Transporte

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O BlaBlaCar é um aplicativo de carona para Android e iPhone (iOS) que conecta condutores com vagas disponíveis a passageiros que vão para um destino em comum. O BlaBlaCar é uma boa opção para quem deseja economizar com viagens, e é possível garantir sua segurança nos trajetos com alguns cuidados simples. Confira a seguir cinco dicas para evitar contratempos e pegar caronas mais seguras no BlaBlaCar.

Dicas simples podem garantir viagens com segurança; confira — Foto: Emanuel Reis/TechTudo

Uber aceita cachorro no carro para viagem? Tire essa e outras dúvidas no Fórum do TechTudo.

1. Analise o perfil e a reputação dos condutores

Antes de combinar uma carona com alguém, uma boa dica é analisar o perfil e a reputação do usuário. Condutores do BlaBlaCar recebem avaliações e comentários de passageiros que viajaram com eles. Leia a opinião dos usuários, veja se eles aprovaram a experiência de viajar com determinada pessoa e se recomendam a carona. Também é uma boa conferir quantas caronas o condutor já ofereceu e qual é o nível de experiência do motorista.

Além disso, todo usuário que oferece caronas possui uma nota de avaliação e de condução. Para sua segurança, verifique se a pessoa com quem deseja viajar apresenta uma boa nota nesses itens. Informações relacionadas a conversas, permissão para fumar e viajar ouvindo músicas, mostradas já no perfil do condutor, também servem para conhecer um pouco mais sobre as condutas do usuário que está oferecendo a carona.

Veja as notas de condução e de avaliação do motorista, além de conferir os comentários de outros passageiros — Foto: Reprodução/BlaBlaCar

2. Converse com o condutor antes de viajar

O BlaBlaCar permite que usuários entrem em contato com condutores antes de reservar uma carona. Para mandar mensagem, toque sobre um card de carona e arraste o dedo para cima. Depois, toque em "Entrar em contato com..." para iniciar a conversa. Aproveite o chat para saber mais informações sobre o motorista e suas condutas.

Após realizar a reserva, entrar em contato com o condutor também é importante para tirar dúvidas e verificar os detalhes da carona, como horário da carona e o local de partida.

BlaBlacar possui chat para usuários trocarem mensagens — Foto: Reprodução/Marcela Franco

3. Caso você seja mulher, experiente a opção Só Para Elas

A modalidade "Só Para Elas" permite ao público feminino organizar viagens apenas entre mulheres. De acordo com o BlaBlacar, o intuito da categoria é oferecer mais segurança às usuárias que não têm confiança em pegar carona com condutores do sexo masculino.

É possível ativar a modalidade através do filtro "Só Para Elas", após buscar por uma viagem. Dessa forma, o aplicativo exibirá todas as opções de caronas oferecidas apenas por condutoras.

BlaBlaCar conta com modalidade exclusiva para mulheres pegarem caronas com condutoras — Foto: Divulgação/BlaBlaCar

4. Selecione motoristas com documentação e foto confirmadas pelo app

Condutores com documentação e fotos confirmadas pelo BlaBlaCar possuem o selo de verificação representado pelo ícone de check "✓" na cor verde. A foto que o condutor envia para o aplicativo para realizar a verificação é encaminhada ao provedor da empresa para confirmar se as informações do documento são iguais às outras informações do perfil.

O procedimento é mais uma informação que o usuário deve analisar para garantir uma viagem segura. Vale destacar que o ícone de confirmação localizado na foto de perfil do condutor é referente à verificação da foto do usuário. O ícone de confirmação do documento, por sua vez, é exibido na parte de baixo do perfil.

Procure pelo selo de confirmação de foto e documentos antes de reservar uma carona — Foto: Reprodução/Marcela Franco

5. Converse com o motorista antes de viajar com animais

Uma das informações disponíveis nos perfis dos condutores BlaBlaCar é se eles permitem ou não que você leve animais na viagem. Mesmo que o motorista tenha o ícone confirmando que "Animais são bem-vindos" no perfil, é importante informar ao condutor o tamanho do porte do pet e verificar se ele exige que o animal vá em caixa de transporte. Além disso, alguns usuários cobram o valor de um passageiro para levar o bichinho.

Todas essas dúvidas podem ser tiradas pelo chat do aplicativo antes de reservar a carona. Confirmar com o motorista se está tudo bem levar seu pet na viagem é importante para evitar contratempos e garantir uma experiência tranquila para todos os passageiros.

Confirme com o condutor se ele permite levar animais na viagem — Foto: Divulgação/BlaBlaCar

Com informações de BlaBlaCar (1 e 2)

Uber: saiba a diferença entre UberBlack, X e POOL

Uber: saiba a diferença entre UberBlack, X e POOL

Mais do TechTudo