Jogos de ação

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


O ano de 2021 teve diversos lançamentos de peso na indústria dos games, com altas avaliações pelo público e pela crítica, como Disco Elysium, Hades e Forza Horizon 5. Uma das plataformas utilizadas para avaliar a recepção dos games é o Metacritic, conhecido por agregar análises de vários sites de games e publicar uma espécie de média entre as notas. Pensando nisso, o TechTudou separou os jogos mais bem avaliados do ano em todas as plataformas: PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X, Xbox Series S, PlayStation 4 (PS4), Xbox One, Nintendo Switch, dispositivos Android, iPhone (iOS) e PC. Confira mais detalhes sobre cada um dos jogos a seguir.

O jogo de detetive Disco Elysium: The FInal Cut foi o título mais bem avaliado em 2021 segundo o site Metacritic — Foto: Divulgação/Skybound Games

Como funciona o Metacritic?

O sistema do Metacritic conta com notas de 0 a 100, o "Metascore", que utiliza o conceito de média ponderada. Nele, alguns veículos têm mais peso em suas notas do que outros, com base em sua qualidade e confiabilidade.

É preciso ter pelo menos 4 críticas de sites cadastrados no Metacritic para obter um Metascore. Quando um jogo obtém uma avaliação acima de 90 e tem análises de pelo menos 15 veículos diferentes, ele ganha o selo "Must play", que o classifica como um game que vale a pena ser jogado.

1. Disco Elysium: The Final Cut - PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, iOS, And, PC

Neste game de aventura e RPG repleto de suspense e mistérios, jogadores se tornam detetives na cidade de Revachol, onde um assassinato foi cometido e precisa ser investigado. Para isso, será preciso interagir com vários personagens em busca de informações e usar diferentes habilidades para tentar extrair o que eles não querem dizer.

Há várias formas de resolver os problemas de acordo com a abordagem do jogador. O game conta também com uma mecânica chamada "Thought Cabinet", onde o detetive pode ganhar novas vantagens ou desvantagens segundo o tipo de pensamentos em sua cabeça. A versão Final Cut adicionou ainda dublagem para todos os personagens e algumas novas missões.

Disco Elysium é um jogo de aventura e RPG no qual jogadores precisam resolver um assassinato através de diferentes abordagens — Foto: Reprodução/Steam

2. The House in Fata Morgana: Dreams of the Revenants Edition - SW

Fãs de jogos de aventura no estilo visual novel precisam conhecer The House in Fata Morgana, uma história profunda que atravessa várias épocas. No jogo, usuários são donos de uma mansão amaldiçoada e, por meio dela, podem ver acontecimentos de diferentes períodos, descobrindo todas as tragédias que atingiram os donos anteriores para tentar quebrar a maldição.

A versão "Dreams of the Revenants Edition" inclui duas expansões: A Requiem for Innocence, que fala sobre as origens da maldição, e "Reincarnation" que mostra uma versão alternativa dos personagens, reencarnados atualmente.

The House in Fata Morgana é um jogo estilo visual novel com grandes mistérios em uma mansão amaldiçoada — Foto: Reprodução/Steam

3. Hades - PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, PC

Um game de ação estilo "Rogue", Hades, conta a história de Zagreus, filho do deus do submundo que deseja escapar para a superfície. Assim como em outros games no estilo Rogue, o caminho de Zagreus é gerado aleatoriamente com salas, inimigos e armadilhas diferentes a cada nova tentativa, nas quais ele morrerá e renascerá várias vezes antes de conseguir completar seu objetivo.

Entre cada investida, o jogador pode ganhar pontos para se fortalecer e conhecer outros deuses e heróis da mitologia grega que possam estar dispostos a colaborar com sua jornada, além de desbloquear armas variadas que permitem diferentes estilos de jogabilidade.

Hades é um popular game de ação estilo Rogue no qual jogadores morrem várias vezes e ficam mais fortes a cada tentativa — Foto: Reprodução/Steam

4. Forza Horizon 5 - XBSX/S, XB, PC

O novo capítulo da franquia de games de corrida da Microsoft trouxe uma das melhores experiências do ano nos consoles Xbox e no PC. Em Forza Horizon 5 é possível participar de um festival de carros que se passa no México, em um mundo aberto com o maior mapa já feito para a série trazendo diversas corridas, missões, eventos e mais. A parte visual do game conta com belos gráficos e muita variedade de bioma e condições climáticas, como praias, montanhas, selvas, vulcões, tempestades de areia e chuvas tropicais.

Forza Horizon 5 traz o maior mapa da série com grande variedade de biomas e condições climáticas no México — Foto: Reprodução/Steam

5. Final Fantasy XIV: Endwalker - PS5, PS4, PC

O aclamado MMORPG da Square Enix teve um novo pico de popularidade com a chegada de sua expansão Endwalker. A novidade completa a saga atual do game com uma intensa jornada que levará jogadores até à Lua.

