por displays melhores a preços mais baixos

Samsung é uma das empresas que comercializam smart TVs QLED — Foto: Divulgação/Samsung

Não basta avaliar o tamanho da smart TV e a resolução de imagem. Durante a Black Friday, é preciso analisar também o tipo de display. Essa informação é importante porque remete ao modo como a tela é iluminada e é convertida em nitidez para os usuários. Os televisores com maior custo benefício geralmente são feitos de LED. Nesses modelos, há várias lâmpadas coloridas por dentro, que iluminam a TV em diferentes pontos.

Já a smart TV OLED possui pixels que se autoiluminam, dão mais cor para a imagem e possuem o chamado "contraste infinito". Além de serem mais finas, as cenas que passam na tela ficam mais nítidas e reais. Por último, os modelos QLED usam a tecnologia de pontos quanticos para controlar a luminosidade e assim ajustar para a forma como o usuário quer ver sua série ou filme.

Embora OLED e QLED pareçam melhores, é importante ressaltar que a diferença de preço também é grande. Enquanto a Black Friday de 2021 estiver em voga nas lojas, procure quedas de preços para comprar o seu modelo favorito.

5. Recursos extras podem ser muito úteis

Com HDR, a imagem das smart TVs ficam mais nítidas e reais — Foto: Divulgação/Sony

Os recursos extras também precisam entrar nas dicas para escolha da smart TV perfeita. Verifique na descrição dos produtos durante a Black Friday deste ano se a tecnologia HDR está presente. Modelos com HDR10, HDR10+ ou Dolby Vision ganham um ponto a mais em relação a qualidade de imagem.

Além disso, veja também se aquela smart TV na promoção tem modos para jogos ou para assistir a esportes. Nesta última ocasião, é comum que as marcas aumentem a taxa de atualização dos televisores e deixem a imagem com mais fluidez. O controle remoto com botões exclusivos para apps também é interessante, já que facilita o trabalho para abrir filmes e séries.

6. Compare preços

Aproveite os melhores preços da Black Friday de 2021 e compre a smart TV ideal para a sua casa — Foto: Divulgação/LG

A Black Friday 2021 é um momento muito esperado já que, devido à alta do dólar, muitos eletrônicos subiram de preço. Para saber se realmente os valores estão justos, no Compare TechTudo é possível analisar quando houve promoção ou se o produto continua na mesma média de antes. A variação de preços está disponível para diferentes aparelhos, como as próprias smart TVs, monitores, notebooks e outros.

O Google Shopping também mostra queda de valores e diz quando uma mercadoria está em promoção. Para saber se o preço realmente está bom, é importante acompanhar todos os dias de novembro e avaliar se a smart TV realmente vale a pena.

Cinco dicas para comprar a smart TV ideal em 2021

Cinco dicas para comprar a smart TV ideal em 2021

Mais do TechTudo