Por Isabele Scavassa, para o TechTudo


Com geladeiras e outros eletrodomésticos smart, o conceito de casa inteligente já é uma realidade. A cozinha é um dos ambientes que mais oferece aparatos desse tipo, principalmente pela crescente disponibilidade dos produtos no mercado. Apesar de existirem ainda em baixa escala e terem preços acessíveis para poucos no Brasil, esses dispositivos oferecem várias vantagens, como o controle remoto pelo celular e o funcionamento pré-programado por Assistente Virtual.

Pensando nesses recursos, o TechTudo reuniu cinco facilidades que podem ser proporcionadas por eletrodomésticos smart e que vão melhorar seu dia a dia ao cozinhar. Confira a lista a seguir.

Com assistente de voz e outros recursos smart, novo modelo de geladeira promete facilitar o dia a dia na cozinha — Foto: Divulgação/Samsung

Vale a pena comprar copo inteligente? Veja opiniões no Fórum do TechTudo.

1. Economizar luz

Uma das vantagens dos eletrodomésticos smart é a economia que pode ser gerada por eles. Isso porque grande parte desses dispositivos opera com o motor Inverter, tecnologia que proporciona um funcionamento contínuo para impedir os picos de energia. As geladeiras inteligentes são exemplos de aparelhos que contam com o componente. Desse modo, elas têm um consumo mais estável e geram economia de luz no final do mês.

Além da tecnologia Inverter, outro aspecto que também contribui de maneira positiva à economia de energia são as funcionalidades extras de cada eletrodoméstico. No caso do fogão smart, por exemplo, alguns modelos conseguem concentrar esforços para dissipar menos calor. Já entre os diferentes micro-ondas smart, é possível encontrar alguns que mantenham seu painel em stand-by quando não estiverem em uso.

Sistema Inverter presente nas duas geladeiras otimiza a economia de energia — Foto: Divulgação/Samsung

2. Consultar o estoque de comida diretamente pelo celular

Conferir alimentos armazenados nos interiores de cada eletrodoméstico é mais uma das facilidades de dispositivos de cozinha inteligente. Isso porque alguns refrigeradores e fogões dispõem de câmeras internas que exibem a gravação diretamente na tela de celulares. Desse modo, você pode conferir à distância o andamento de uma receita ou como está o seu estoque de comida.

Os apps usados para o controle e acompanhamento das geladeiras também desempenham a função de consulta sobre alimentos, mostrando até mesmo a validade deles. Em determinadas plataformas, os fabricantes destinam uma aba para o registro de comidas armazenadas nos refrigeradores, o que ajuda muito na hora de conferir o estado de frutas, verduras, frios e bebidas.

Fogão com rede Wi-Fi pode ser programado pelo celular — Foto: Divulgação/Samsung

3. Refrigeração e aquecimento inteligentes, com controle de umidade

Além de serem controláveis à distância, as geladeiras smart contam com a função de refrigeração inteligente. Desse modo, elas conseguem avaliar a temperatura externa para regular da melhor forma os graus internos, evitando congelamento de comidas armazenadas. Alguns “modos” do refrigerador, como o modo festa ou o modo férias, por exemplo, também regulam as configurações da geladeira para manter os alimentos bons por mais tempo, sob condições pré-determinadas.

O aquecimento inteligente, por sua vez, pode ser encontrado em fogões e micro-ondas, que podem preparar alimentos de forma mais eficiente e deixá-los no ponto certo. O fogão smart com controle de aquecimento, por exemplo, pode ser mais eficiente na cocção, entregando uma receita com menos tempo e mais economia de energia.

Já o micro-ondas smart é capaz de garantir pratos com o ponto e a suculência ideal por conta do controle de umidade disponível no dispositivo, que pode ser ajustado previamente. Os sensores presentes dentro do próprio aparelho são capazes de detectar as melhores condições e até mesmo salvá-las para usar os mesmos padrões das próximas vezes.

Micro-ondas smart é capaz de detectar a umidade ideal para a cocção de alimentos — Foto: Reprodução/Brastemp

4. Acessar receitas personalizadas

Além de automatizar muitas tarefas da cozinha, os eletrodomésticos também podem ajudar no cozimento de refeições. Ideal para quem não está tão familiarizado com algumas receitas, a função é encontrada principalmente em micro-ondas inteligentes, que usam código de barras para entregar o modo de preparo ideal de alguns alimentos.

Desse modo, os aparelhos aptos para ler códigos presentes na embalagem das comidas podem garantir que eles sejam preparados no tempo e nas condições ideais. Embora possa ser interessante contar com a ajuda de um celular para conferir os detalhes adicionais de uma receita, o eletrodoméstico smart ficará encarregado de cozinhar de acordo com as coordenadas indicadas pelo melhor modo de preparo.

Micro-ondas inteligente prepara refeições com base nas orientações obtidas via código de barras — Foto: Divulgação/GE

5. Programar funcionamento por assistente virtual

O funcionamento programado é uma ferramenta que abrange diversos aparelhos da cozinha inteligente. Hoje, é possível encontrar muitos dispositivos smart usados no preparo de refeições que vão além dos tradicionais fogões e geladeiras. Entre as opções extras estão panelas elétricas, air fryers e máquinas de gelo, todos com função inteligente integrada.

De modo geral, isso permite controlar e ajustar o funcionamento desses aparatos de qualquer lugar com a ajuda de um celular ou de uma assistente virtual. Assim, é possível preparar um alimento e deixá-lo no forno para cozimento a qualquer momento com ajuda do telefone ou de assistentes virtuais como Alexa e Google Assistente.

Geladeira Samsung pode ser controlada pelo app Smart Things — Foto: Divulgação/Samsung

A função também se aplica aos micro-ondas inteligentes, que também funcionam à distância. Tanto no caso do fogão tradicional quanto no do forno de micro-ondas, quem estiver no comando dos aparelhos consegue controlar temperatura e tempo de cocção remotamente. Além disso, é possível ainda conferir pelo celular ou Assistente Virtual todo o andamento de sua receita - o que funciona bem principalmente para quem cozinha enquanto realiza outras tarefas, como trabalho ou faxina.

Nota de transparência: Shoptime e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

6 produtos para CASA INTELIGENTE para modernizar sua casa!

6 produtos para CASA INTELIGENTE para modernizar sua casa!

Mais do TechTudo