Em matéria de jogabilidade, a quarta expansão do game aumenta o limite de nível dos personagens de 80 para 90, adiciona duas novas classes, novas dungeons, raids e mais áreas, como Garlemald, Thavnair e Radz-at-Han. O jogo teve um aumento tão significativo de novos usuários que os servidores não aguentaram: as vendas acabaram suspensas até que houvesse vagas para todos. Vale lembrar que, para jogar a expansão, é preciso ter o jogo Final Fantasy XIV: A Realm Reborn.

Final Fantasy 14: Endwalker traz o final de um longo confronto no game e várias novidades em sua jogabilidade, como aumento do limite de nível — Foto: Reprodução/Steam

6. Psychonauts 2 - XBSX/S, PS4, XB, PC

Após muitos anos em desenvolvimento a nova aventura de Raz foi finalmente lançada em 2021. Psychonauts 2 é um jogo de aventura e plataforma que continua a história de Razputin "Raz" Aquato, um jovem com talentos psíquicos que finalmente realiza seu sonho de entrar para uma força-tarefa de investigação da mente, os Psychonauts.

Para desvendar os planos maléficos dos criminosos, Raz e os outros Psychonauts precisam entrar nas mentes dos vilões, apresentadas como complexas fases de plataforma. Uma vez dentro delas, será preciso também enfrentar inimigos que representam pensamentos, como "dúvidas" e "arrependimentos", com o uso de golpes físicos e até mesmo Pirocinese.

Em Psychonauts 2, Raz terá que adentrar a mente de criminosos para extrair informação deles e impedir seus planos — Foto: Reprodução/Steam

A franquia de simulador de avião da Microsoft sempre teve uma grande fama no PC, mas 2021 marcou o ano em que ela chegou também para os consoles Xbox. Em Flight Simulator, usuários podem viajar por todo o mundo com uma grande variedade de aeronaves diferentes para pilotar. O jogo utiliza informações de satélite transformadas em visuais 3D diretamente no game e ainda recebe atualizações constantes para aumentar o nível de detalhes em certos locais, como cidades turísticas e aeroportos.

Microsoft Flight Simulator traz belíssimas paisagens para jogadores sobrevoarem, agora também nos consoles Xbox — Foto: Reprodução/Microsoft Store

8. Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 - PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, PC

Os clássicos games de skate com elementos "arcade" de PlayStation One, Nintendo 64 e Dreamcast ganharam uma versão refeita para os atuais consoles, com melhorias gráficas e de jogabilidade. Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 tem alguns dos maiores atletas de todos os tempos, entre eles o lendário Tony Hawk e os brasileiros Bob Burnquist e Letícia Bufoni. Os jogadores precisam completar objetivos nas diferentes pistas, como coletar as letras S-K-A-T-E, destruir objetos pelo cenário e alcançar áreas difíceis para realizar truques.

Tony Hawk's Pro Skater 1+2 reproduz toda a emoção dos clássicos games com visuais atualizados — Foto: Reprodução/Microsoft Store

9. Mass Effect: Legendary Edition - PS4, XB, PC

A trilogia de RPGs de ação Mass Effect foi relançada para os atuais consoles com visuais remasterizados, que chegam a se assemelhar a um remake no caso do primeiro game. Em Mass Effect 1, 2 e 3, usuários assumem o papel do comandante Shepard, que, junto de sua tripulação, precisam enfrentar a ameaça de uma raça mecânica chamada de Reapers.

O jogo mistura elementos de tiro e abordagens táticas nas batalhas com diálogos profundos, tomadas de decisão e relacionamentos, como em um RPG. Um dos detalhes mais interessantes dos games originais também continua disponível: a possibilidade de carregar seu save com detalhes e decisões de um game para o outro até o final da história.

Mass Effect: Legendary Edition traz a trilogia de games do comandante Shepard contra a ameaça dos Reapers, com suporte à transição de saves entre os capítulos — Foto: Reprodução/Steam

10. Chicory: A Colorful Tale - PS5, PS4, SW

Do mesmo criador de Wandersong vem outra aventura charmosa chamada Chicory: A Colorful Tale. Inicialmente, tudo estava bem em um alegre mundo habitado por animais pensantes, quando subitamente todas as cores desapareceram e o mundo ficou em preto e branco.

Um cachorro zelador decide então pegar emprestado, sem permissão, o pincel da artista e devolver as cores ao mundo. Com uma jogabilidade de exploração, quebra-cabeça e pintura, jogadores enfrentam uma escuridão que consome as cores e prcisam descobrir se são dignos de empunhar o pincel de Chicory.

Chicory: A Colorful Tale esbanja charme em uma aventura colorida do mesmo criador de Wandersong — Foto: Reprodução/Steam

Com informações de Metacritic (1 e 2), Touch Tap Play, Games Radar, Nintendo, Engadget, Game Rant

CRYPTOSHIPS: NOVO GAME NFT ESTILO CRYPTOCARS COM "BAIXO" INVESTIMENTO

CRYPTOSHIPS: NOVO GAME NFT ESTILO CRYPTOCARS COM "BAIXO" INVESTIMENTO

Mais do TechTudo