Qual Comprar?

Por Fernando Sousa, para o TechTudo


Placas de vídeo potentes podem fazer diferença na hora de rodar jogos da atualidade. Lançamentos e games modernos, como Deathloop e Forza Horizon 5, por exemplo, funcionam em uma alta resolução e taxa de quadros (frame rate), o que requer dos computadores um desempenho gráfico elevado. As opções mais avançadas de GPU, além de mais memória VRAM, trazem também suporte a tecnologias como FSR (AMD), DLSS (NVIDIA) e Ray-Tracing, que aprimoram a experiência visual.

Placas de vídeo de ponta podem passar dos R$ 15 mil, mas é possível encontrar boas opções por preços mais acessíveis. Para ajudar na sua escolha e compra, listamos cinco opções de placa de vídeo boas para rodar jogos pesados. Consideramos aspectos como fichas técnicas e tecnologias como critério de seleção.

Saiba se existe verdade por trás de algumas histórias sobre placas de vídeo — Foto: Divulgação/Saphire

Cooler da placa de vídeo fazendo muito barulho? Veja soluções no Fórum do TechTudo.

1. MSI AMD RX 6600 XT – a partir de R$ 6.604

Essa GPU (graphic processing unit, ou unidade de processamento gráfico, em tradução livre) da MSI traz o chip da AMD, que aparece como recomendado nas exigências de hardware de diversos jogos modernos - como o próprio Forza Horizon 5, por exemplo. Esse modelo conta com excelentes 8 GB de VRAM no padrão GDDR6 (nome dado ao armazenamento de placas gráficas), que é um dos mais modernos e potentes atualmente.

Vale lembrar que o VRAM é a memória de curto prazo da GPU - ou seja, a que guarda informações programas e aplicações abertas no momento. Quando esses softwares são fechados, esse armazenamento é liberado novamente. Quanto maior a capacidade de memória de uma placa gráfica, mais poderosa ela é. Para noção de comparação, um PS4 Pro utiliza VRAM de 8 GB no padrão GDDR5 - ou seja, a RX 6600 XT consegue rodar jogos de maneira superior à versão de ponta do PlayStation 4.

A RX 6600 XT é desenvolvida na moderna arquitetura RDNA2 da AMD, que é a base gráfica de games voltados para consoles de nova geração, como Xbox Series X e PS5. Com cerca de 50% mais potência do que sua versão anterior (RDNA), essa tecnologia promete compatibilidade com os principais recursos de GPUs da marca, como o FSR (função similar ao DLSS da NVIDIA, que aprimora a qualidade visual dos jogos sem comprometer performance).

MSI AMD RX 6600 XT traz 8 GB de VRAM e tem suporte ao FSR — Foto: Reprodução/Amazon

Com um visual bem imponente, a RTX 3060 Ti da EVGA é mais uma alternativa interessante para quem deseja rodar games pesados com qualidade. Além de oferecer também 8 GB de VRAM no padrão GDDR6, tem ainda um visual refinado, com iluminação RGB personalizável. Seus três ventiladores (fan) ajudam a máquina a não superaquecer, o que mantém as jogatinas estáveis e bem estruturadas.

Essa placa conta ainda com sistema inteligente de arrefecimento, o que também ajuda a mantê-la na melhor temperatura possível mesmo em dias muito quentes. Com clock (frequência de operação) que pode chegar aos 1,8 mil MHz, a RTX 3060 Ti conta ainda com suporte às tecnologias de Ray-Tracing e DLSS, o que garante um visual ainda mais realista aos jogos. Vale lembrar que, para funcionar em sua máxima potência, os games precisam ter de fábrica disponibilidade desses recursos.

EVGA RTX 3060 Ti oferece suporte a tecnologias como Ray-Tracing e DLSS — Foto: Reprodução/Amazon

Embora tenha um número menor de ventiladores do que a placa anterior, tem embutido o sistema IceStorm 2.0, que mantém boas temperaturas em um nível baixo de ruído. A RTX 3060 tem também VRAM em tecnologia GDDR6, além de um clock potente que pode chegar aos 1.807 MHz e interface de memória de 192-bit. Como a versão Ti, conta com suporte ao Ray-Tracing e DLSS.

Volume maior de VRAM (12 GB) é um dos diferenciais da Zotac RTX 3060 — Foto: Reprodução/Amazon

Essa poderosa placa de vídeo da ASUS com chip AMD promete desempenho extremo para encarar qualquer game nas configurações gráficas mais elevadas. Tem 16 GB de VRAM em sistema GDDR6, mesma quantidade que videogames potentes como PS5 e Xbox Series X. Dessa maneira, consegue proporcionar jogatinas com um nível de detalhes e realismo bem elevado.

A placa na versão OC traz um overclock de fábrica, que aumenta a frequência do funcionamento em até 2.340 MHz no modo boost. Além de um bom número de conexões, a RX 6800 XT tem três ventiladores e traz ainda um sistema de arrefecimento aprimorado e visual bem agressivo, o que pode agradar entusiastas que buscam o máximo em desempenho. Permite rodar em 4K e tem suporte ao Ray-Tracing.

ASUS RX 6800 XT é uma das placas mais poderosas da AMD — Foto: Reprodução/Amazon

A RTX 3080 Ti é uma placa de ponta com chip da NVIDIA. O modelo conta com 12 GB de memória no padrão GDDR6X e promete desempenho bruto, capaz de entregar muita qualidade mesmo com os recursos de 4K e Ray-Tracing ativados.

Com suporte ao DLSS, tem muita versatilidade. Desse modo, mesmo em games com resoluções mais baixas (como 1440p, por exemplo), a placa pode utilizar o recurso da NVIDIA para manter um nível de detalhes alto e com taxa de quadros elevada. Embora não tenha um visual tão irreverente, o modelo traz três fans e pode ser a escolha certa para jogos competitivos a mais de 140 quadros ou mesmo para 4K, mantendo sempre uma ótima performance.

ASUS RTX 3080 Ti tem visual basicamente idêntico ao modelo com chip AMD — Foto: Reprodução/Amazon

Com informações de GamesRadar, GamingBolt e AMD

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

MELHORES LANÇAMENTOS DE JOGOS DE TIRO EM 2021!

MELHORES LANÇAMENTOS DE JOGOS DE TIRO EM 2021!

Mais do TechTudo