Produtividade
Publicidade

Por Raquel Freire, para o TechTudo


A CTPS Digital é um aplicativo do Governo Federal para tirar a Carteira de Trabalho de forma online pelo celular. Com o app, disponível para celulares Android e iPhone (iOS), o trabalhador consegue consultar todas as informações dos seus contratos de trabalho, sejam eles atuais ou antigos, e benefícios como o abono salarial. O acesso é feito por meio da conta Gov.br e o único requisito é ser inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Quem nunca tirou a carteira profissional impressa pode dispensar o papel e solicitar apenas a Carteira de Trabalho Digital, que atualiza automaticamente as informações, de acordo com as anotações enviadas pelo empregador. A seguir, veja o que é a CTPS Digital e tire suas dúvidas sobre como usar o documento no celular.

Carteira de Trabalho Digital: como funciona o app para consulta de informações trabalhistas — Foto: Raquel Freire/TechTudo

O que é a CTPS digital?

A CTPS Digital é um app para fazer carteira de trabalho que permite ao trabalhador consultar todas as informações sobre sua vida profissional. A plataforma exibe dados como datas de admissão e rescisão de contratos de trabalho, mudança de salário, benefícios trabalhistas, seguro-desemprego, abono salarial, etc. O documento digital pode ser usado gratuitamente por qualquer pessoa inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A partir da Portaria nº 1065, publicada em 23 de setembro de 2019 pelo Ministério da Economia, a Carteira de Trabalho Digital passou a se equiparar com a CTPS física para fins de trabalho e emprego. No entanto, diferentemente da versão em papel, a CTPS Digital não é válida como documento de identificação civil.

CTPS Digita exibe informações sobre contratos de trabalhos atuais e passados; veja como baixar app Carteira de Trabalho Digital — Foto: Reprodução/Raquel Freire

A Carteira de Trabalho Digital substitui a física?

Na maioria dos casos, a Carteira de Trabalho digital substitui a impressa. Desde 2019, basta informar o CPF no momento da contratação para que o empregador atualize os dados através do portal eSocial, criado em 2014.

No entanto, o trabalhador que já tinha o documento em papel deve guardá-lo consigo. Isso porque as anotações presentes lá comprovam os contratos de trabalho antigos, mesmo que eles sejam exibidos na CTPS Digital. Também é importante salientar que funcionários de órgãos públicos e organismos internacionais continuam necessitando da Carteira de Trabalho em formato físico.

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital?

Para fazer a Carteira de Trabalho Digital pelo app, basta abrir a plataforma do Ministério da Economia, clicar em "Entrar", fazer o login com os dados da conta Gov.br e autorizar o aplicativo a usar suas informações para a CTPS Digital. Caso tenha alguma dúvida durante as etapas, siga o tutorial do TechTudo de como fazer a Carteira de Trabalho digital pelo celular, que pode ser acompanhado por usuários dos sistemas iOS e Android.

App CTPS Digital permite tirar Carteira de Trabalho usando conta Gov.br; Saiba como entrar no app carteira de trabalho digital — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como saber o número da Carteira de Trabalho Digital?

O número da Carteira de Trabalho Digital é o mesmo do seu CPF. A data de emissão do documento online é o dia em que você criou a conta e fez login pela primeira vez no CTPS Digital. A CTPS digital não inclui nem o número da Carteira física, nem o do PIS, cujo número é gerado pela Caixa Econômica Federal.

Como imprimir a Carteira de Trabalho Digital?

Você pode criar um PDF com seus dados da Carteira de Trabalho para imprimir ou mandar para outras pessoas. Para isso, primeiro toque na aba "Enviar" e escolha se quer incluir todos os dados da carteira. Se desmarcar essa opção, você pode selecionar apenas alguns dos contratos para inserir no documento.

Depois basta tocar no botão "PDF" e esperar carregar todo o documento. A partir daí, você pode escolher "Salvar", para armazenar o PDF no seu celular, ou "Enviar", para mandar o arquivo para outras pessoas ou mesmo salvá-lo na nuvem e imprimir mais tarde.

App também permite imprimir a Carteira de Trabalho Digital — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Com informações de Governo Federal

Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços

Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços

Mais do TechTudo