Jogos de estratégia
Publicidade

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


O League of Legends (LoL) conta atualmente com 157 campeões, cada um com diferentes curvas de aprendizado. Enquanto alguns exigem tempo e paciência para que o jogador seja capaz de utilizá-lo com maestria, outros possuem habilidades e mecânicas mais simples de entender e que podem ajudar principalmente os jogadores que estão começando a jogar o MOBA da Riot Games. Confira, a seguir, dez escolhas de personagens fáceis de usar para os iniciantes no mundo do LoL.

Personagens fáceis de usar para iniciantes do League of Legends — Foto: Divulgação/Riot Games

Ashe

Ashe é uma atiradora que possui um arsenal de habilidades simples de se compreender. Ela tem um potencial grande de causar dano massivo com simples ataques básicos, além de possuir um bom recurso para conceder visão aos aliados. Por fim, a campeã ainda conta com uma ultimate forte e global, que pode salvar o jogador ou garantir uma eliminação graças ao seu atordoamento.

A posição de atirador não é muito recomendada para um iniciante, dada toda a pressão pelo farm na rota e a necessidade de jogar com um suporte. Porém, a Ashe é um excelente ponto de partida para começar a entender as mecânicas do LOL.

Ashe conta com recursos fortes e simples para ajudar o iniciante — Foto: Divulgação/Riot Games

Amumu

A múmia triste é uma excelente opção para aqueles que desejam começar a se arriscar pela selva. Amumu possui recursos para eliminar os monstros neutros rapidamente e sem perder muita vida durante o processo. Em relação a esse ponto, o iniciante precisa ter apenas noção no gasto de mana do campeão, principalmente por conta do uso exagerado da habilidade Desespero (W), que é excelente para limpar os monstros, mas, pode acabar com a mana em segundos caso esteja sem o buff do azul.

Além da facilidade de limpar a selva, Amumu pode emboscar facilmente os adversários, ajudando assim o iniciante a se acostumar com suas habilidades. No caso do campeão, a Bandagem (Q) é seu principal recurso para emboscar ou para começar uma luta. Somado à ultimate do campeão, cria-se um combo devastador e muito fácil de ser executado.

Combo de Amumu com as habilidades Q e R possui uma execução simples e pode acabar com o time inimigo — Foto: Divulgação/Riot Games

Nasus

Nasus é um campeão comumente utilizado na rota superior e que não possui nenhuma mecânica complicada. Sua principal arma está no Ataque Sifão (Q), que aumenta sua força conforme você elimina alvos pelo seu caminho. De resto, suas habilidades não possuem mistério, podendo reduzir a armadura e velocidade de movimento dos alvos, ao mesmo tempo que a ultimate fortalece o campeão.

O único grande problema do Nasus está relacionado à mobilidade. Ele não possui nenhum tipo de corrida ou recurso para atravessar paredes, como muitos campeões mais recentes possuem, o que pode deixá-lo em uma situação ruim em situações de perseguição. Mesmo assim, ele segue sendo um bom nome para começar a se aventurar na rota superior.

Nasus brilha quando o jogo está mais avançado e seu Q devidamente evoluído — Foto: Divulgação/Riot Games

Sona

Para aqueles que desejam jogar de suporte, a Sona pode ser a opção mais viável. Suas habilidades consistem em causar dano, curar, conceder escudo, dar velocidade e, com a ultimate, atordoar os adversários em seu caminho. Todas as habilidades, com exceção da ultimate, irão automaticamente funcionar no alvo que está no alcance, sem a necessidade de se preocupar com a mira. Por isso, a Sona se torna uma campeã ainda mais fácil mecanicamente.

O detalhe mais complicado da Sona e que diferencia um jogador de nível menor para um de nível mais elevado está relacionado à sua passiva. Dependendo da habilidade que você está utilizando, a habilidade potencializará seu ataque básico, além de reduzir o dano ou a velocidade do adversário. Isso pode fazer o iniciante prestar mais atenção nas passivas, não apenas da Sona, mas de todos os campeões.

Embora não esteja entre os melhores suportes, Sona tem um estilo muito convidativo para novos jogadores — Foto: Divulgação/Riot Games

Nautilus

Campeão que já passou pela selva, mas que hoje em dia se apresenta mais como suporte, o Nautilus sempre foi um personagem a ser temido em Summoner's Rift. Sua passiva e seu kit de habilidades tornam ele em um dos heróis com mais controles de grupo de todo o League of Legends. Nautilus pode atordoar, puxar, causar lentidão e ainda lançar seus adversários para o alto com sua ultimate. Mesmo sem ser um exímio causador de dano, ele pode facilmente garantir eliminações para sua equipe.

Além de seus controles de grupo, Nautilus é um campeão do tipo tanque, ou seja, que aguenta golpes e tem durabilidade. Ele possui muita vida e ainda conta com uma habilidade que lhe concede uma boa quantidade de escudo, o que pode salvá-lo caso fique em uma situação mais delicada. Combos fáceis, resistência e muito controle de grupo fazem dele outra boa escolha para os iniciantes.

