Transporte

Por Raquel Freire, para o TechTudo


A Uber tem muitos serviços além do transporte em carros particula, mas nem todos são conhecidos pelos usuários do app. A motivo é justificável: grande parte dos recursos "desconhecidos" são voltados para os motoristas e entregadores parceiros. Também existem funcionalidades destinadas às empresas, como a mais recente modalidade de viagens lançada no Brasil, o Uber Shuttle, que oferece aluguel de ônibus para corporações.

Há ainda serviços disponíveis apenas em algumas cidades; no Brasil, normalmente os recursos fazem sua estreia em São Paulo. Veja abaixo cinco funções pouco conhecidas da Uber, aplicativo de viagens para Android e iPhone (iOS).

Conheça cinco serviços da Uber pouco divulgados entre os usuários do app de viagens — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Uber não mostra valor; como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.

1. Uber Shuttle

O Uber Shuttle é uma modalidade de viagem para empresas. O serviço permite que companhias aluguem ônibus ou vans para transporte de seus funcionários, para ida e vinda de casa para o trabalho. O recurso chegou ao Brasil dia 12 de janeiro deste ano.

A frota possui veículos com capacidade de 10 a 50 passageiros, que podem reservar um assento pelo próprio app. Além do horário de partida e chegada, o aplicativo exibe as rotas e pontos de embarque e desembarque em tempo real.

Serviço Uber Shuttle permite que empresas aluguem ônibus para transporte de seus funcionários — Foto: Divulgação/Uber

2. Uber Direct

O Uber Direct permite que lojas façam entregas de diferentes tipos de produtos usando a rede de motoristas da Uber. O funcionamento é similar ao do Uber Flash, mas, em vez de uma pessoa enviando itens para seus amigos, é um estabelecimento comercial fazendo entregas no mesmo dia para seus clientes.

O lançamento foi em abril de 2020, momento de propagação global da pandemia de Covid-19, inicialmente cobrindo apenas as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo. Com o anúncio do fim da entrega de restaurantes via Uber Eats, a empresa revelou que pretende expandir o Direct no Brasil.

Uber Direct, serviço de entregas de itens de empresas para consumidores — Foto: Divulgação/Uber

3. Uber Conta

Presente no Brasil desde fevereiro de 2021, o Uber Conta é uma conta digital criada em parceria com a Digio e voltada para os motoristas do app. Com ele, os prestadores de serviço podem receber o valor da viagem imediatamente após cada corrida com passageiro ou entrega.

A conta também permite visualizar extratos, fazer Pix e transferências gratuitas via TED, gerar boletos, fazer pagamentos, entre outras funções. Os serviços inclusos no pacote variam de acordo com o nível do motorista ou entregador no Uber Pro, programa de fidelidade para os parceiros do aplicativo.

Uber Conta, serviço de conta digital para motoristas e entregadores criado em parceria com a Digio — Foto: Divulgação/Uber

4. Uber Chip

O Uber Chip é um plano de celular pré-pago exclusivo para os entregadores e motoristas do aplicativo. Ele oferece acesso ilimitado aos aplicativos Uber Driver, WhatsApp e Waze, tornando possível aos colaboradores trabalhar sem gastar plano de dados.

O pacote também inclui ligações locais e interurbanas ilimitadas, desde que o usuário utilize o código 41, e 100 SMSs grátis por mês. Lançado em janeiro de 2021, junto com o Uber Conta, o serviço de telefonia funciona como um plano controle, com assinaturas mensal e semestral. Os valores mudam conforme a categoria do motorista ou entregador no programa Uber Pro.

Uber Chip é um plano pré-pago para motoristas com Uber Driver, WhatsApp e Waze ilimitados — Foto: Divulgação/Uber

5. Uber Bag

O Uber Bag é uma solução para passageiros que precisam de um porta-malas maior. Disponível apenas em algumas cidades do país, como São Paulo e Brasília, o serviço é integrado às modalidades Uber X e Black, mas com tarifas mais caras do que as aplicadas na corrida comum.

Ao pedir um carro no aplicativo, o usuário escolhe normalmente entre o Uber X ou Black e depois seleciona a opção "mais espaço". O app então vai procurar um carro que atenda ao requisito de porta-malas, conforme a lista de modelos aprovada pela Uber.

Uber BAG para passageiros que precisam de carros com porta-malas grande — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Com informações de Uber (1, 2, 3, 4, 5, 6)

Como pedir Uber pelo computador

Como pedir Uber pelo computador

Mais do TechTudo