Jogos de ação

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


O Xbox Series X/S e o Xbox One tiveram grande sucesso em 2021, a ponto de a versão mais barata da nova geração aparecer como o console mais buscado durante a Black Friday. O ano também teve o lançamento do primeiro Microsoft Flight Simulator para console, assim como Forza Horizon 5 e Halo Infinite, pioneiro na franquia ao trazer modo multiplayer grátis. Já em 2022, a promessa é de seguir com o sucesso da marca, trazendo títulos como Elden Ring, CrossFireX e Starfield. Veja a seguir dez jogos bastante aguardado para Xbox em 2022.

Confira alguns dos jogos mais aguardados para o Xbox Series X, Series S e Xbox One em 2022 — Foto: Reprodução/Bandai Namco

1. Tom Clancy's Rainbow Six: Extraction - 20 de janeiro - XBSX/S, XB

O novo título da franquia traz elementos do jogo de tiro FPS Rainbow Six: Siege. A diferença é que eles foram retrabalhados em um game cooperativo PvE (Jogador vs Ambiente), onde o time Rainbow terá que enfrentar uma ameaça alienígena que invadiu o mundo. Os jogadores poderão ainda lidar com temas táticos em equipes de 3 pessoas, como escolher diferentes operadores com habilidades próprias, usar equipamentos de observação e quebrar paredes para pegar inimigos de surpresa.

Em alguns momentos será necessário adotar um estilo de jogo stealth para não despertar certos alienígenas e conseguir completar seus objetivos gerados aleatoriamente pelas fases. Ao adquirir o game, usuários receberão dois "Buddy Pass" para convidar amigos, que podem jogar de graça por duas semanas.

Rainbow Six: Extraction colocará o esquadrão Rainbow para enfrentar uma ameaça alienígena em missões cooperativas — Foto: Reprodução/Microsoft Store

2Life is Strange Remastered Collection - 1º de fevereiro - XBSX/S, XB

O game de aventura Life is Strange retorna em uma coleção remasterizada que inclui também o prequel Life is Strange: Before the Storm. O primeiro jogo acompanha Max, uma jovem que desperta o poder de voltar no tempo e utiliza suas habilidades para tentar salvar sua amiga Chloe. No entanto, ela descobre que uma terrível tempestade irá destruir sua cidade e pode não haver tempo para salvar tanto Chloe quanto o resto das pessoas.

Já a prequel foca em Chloe e explica seu relacionamento com outra personagem importante do primeiro jogo, Rachel. A remasterização trará gráficos melhorados e até mesmo novas animações com captura facial.

Life is Strange Remastered Collection irá contar as histórias de Max e Chloe com novos visuais melhorados — Foto: Reprodução/Microsoft Store

3. CrossFireX - 10 de fevereiro - XBSX/S, XB

O popular jogo multiplayer de tiro em primeira pessoa CrossFire ganhará uma versão exclusiva para os consoles Xbox, desenvolvida pela Smilegate. O jogo é conhecido por sua versão gratuita no PC, onde oferece modos como deathmatch e partidas voltadas para completar objetivos. Ambos os modos estarão presentes na versão do Xbox.

No entanto, o grande destaque fica para uma campanha exclusiva dos consoles, desenvolvida em parceria com a Remedy Entertainment, conhecida por games como Control, Quantum Break e Alan Wake. Este modo explorará o conflito entre as facções Black List e Global Risk a fundo.

CrossfireX traz o popular game multiplayer para os consoles Xbox com uma nova campanha exclusiva — Foto: Reprodução/Microsoft Store

4. Elden Ring - 25 de fevereiro - XBSX/S, XB

Elden Ring é um jogo desenvolvido por Hidetaka Miyazaki, mesmo criador de games como Dark Souls, Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice. A gameplay consiste em um título de aventura e RPG que promete levar os games estilo "Souls" para um novo patamar.

A história, escrita com participação de George R. R. Martin, de Game of Thrones, parte de um anel quebrado cujos pedaços corromperam aqueles que tentaram se agarrar ao seu poder. Cabe ao jogador reuni-los novamente e se tornar o "Elden Lord". A expectativa é por combates difíceis e lutas épicas com chefes gigantes, mas o título também devetrazer novidades ao mundo Souls, como um cavalo para travessias distantes e um dano de queda reduzido para incentivar a exploração.

Elden Ring é um dos jogos mais esperados para o Xbox e trará uma intensa aventura nos moldes da série Dark Souls — Foto: Reprodução/Microsoft Store

5. Stalker 2: Heart of Chernobyl - 28 de abril - XBSX/S

Jogadores irão retornar ao coração de Chernobyl na aguardada sequência do game de tiro em primeira pessoa, Stalker. O título fala sobre um grupo de sobreviventes, os Stalkers, que vivem na zona de exclusão de Chernobyl procurando suprimentos e realizando missões para outras pessoas que no local em troca de recursos.

