Esports

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


A Twitch TV é a plataforma de streaming de jogos mais famosa no momento, mas alguns produtores de conteúdo famosos trocaram o serviço pelo YouTube. Entre os exemplos está Ludwig Ahgren, que quebrou o recorde de inscrições na Twitch, mas que em novembro de 2021 resolveu se mudar para o site rival. Já Rachell "Valkyrae" Hofstetter foi para a plataforma de vídeos do Google em busca de mais liberdade. A seguir, veja cinco streamers conhecidos que fizeram essa troca e as razões que os levaram a tomar esta decisão.

Veja cinco streamers que trocaram a Twitch pelo Youtube — Foto: Divulgação/MLG

Ludwig

Ludwig Ahgren é um dos streamers de maior sucesso na Twitch. Em março de 2021, ele quebrou o recorde de inscrições na plataforma, com mais de 280 mil inscritos após uma maratona de transmissão que durou cerca de um mês. O número superou o antigo recorde que pertencia a Tyler "Ninja" Blevin, outro grande nome do serviço que, durante a sua carreira, também deixou a plataforma, antes de realizar seu retorno após um ano fora. Apesar de tudo, ele decidiu, no dia 29 de novembro, mudar os rumos de sua carreira.

Ludwig começou nas transmissões de jogos como Super Smash Bros. Melee e Dark Souls, antes de variar mais seu conteúdo. Ele ainda é conhecido como o "Golden Boy da Twitch", embora sentisse que não recebia tanta atenção da plataforma. Assim, ele realizou negociações para verificar se havia opções melhores e recebeu uma boa resposta do YouTube, onde ele poderia streamar por menos horas e ter ainda mais tempo para focar na produção de conteúdo. Em uma última conversa, a Twitch TV não lhe deu uma proposta melhor e finalizou a parceria desejando-lhe boa sorte no novo caminho.

Ludwig dizia não ter a atenção merecida da Twitch e, com uma proposta superior, partiu para o Youtube — Foto: Divulgação/Fwiz

Vale destacar que Ludwig já contava com mais de 2 milhões de seguidores no YouTube, ou seja, ele não começaria do zero. Ele deixou para trás mais de 3 milhões de seguidores na Twitch e pouco mais de 8 mil inscritos que estavam ativos no momento de sua saída definitiva. Sua primeira transmissão na plataforma do Google ocorreu no dia 30 de novembro.

TimTheTatMan

Tim “TimTheTatMan” Betar iniciou sua carreira na Twitch em 2012 jogando principalmente games do gênero FPS, como Overwatch e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), mas passando também por títulos como World of Warcraft, Fortnite e Fall Guys. Desde então, ele se tornou em uma das maiores celebridades da plataforma, ultrapassando a marca de sete milhões de seguidores.

Embora tivesse adquirido uma grande fama na Twitch, ele anunciou, no dia 1° de setembro, que estaria migrando suas transmissões para o YouTube, onde já contava com cerca de 3,8 milhões de seguidores na época. Por ser um nome de tanto prestígio no site, a Twitch fez uma grande homenagem em sua despedida.

Tim explicou que sua mudança estava relacionada ao acréscimo de responsabilidades. Quando começou sua carreira de streamer, ainda não tinha a esposa e o filho ao seu lado para cuidar e dar atenção. Dessa forma, não havia mais condições de realizar transmissões tão grandes como ele fazia antes. Como o acordo com o YouTube lhe daria espaço para fazer streams menores, ele poderia ter mais tempo para sua família. O próprio Tim considerou essa mudança como uma espécie de "seguro para a vida".

Embora ainda mostrasse carinho pela Twitch, TimTheTatman foi para o Youtube com o objetivo de ter mais tempo para sua família — Foto: Reprodução/The Loadout

Valkyrae

Rachell "Valkyrae" Hofstetter, conhecida também como "Rae", é uma streamer que começou sua carreira na Twitch em 2014 jogando League of Legends e realizando vlogs. Não demorou para ela conquistar seu espaço e superar rapidamente a marca de 1 milhão de seguidores. Em 2018, ela também se tornou criadora de conteúdo e uma das proprietárias da 100 Thieves, uma das principais organizações de esportes eletrônicos da América do Norte. E foi a partir de 2020 que ela optou pela grande mudança em sua carreira: a migração da Twitch para o YouTube.

A razão da decisão, de acordo com Valkyrae, se deu por conta da maior liberdade que ela teria no YouTube, que permitiria a ela não se preocupar com os números de inscritos do seu canal da Twitch para atingir seus objetivos. Seu acordo foi considerado significativo na época, embora os rumores mostrassem que ela receberia um valor inferior a US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,6 milhões) por ano, menos do que outros streamers conseguiram no mesmo período.

Valkyrae afirma que o Youtube pode ser a principal opção para as celebridades do mundo do streaming — Foto: Divulgação/Valkyrae Instagram

Vale destacar que a youtuber vem afirmando que celebridades da Twitch deveriam pensar em seguir o mesmo caminho para a plataforma rival. Em outubro de 2021, ela reforçou essa ideia quando houve o enorme vazamento na plataforma da Amazon. Recentemente, no começo de dezembro de 2021, ela também cravou que mais streamers estarão tomando a mesma decisão em breve.

CouRage

Jack "CouRage" Dunlop também é um dos proprietários da organização de esportes eletrônicos 100 Thieves. Sua carreira começou jogando torneios de Halo e, eventualmente, fazendo parte da organização desses eventos. Ele também atuou como comentarista de diversos torneios da franquia Call of Duty, incluindo o Call of Duty World Championship, por alguns anos. A partir de 2018, ele passou a focar na criação de conteúdo na Twitch, destacando-se principalmente com transmissões e participações de eventos de Fortnite, e também pela amizade com a cantora Ariana Grande.

Mesmo com o grande sucesso na Twitch, superando dois milhões de seguidores em pouco tempo, o seu foco na plataforma se encerrou em 2019, quando houve a migração para o YouTube. Entre os motivos, ele mencionou que poderia manter seu trabalho em uma única plataforma ao invés de duas, como fazia anteriormente, e também que conseguiria fazer uma variedade maior de conteúdos na nova casa. Atualmente, ele conta com mais de 3,4 milhões de seguidores no YouTube.

Courage optou por trabalhar apenas em uma plataforma, onde faria transmissões e colocaria vídeos variados — Foto: Reprodução/Matt Shouse/YouTube

DrDisRespect

Um dos casos mais famosos de streamers trocando a Twitch pelo Youtube é certamente o de Guy “Dr DisRespect” Beahm. O norte-americano iniciou sua carreira logo cedo, em 2010, e superou a marca de 4 milhões de seguidores na Twitch jogando jogos como Apex Legends e PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG). Porém, ele foi banido para sempre da plataforma da Amazon no dia 26 de junho de 2020 em um caso que segue bastante misterioso até hoje.

DrDisRespect ainda não tem certeza do que levou ao seu banimento e segue carreira no YouTube desde agosto de 2020. Em sua primeira transmissão, ele contou com mais de 300 mil espectadores e acumulou mais de 200 mil novos seguidores. Atualmente, ele segue firme em suas transmissões no site e supera os 3,6 milhões de seguidores em seu canal.

DrDisRespect segue realizando lives no Youtube após ter recebido misterioso banimento da Twitch — Foto: Divulgação/Razer

JOGOS QUE VIRARAM FENÔMENO NA TWITCH

JOGOS QUE VIRARAM FENÔMENO NA TWITCH

Mais do TechTudo