Nautilus é o rei dos controles de grupos e é temido em qualquer elo do LOL — Foto: Divulgação/Riot Games

Garen

O guerreiro de Demacia também se apresenta com um arsenal de habilidades bastante básico e ideal para os iniciantes. Antes de falar das habilidades, é importante destacar sua passiva, chamada de Perseverança. Com ela, Garen pode regenerar uma porcentagem de sua vida a cada segundo, desde que não receba nenhum dano nesse período. Essa passiva é interessante para o jogador que ainda está aprendendo a jogar na rota superior. Afinal, mesmo se receber muito dano, Garen pode permanecer na rota por mais tempo e seguir adquirindo recursos.

Em relação às habilidades, nada muito complicado também. Um buff de velocidade com um ataque que silencia o oponente, um recurso para aumentar armadura e resistência mágica, e uma habilidade que faz Garen girar e causar dano ao seu redor. É importante prestar atenção na ultimate e quando ela marca um vilão, que no caso é o seu oponente que receberá mais dano com o seu ataque.

Garen é bastante forte na fase de rotas, mas pode acabar perdendo seu potencial conforme o jogo avança — Foto: Divulgação/Riot Games

Diana

Diana é uma campeã utilizada por muito tempo na rota do meio, mas que vem sendo uma preferência maior na selva ultimamente. Diferente de outros campeões citados até aqui, a Diana é focada em causar um bom dano utilizando o poder de sua habilidade. Embora não seja resistente como um tanque comum, a Cascata Lívida (W), causa dano e concede um escudo que pode ajudar a campeã a sobreviver por mais tempo durante as lutas.

Sua passiva e suas habilidades são simples de compreender, assim como suas combinações que também não são tão complexas e podem derreter a vida de campeões mais frágeis sem grandes dificuldades. Trata-se de uma boa opção para o iniciante se acostumar a utilizar desses campeões corpo a corpo que não são tanque e se adaptam em situações em que serão um alvo maior dos adversários nas lutas pelo mapa.

Diana é uma campeã bastante temida e pode eliminar os adversários sem muito esforço — Foto: Divulgação/Riot Games

Sion

Sion é um tanque bastante utilizado na rota superior e, de forma situacional, como suporte. Além de resistente, o gigante possui ferramentas para se manter firme da rota, mesmo se acabar recebendo muito dano de seu adversário. Entre suas habilidades está a Fornalha da Alma (W), que concede um grande escudo para o Sion e ainda pode recuperar um pouco de sua vida quando abate minions ao seu redor. O Urro do Assassino (E) também concede-lhe o espaço para causar dano em segurança, assim como o Golpe Demolidor (Q).

A principal dificuldade relacionada ao Sion está em sua ultimate, a Investida Incontrolável. Por ser muito simples de se desviar, o jogador precisa utilizá-la com bastante sensatez para não se colocar em um posicionamento ruim e prejudicar sua equipe. No mais, Sion segue sendo uma boa opção para dar os primeiros passos no LoL, principalmente se a preferência for por personagens grandes e resistentes.

O gigante Sion é muito resistente e, caso consiga usar bem suas habilidades, pode causar um bom dano — Foto: Divulgação/Riot Games

Malphite

O Malphite é mais uma ótima opção de campeão tanque. Suas habilidades também são de fácil compreensão. O Fragmento Sísmico (Q) atinge um alvo único e o desacelera. A Trovoada (W) potencializa o ataque básico criando ondas de choque na sua frente. O Estrondar Terreno (E) causa um dano ao redor do Malphite que é fortalecido com base na quantidade de armadura que ele tiver e ainda diminui a velocidade de ataque do adversário, sendo um verdadeiro terror contra campeões que dependem de ataque básico.

Sua ultimate, Força Incontrolável, é perfeita para varrer o time adversário de Summoner's Rift e ainda pode ser utilizado como fuga, caso necessário. Mas Malphite possui um grande problema: o consumo de mana. Tanto poder tem um custo, que exige que o jogador controle muito bem sua mana durante a fase de rotas. Caso contrário, Malphite se torna um alvo fácil, mesmo com uma passiva que o transforma em um tanque completo.

Malphite possui uma das ultimates mais temidas do jogo e ainda é o terror de muitos campeões na rota superior — Foto: Divulgação/Riot Games

Jinx

Entre outras boas escolhas para atiradores, temos a Jinx. Assim como a Ashe, ela é uma atiradora sem muitos mistérios e com uma curva de aprendizado relativamente baixa quando comparamos com outros campeões. Seu principal diferencial está na habilidade Trocando! (Q), que permite com que ela alterne em uma metralhadora que ataca rapidamente e uma bazuca que é mais lenta no ataque, mas que possui um alcance maior, dando a ela um pouco mais em segurança na fase de rotas em troca do consumo de mana a cada disparo.

Como Jinx não tem tanta mobilidade, o jogador precisa se virar com a lentidão do Zap! (W) e o atordoamento da Mordidinha Flamejante (E) quando estiver em perigo. A passiva, que dá a campeã muita velocidade de movimento quando pega um abate ou assistência, derruba estrutura ou elimina um monstro épico, também pode ser útil tanto para perseguir como para fugir.

Jinx também é uma escolha a se considerar para aprender a jogar como atirador — Foto: Divulgação/Riot Games

Com informações de Mobalytics, Gamerant e PCGamesN

Mais do TechTudo