Educação

Por Maira Soares, para o TechTudo


Conseguir bolsa de estudos ficou mais fácil com a Internet. Há uma série de sites que, por meio de parcerias com instituições de ensino privadas, oferecem descontos em faculdades e escolas. Com eles, é possível encontrar cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e até de idiomas por preços mais baixos, além de obter benefícios como seguro educacional.

Para ajudar os estudantes, o TechTudo preparou uma lista com cinco opções de plataformas que oferecem bolsas de estudos. Vale lembrar que os descontos garantidos por meio dos sites abaixo não configuram financiamentos, modalidade na qual os alunos precisam pagar após concluir o curso.

Como conseguir bolsa de estudos? Lista traz cinco sites que dão desconto em faculdade — Foto: Divulgação/Microsoft

1. Quero Bolsa

O Quero Bolsa (https://querobolsa.com.br/) é um site que oferece bolsas de até 75% de desconto em parceria com mais de seis mil instituições de ensino, entre faculdades e escolas de todo o Brasil. A plataforma se destaca pela oferta de bolsas em cursos de graduação e pós-graduação, mas também é possível encontrar descontos em cursos técnicos e de idiomas.

Quero Bolsas oferece até 75% de desconto em faculdades — Foto: Reprodução/Maira Soares

O sistema de busca do Quero Bolsa permite filtrar por cidade, faculdade e nome do curso desejado. Também é possível refinar a pesquisa por preço da mensalidade. Para garantir a bolsa desejada, o candidato deve se cadastrar no site e efetuar o pagamento de uma pré-matrícula. Feito isso, o estudante receberá um e-mail de confirmação. O próximo passo é seguir as regras da instituição de ensino e dar prosseguimento ao processo de matrícula.

O Quero Bolsas possui ainda benefícios como o programa de indicação Quero Pontos, a solução de pagamentos Proteção Quero e o seguro educacional Seguro Quero. Todos são voltados para facilitar o acesso e a manutenção das bolsas.

2. Educa Mais Brasil

O programa Educa Mais Brasil (https://www.educamaisbrasil.com.br/) tem parceria com mais de 30 mil instituições particulares em todo o país. É possível encontrar descontos de até 70% em cursos de graduação como Engenharia, Direito, Psicologia e Farmácia, além de bolsas em cursos de pós-graduação, educação básica, técnicos e de idiomas. Cursos preparatórios, profissionalizantes, EJA (Educação de Jovens e Adultos), pré-vestibular e pré-Enem também são contemplados pelo programa.

Bolsas de estudo do Educa Mais Brasil chegam a 70% de desconto — Foto: Reprodução/Maira Soares

Para participar, basta preencher uma ficha de inscrição disponível no site, fazer a pré-matrícula e aguardar a avaliação feita pelo Educa Mais Brasil. Caso seja aprovado, o candidato poderá confirmar o interesse na bolsa pelo site ou pelos canais de atendimento. Vale ressaltar que a plataforma segue a política do reembolso – seu dinheiro é devolvido caso tenha algum problema com a instituição e não consiga realizar matrícula.

3. Neora

O Neora (https://www.neora.com.br/) promete bolsas de estudos com até 89% de desconto em mais de meio milhão de cursos, sejam de graduação, pós-graduação, técnicos, de idioma ou mesmo cursos livres. O site também oferta testes vocacionais gratuitos e orientação de carreira para quem ainda não sabe qual caminho seguir após o Ensino Médio. Entre as instituições parceiras do Neora estão a Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Estácio de Sá e Universidade Anhembi Morumbi.

Neora: testes vocacionais e orientação de carreira fazem parte da plataforma de bolsa de estudos — Foto: Reprodução/Maira Soares

Após encontrar o curso desejado com desconto, o estudante deve comprar o que o site chama de "Cupom Neora" para se tornar um bolsista. O cupom, que deve ser entregue à instituição no ato da matrícula ou no dia do vestibular, serve para identificar o aluno como bolsista Neora, de forma que a faculdade ou escola possa confirmar o desconto da bolsa de estudo.

4. Mais Bolsas

O Mais Bolsas (https://www.maisbolsas.com.br/) oferece bolsas de estudos com até 70% de desconto em mais de 35 mil escolas e faculdades do Brasil. As modalidades educacionais são amplas, e variam entre cursos de graduação, pós-graduação, Educação Básica, cursos técnicos, idiomas, preparatórios para concursos, pré-vestibular e Enem, profissionalizantes e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Mais Bolsas permite encontrar bolsas de estudo em faculdades e outras instituições de ensino — Foto: Reprodução/Maira Soares

O processo para conseguir a bolsa de estudos é simples. O candidato precisa realizar o pagamento da pré-matrícula, aguardar a liberação do pagamento, concluir o processo seletivo de acordo com a instituição de ensino escolhida e fazer a matrícula após aprovação. Entre as instituições de ensino parceiras estão Unopar, UNIP e Faculdade Católica Paulista.

5. Amigo Edu

O Amigo Edu (https://amigoedu.com.br/) permite encontrar bolsas de estudo de até 80% de desconto em faculdades de todo o Brasil. O site tem parceira com mais de 200 instituições de ensino, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade Anhembi Morumbi.

Não é necessário ter feito o Enem ou passar por comprovação de renda para garantir a bolsa. O estudante precisa apenas escolher o curso desejado, pagar a pré-matrícula e seguir as recomendações enviadas por e-mail logo em seguida. O pagamento da taxa de pré-matrícula irá garantir a bolsa por completo até o final do curso.

Amigo Edu possui benefícios que ajudam os estudantes depois de conquistarem a bolsa de estudos — Foto: Reprodução/Maira Soares

Além da oferta de bolsas de estudos, o Amigo Edu também oferece benefícios como cashback no pagamento da pré-matrícula, seguro educacional, descontos em lojas parceiras e programa de indicação.

Veja também: apresentação do novo fórum TechTudo

Apresentação do novo fórum TechTudo

Apresentação do novo fórum TechTudo

Mais do TechTudo