Utilitários

Por Clara Fabro, para o TechTudo


É possível transferir fotos de um celular com Android para um iPhone (iOS) de algumas maneiras diferentes. Por exemplo, se você já usa o Google Fotos no Android, pode baixar o app no iPhone para resgatar as imagens do backup na nuvem com as credenciais da sua conta Google. Ferramentas como o Snapdrop e Move to iOS também podem ajudar a passar fotos e vídeos do Android para o iPhone de forma simples.

Na lista abaixo, o TechTudo reuniu cinco formas de transferir fotos entre celulares de sistemas operacionais diferentes. Confira, a seguir, como mover arquivos de mídia do Android para o iPhone (iOS) utilizando ferramentas específicas e recursos próprios dos celulares.

Como passar fotos do Android para iPhone (iOS)? Lista reúne cinco formas de como transferir os arquivos — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

iPhone XR vale a pena em 2021? Opine no Fórum do TechTudo.

1. Snapdrop

O Snapdrop é uma ferramenta que facilita a transferência de arquivos do Android para o iPhone (iOS) e funciona pelo navegador, então não é necessário baixar apps terceiros ou programas para utilizá-lo no celular. A única exigência para usar a ferramenta é que os dois celulares estejam conectados à mesma conexão de Internet.

Para transferir fotos e vídeos com o Snapdrop, acesse o site “snapdrop.net” (sem aspas) em ambos os smartphones e toque sobre o nome do celular. Em seguida, toque sobre “Arquivos” para abrir o gerenciador de arquivos do Android, e acesse o menu lateral para encontrar a aba “Imagens”. Na sequência, selecione a foto desejada. No iPhone, uma notificação de pop-up indicará o envio da foto e, para salvá-la no aparelho, basta tocar em “Save” e confirmar o download do arquivo.

Enviando fotos do Android para o iPhone (iOS) com o Snapdrop — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

O Google Fotos também pode facilitar a tarefa de transferir fotos do Android para o iPhone (iOS). Como o app é baseado em nuvem, as fotos armazenadas na plataforma podem ser acessadas em qualquer outro dispositivo, como um celular Android ou iPhone, ou no computador pelo endereço "photos.google.com" (sem aspas).

Para resgatar as fotos no iPhone, basta fazer o download do Google Fotos na App Store e realizar o login utilizando as credenciais da sua conta Google. Vale dizer que é importante que o app esteja com o backup atualizado para que as imagens mais recentes sejam transferidas para o novo celular.

Tutorial mostra como esconder fotos no Google Fotos — Foto: Clara Fabro/TechTudo

O Move to iOS é um aplicativo oficial da Apple que foi desenvolvido para Android e facilita a migração entre os sistemas operacionais. Ele permite transferir fotos, vídeos, contatos, mensagens e até aplicativos do Android para iPhone (iOS). Para usar o Move to iOS, é necessário que o iPhone esteja com as configurações de fábrica e que os dois aparelhos estejam conectados à mesma rede Wi-Fi.

Ao iniciar a configuração do iPhone (iOS), toque sobre a opção "Migrar dados do Android". Anote o código que aparecerá na tela do celular e digite-o no Android. Na sequência, você deverá selecionar os dados que você deseja transferir de um celular para outro. Marque a opção "Rolo da câmera" para enviar as fotos e vídeos salvos no seu Android e aguarde alguns minutos até que o procedimento seja concluído.

App Move to iOS permite passar dados de Android para iPhone — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

4. Via Bluetooth

O Bluetooth dos dispositivos também é um recurso bastante útil para compartilhar fotos e arquivos. O ponto negativo é que o processo pode ser um pouco demorado, já que o tempo para a transferência das imagens pode variar dependendo do tamanho dos arquivos. Apesar disso, a solução pode valer para situações em que não há conexão com a Internet ou para quando a rede está instável, por exemplo.

5. Pelo computador

É possível transferir fotos do Android para iPhone usando o computador — Foto: Luana Marfim/TechTudo

Também é possível transferir os conteúdos manualmente utilizando o computador. Para isso, conecte o celular Android no PC e encontre as fotos e vídeos que você deseja transferir para o iPhone. Normalmente, esses arquivos de mídia ficam salvos em uma pasta chamada “DCIM”. Em seguida, selecione os arquivos desejados e mova-os para uma nova pasta no computador. Agora, desconecte o Android do PC e conecte o iPhone. Para concluir o processo, basta abrir o iTunes e sincronizar os dados com o iPhone.

Com informações de TechAddict e Apple

Três formas de recuperar fotos apagadas no Android

Três formas de recuperar fotos apagadas no Android

Mais do TechTudo