Jogos de ação
Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


O Homem-Aranha é um dos heróis mais populares da Marvel e o lançamento do filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa fez ele aparecer em diversos jogos em 2021. Até agora o Spider-Man surgiu em Fortnite, com distribuição de skins e de lançadores de teia. Outro destaque vai para a participação do personagem em Marvel Future Revolution, com diversas versões como Noir, Spider-Punk, Superior Spider-Man. O TechTudo separou alguns títulos onde o herói aparece e chama a atenção dos fãs do personagem.

Homem-Aranha está em alta no mundo dos jogos; o título Miles Morales foi lançado em 2020 — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

História nos jogos

A trajetória do Homem-Aranha nos games é uma das mais antigas entre os super-heróis. O personagem começou com um jogo simples ainda no Atari 2600, passou por vários games de ação e beat'em up na época dos 16 Bits com o Super Nintendo e Mega Drive. Isso tudo até chegar a era dos jogos em mundo aberto como o memorável Spider-Man 2 para PS2, GameCube e Xbox.

Nos últimos anos o herói ganhou mais destaque com títulos de alto calibre, como Marvel's Spider-Man no PS4 e PS5, desenvolvido pela Insomniac Games, estúdio conhecido por séries como Ratchet & Clank e Sunset Overdrive. Uma sequência chamada Marvel's Spider-Man 2 está planejada para 2023.

Marvel's Avengers

O jogo oficial dos Vingadores desenvolvido pela Crystal Dynamics e publicado pela Square Enix é um game multiplayer online em que jogadores escolhem alguns dos super-heróis mais poderosos da Marvel e combatem forças da AIM. Exclusivamente nas plataformas PlayStation, usuários receberam recentemente Spider-Man como um personagem selecionável.

Para desbloqueá-lo basta achar um pouco de teia na janela da sala principal do Aeroporta-aviões da Shield (Helicarrier). O herói não tem uma campanha própria, mas tem trechos de história com os Vingadores. É possível também adquirir visuais diferentes baseados nos quadrinhos ao completar missões ou gastar moeda virtual, como Bugle Boy ou Spider-Armor Mark I e III.

O Homem-Aranha foi adicionado ao jogo Marvel's Avengers como um personagem exclusivo das plataformas PlayStation — Foto: Divulgação/Square Enix

Fortnite

O popular Battle Royale da Epic Games traz confrontos entre 100 competidores em uma ilha cuja área segura constantemente encolhe, até que só sobreviva uma equipe vencedora. O jogo ficou conhecido também por sua mirabolante história com participações especiais de diversos personagens e, em seu Capítulo 3, iniciado em 4 de dezembro, o Homem-Aranha faz uma visita inesperada aos players.

Usuários podem desbloquear o herói através do passe de batalha e também encontrar os icônicos lançadores de teia espalhados pelo mapa em mochilas presas nas paredes. Confira em nosso tutorial como encontrá-los.

O Homem-Aranha foi o primeiro convidado especial no terceiro capítulo de Fortnite e espalhou seus lançadores de teia pela ilha — Foto: Divulgação/Epic Games

Marvel Future Revolution

Um dos mais promissores games da Marvel nos dispositivos Android e iPhone (iOS), Marvel Future Revolution traz um RPG online de mundo aberto que tem uma jogabilidade como de um MMO. Nele, jogadores podem realizar missões em certas áreas com seus super-heróis favoritos.

A história do game envolve o multiverso da Marvel, onde Ultron deseja destruir todas as realidades e uma força-tarefa chamada Omega Flight é criada para defendê-las. O jogo tem elementos "gacha", onde o usuário recebe novos heróis através de sorteios. O Homem-Aranha está entre eles, com diversas versões, entre elas Noir, Spider-Punk, Superior Spider-Man, entre outras.

Em Marvel Future Revolution, o Homem-Aranha precisa se juntar a outro heróis e múltiplas versões de si mesmo para proteger o multiverso — Foto: Reprodução/Erick Figueiredo

PUBG Mobile

A versão para dispositivos mobile de PlayerUnknown's Battlegrounds é o mais novo game a anunciar a participação especial do Homem-Aranha, como parte de um evento limitado. PUBG Mobile é um jogo Battle Royale com elementos táticos voltados para realismo e sobrevivência, porém sua versão mobile costuma ser um pouco menos séria. O crossover trará itens e elementos de jogabilidade baseados no super-herói em meados de janeiro para promover o lançamento do novo filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, porém não foram dados maiores detalhes sobre o evento.

PUBG Mobile terá evento crossover com o Homem-Aranha em janeiro para promover o filme do herói — Foto: Reprodução/PUBG Mobile

Dsenvolvido pela Insomniac Games em parceria com a Sony, Marvel's Spider-Man marcou o momento onde o herói recebeu um nível de tratamento comparável a outros grandes títulos, os chamados AAA, como God of War. O jogo traz um grande mundo aberto e uma história profunda que apresenta alguns dos principais vilões, inclusive com uma nova origem para um velho conhecido. Durante o jogo, Spider-Man pode liberar várias roupas diferentes com o uso de "tokens" oferecidos por várias tarefas. Há roupas como Homem-Aranha 2099, Aranha Escarlate e mais, cada qual com seus próprios poderes.

Marvel's Spider-Man remasterizado no PS5 receberá duas roupas do filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa — Foto: Divulgação/Insomniac Games

O game recebeu em 2020 a sequência Spider-Man: Miles Morales, focada no personagem que também utiliza o título de Homem-Aranha, além de uma remasterização de Marvel's Spider-Man para o PS5. A nova versão para o console de última geração ganhou recentemente duas roupas baseadas no filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, uma que é semelhante à Aranha de Ferro e uma roupa preta com detalhes em dourado que aparece durante o filme.

PlayStation 5 e Xbox Series: Qual console de nova geração comprar?

PlayStation 5 e Xbox Series: Qual console de nova geração comprar?

Mais do TechTudo