Redes sociais
Publicidade

Por Marcela Franco, para o TechTudo


Ganhar seguidores no Instagram de graça é o desejo de criadores de conteúdo e marcas que atuam na rede social. Interagir com seguidores, entender o funcionamento do algoritmo da rede social e publicar posts em horários estratégicos são exemplos de ações que, se colocadas em prática, podem trazer resultados positivos ao perfil. A principal vantagem de conquistar seguidores organicamente é o maior engajamento dos usuários com a página. Quando os followers são comprados, por outro lado, a métrica diminui.

Mesmo sabendo disso, muitas pessoas e empresas compram seguidores com a intenção de aumentar os números em um curto intervalo de tempo. A prática, no entanto, fere os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade do Instagram e pode resultar no banimento da conta, entre outros prejuízos. O TechTudo listou oito dicas para ganhar seguidores no Instagram de graça e de forma autêntica. Vale lembrar que as instruções não garantem resultados imediatos; é preciso ter paciência e constância.

Lista traz oito formas de ganhar seguidores no Instagram; veja boas práticas — Foto: Marcela Franco/TechTudo

1. Otimize a bio e o perfil do Instagram

A biografia do Instagram é uma das primeiras seções com as quais os usuários se deparam ao visualizarem seu perfil. Se a pessoa se identificar com o conteúdo apresentado por você, as chances de ela conferir suas postagens e se converter em um seguidor aumentam bastante.

O espaço permite 150 caracteres. Logo, é preciso destacar as principais informações em poucas palavras, definindo de forma direta o propósito do perfil. Outra dica para otimizar a bio é adicionar, ao final da seção, uma "Call to Action" (chamada para ação, em português), seguida de um link clicável. Essa técnica, muito comum no marketing digital, consiste em criar uma frase com verbos no imperativo para estimular o usuário a completar uma ação. Por exemplo, "Confira nossa coleção ↓".

Seção de descrição do perfil no Instagram tem espaço para call to action — Foto: Reprodução/Paola Mansur

O feed do perfil também exerce grande influência sobre as impressões do visitante. Por isso, é importante criar uma grade de fotos e vídeos com uma estética agradável. Lembre-se de manter uma paleta de cores harmônica, caso seja possível. Além disso, vale usar uma ferramenta de planejamento visual para manter o feed organizado.

2. Poste com frequência e na hora certa

Contas comerciais do Instagram têm acesso ao "Insights", recurso que exibe várias informações sobre o público do perfil, como dias e horários em que os seguidores costumam ficar online. Use esses dados a seu favor e publique conteúdos frequentemente em momentos estratégicos para obter mais curtidas, salvamentos e comentários. Quanto mais engajamento, maior a possibilidade de alcançar outros usuários que podem se tornar seguidores no Instagram do seu perfil, caso gostem das postagens.

Instagram Insights mostra horários com maior atividade de seguidores no Instagram — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

3. Entenda como funciona o algoritmo do Instagram

Entender como funciona o algoritmo do Instagram pode ajudar a aprimorar a distribuição de conteúdo na rede social. Isso porque os códigos determinam a posição em que seu post aparecerá na linha do tempo e as publicações que serão exibidas para cada usuário.

Entender o algoritmo do aplicativo contribui para ganhar seguidores no Instagram reais — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O Instagram analisa a atividade de cada conta para direcionar publicações com potencial para interessar os usuários. Com base nos conteúdos que o usuário consome e interage com frequência, a rede social mostra postagens com as quais ele tem maior probabilidade de engajar.

Nas seções "Explorar" e "Reels", os algoritmos tentam combinar gostos e hábitos do perfil para mostrar conteúdos relevantes. Ambas levam curtidas, compartilhamentos e posts salvos pelo perfil em consideração.

4. Use hashtags relevantes nos posts

O uso de hashtags de forma estratégica em publicações pode aumentar o alcance do seu post. Atingindo mais usuários da rede social, você tem mais chances de atrair seguidores para o seu Instagram. A Later, empresa especializada em ferramentas voltada para o Instagram, analisou 18 milhões de posts no feed da rede social e, ao comparar postagens com zero e 30 hashtags, concluiu que a taxa de alcance dos conteúdos usando o recurso subiu 11%.

# para ganhar seguidores no Instagram não configura uma boa estratégia; é preciso usar hashtags relevantes — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

As hashtags são palavras-chave que devem ter relação com o conteúdo postado. Para encontrar os melhores termos e adicioná-los às legendas de seus posts, vale usar ferramentas que sugerem hashtags classificadas por relevância, como Hashtag Suggestion e Tags Finder.

Lembre-se de evitar hashtags para ganhar seguidores no Instagram, como #sigodevolta e #likesforlikes. Em geral, elas atraem pessoas interessadas apenas em interações superficiais.

5. Escreva legendas atrativas

Aproveite as legendas dos posts para capturar a atenção dos visitantes da página e transformá-los em seguidores no seu Instagram. A rede social suporta até 2.200 caracteres no campo de legenda, o que permite escrever conteúdos educativos completos. Publicações mais descontraídas, por outro lado, pedem textos menores. A tática é revezar os tipos de conteúdo, mas sempre se atentando à clareza das descrições. Lembre-se de usar recursos como emojis e chamadas para ação nas legendas.

6. Aposte no Instagram Reels

O Instagram Reels pode impulsionar significativamente o alcance do seu perfil. Isso porque, quando comparados às postagens de fotos, os vídeos curtos aparecem quatro vezes mais na página "Explorar". Vale destacar que cerca de 200 milhões de pessoas acessam essa seção todos os dias. Além disso, o formato do Reels é dinâmico e favorece o rápido consumo, o que o faz bastante popular entre os usuários da rede social.

Usar Reels de forma estratégica pode ajudar a ganhar muitos seguidores no Instagram — Foto: Divulgação/Instagram

Dicas para fazer Reels de sucesso envolvem remover a marca d'água do TikTok, caso o vídeo tenha sido editado na rede social concorrente, adicionar legendas ao conteúdo, usar áudios em alta e seguir trends populares.

7. Interaja com as pessoas nos Stories

O Instagram conta com diversas ferramentas de interações para os Stories, como adesivos de enquetes, caixinhas de perguntas e quizzes. De acordo com a própria rede social, esses recursos foram responsáveis por aumentar três segundos do tempo de visualização em 90% das campanhas em testes.

Como ganhar seguidores no Instagram rápido e grátis: interações nos Stories podem ajudar a converter visitantes em followers — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Interações como testes e jogos de perguntas e respostas podem levar conteúdo útil sobre o seu perfil ou marca ao visitante de uma forma interessante, aumentando as chances desse usuário se tornar um seguidor. Abrir e responder caixinhas de perguntas em vídeo também é uma dica válida para se conectar com o público.

8. Promova seu perfil do Instagram em outras redes sociais

A última dica para ganhar mais seguidores no Instagram é promover sua conta em outras redes sociais, como TikTok, Twitter e Facebook. Assim, você pode atrair seguidores que te acompanham em outras plataformas para o seu perfil no aplicativo.

Procedimento para colocar link do Instagram no perfil do TikTok — Foto: Raquel Freire/TechTudo

A rede social chinesa, por exemplo, possui um recurso nativo que permite incluir um botão de direcionamento para o Instagram. O Twitter e o Facebook também têm funções semelhante. Aproveite para criar postagens que levem os seguidores a clicarem no seu perfil do Instagram, como vídeos cuja continuação está no app.

Com informações de Later Blog, Buffer e Hootsuite Blog

Veja também: como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Mais do TechTudo