A versão de Chernobyl no game, no entanto, conta com alguns elementos desconhecidos, como anomalias que podem desintegrar pessoas e criaturas mutantes que habitam a escuridão. São elas que os Stalkers comentam ao final de seus dias sentados ao redor de fogueiras. O jogo estará disponível já em seu lançamento no Xbox Game Pass.

Stalker 2: Heart of Chernobyl traz a jornada dos Stalkers, sobreviventes da zona do acidente nuclear — Foto: Reprodução/Microsoft Store

6. Grid Legends - 25 de fevereiro - XBSX/S, XB

A série de corrida motorizada irá retornar em 2022 com um novo jogo Grid Legends voltada para simulação e disputas realistas. O jogo de corrida terá moldes clássicos, sem mundo aberto, trazendo mais de 100 carros para pilotar e 250 eventos para competir.

Haverá ainda uma campanha single-player chamada "Drive to Glory", que contará com o ator Ncuti Gatwa, da série Sex Education, e jogadores podem esperar por uma IA desafiadora com diferentes personalidades para cada piloto. Fora do âmbito de simulação, será possível também criar corridas caóticas, com vários tipos diferentes de veículo na mesma disputa, como caminhões, carros esportivos, entre outros.

GRID Legends traz um jogo de corrida tradicional para o Xbox com opções de criar corridas caóticas com difrentes tipos de veículos — Foto: Reprodução/Microsoft Store

7. Grand Theft Auto 5 - Enhanced Edition - Março 2022 - XBSX/S

Duas gerações após seu lançamento no Xbox 360, GTA 5 irá ganhar uma versão melhorada agora no Xbox Series X/S com visuais remasterizados e outras melhorias. Grand Theft Auto 5 é um jogo de ação e aventura em mundo aberto em que jogadores controlam três personagens: Michael, Franklin e Trevor, em uma grande história no submundo do crime em Los Santos. O jogo ficou bastante conhecido também por seu extenso multiplayer GTA Online, que recebeu expansões de história recentemente e continuará com novidades em 2022.

GTA 5 irá retornar mais uma vez com seus crimes em uma versão melhorada para o Xbox Series X/S em 2022 — Foto: Reprodução/Microsoft Store

8. A Plague Tale: Requiem - 2022 - XBSX/S

A sequência de A Plague Tale: Innocence se passa diretamente após os eventos do primeiro jogo. O título leva os jogadores de volta à história de Amicia e seu pequeno irmão Hugo, que tentam começar uma nova vida em uma cidade ao sul quando a maldição de Hugo volta a se manifestar. No game de ação e aventura, usuários controlam Amicia enquanto lutam contra soldados da Inquisição com armas ou táticas stealth, além de enfrentarem um sobrenatural mar de ratos que os cerca. O título também estará disponível no Xbox Game Pass assim que chegar.

A Plague Tale: Requiem continua a história dos irmãos do primeiro jogo, novamente atormentados por um mar de ratos — Foto: Reprodução/Microsoft Store

9. Saints Row - 23 de agosto - XBSX/S, XB

O novo game da saga Saints Row é um reboot da clássica série, que leva os Saints de volta para suas origens como uma pequena gangue de rua que precisa conquistar a cidade de Santo Ileso. O jogador entra no papel do futuro chefe dos Saints e, ao lado de seus amigos Neenah, Eli e Kevin, terá que derrotar três facções rivais com muita ação, perseguições e tiroteios em mundo aberto. Tudo isso será realizado com o tradicional humor da franquia Saints Row e também suporte a multiplayer cooperativo.

Saints Row reimagina as clássicas aventuras da gangue dos Saints com novos personagens e muita ação — Foto: Reprodução/Microsoft Store

10. Starfield - 11 de novembro - XBSX/S

Outro título aguardado para o próximo ano é Starfield. O game é um RPG de exploração espacial da Bethesda, criadora de games como Fallout 4 e The Elder Scrolls 5: Skyrim. Pela primeira vez em 25 anos, a empresa produzirá um novo mundo, mas ainda não há uma descrição de como será a jogabilidade do game. Ainda assim, a expectativa é por algo semelhante aos outros games da empresa, com visão em primeira pessoa e muita liberdade para explorar.

Haverá múltiplos planetas para visitar em sua jornada e três facções principais que dominam o espaço: a União das Colônias, a Cooperativa Livrestrela e os piratas da Frota Escarlate. No lançamento, o game também estará disponível diretamente no Xbox Game Pass.

Um dos mais esperados games de 2022 é Starfield, novo RPG da Bethesda que promete trazer liberdade de exploração no espaço — Foto: Reprodução/Microsoft Store

Com informações de Polygon, Games Radar, CrossfireX, Stalker 2, Inverse, Xbox Wire (1 e 2), Tech Radar, PC Gamer

CRYPTOSHIPS: NOVO GAME NFT ESTILO CRYPTOCARS COM "BAIXO" INVESTIMENTO

CRYPTOSHIPS: NOVO GAME NFT ESTILO CRYPTOCARS COM "BAIXO" INVESTIMENTO

Mais do TechTudo