Por Marcela Franco, para o TechTudo


Alguns aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS) tiveram seu fim anunciado em 2021. Entre as plataformas encerradas no último ano estão a rede social de transmissão de vídeos Periscope, o app de mensagens Threads do Instagram e a assistente virtual da Microsoft Cortana. Além disso, os aplicativos HouseParty, que permitia realizar chamadas de vídeo em grupo, e o Firefox LockWise, um gerenciador de senhas, também foram removidos das lojas App Store e Google Play Store.

A decisão de encerrar os serviços envolve fatores como baixo número de usuários, custo elevado de manutenção e transferência das funções para outros aplicativos. A seguir, relembre as funções de cinco apps que acabaram em 2021 e entenda por que eles foram encerrados.

Veja cinco aplicativos que tiveram seu fim anunciado em 2021 e relembre funções — Foto: Reprodução/Unsplash

Quais apps ideais para ganhar dinheiro jogando? Descubra no Fórum do TechTudo.

Threads

O Threads era um aplicativo de mensagens com conexão com o Instagram criado em 2019 pela própria rede social. O app permitia ter conversas privadas com usuários da lista de melhores amigos e, posteriormente, com todos os seguidores do seu Instagram. O aplicativo servia como um mensageiro para se comunicar com outros usuários da rede social por fotos, vídeos, mensagens de texto, status e vídeo em tempo real, lembrando o Snapchat.

A companhia comunicou que encerraria o serviço do app a partir de dezembro de 2021. O fim da plataforma se deve à baixa adesão de usuários. De acordo com dados da empresa de monitoramento de downloads Sensor Tower, o app alcançou cerca de 13,7 milhões de instalações em celulares Android e iOS. Além disso, o Instagram recebeu os principais recursos do Threads, como legendas automáticas e status. A companhia não sentiu a necessidade de dividir os esforços em dois aplicativos diferentes, priorizando aprimorar os recursos de mensagens no próprio Instagram.

App de mensagens que complementava o Instagram foi descontinuado — Foto: Divulgação/Instagram

O app Cortana é a assistente virtual da Microsoft. A versão para aplicativo do serviço tinha o intuito de integrar os serviços oferecidos pela companhia por meio de comandos de voz, com funções como gerenciamento do calendário, definição de lembretes e listas, criação de reuniões, além de ingressar em reuniões do Skype ou Teams. A ideia do app também era conectar computadores com Windows 10 e smartphones.

Embora o app tenha sido descontinuado, a assistente virtual ainda está disponível na versão para computadores com Windows. Os motivos para o encerramento envolvem a dificuldade em competir com outras assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistente. Mesmo com o encerramento, a Microsoft parece ter planos em usar a tecnologia de inteligência artificial presente na Cortana para fazer parceria com outros produtos.

Assistente virtual Cortana permitia fazer buscas e por comando de voz — Foto: Reprodução/TechTudo

Firefox Lockwise

O aplicativo de gerenciamento de senhas Firefox Lockwise da Mozilla foi descontinuado em dezembro. A plataforma era voltada para salvar e sincronizar os códigos de segurança usados em navegadores. Em nota, a empresa explica que a função foi introduzida de maneira nativa ao browser Firefox e, por esse motivo, resolveu não oferecer mais suporte ao app.

Mesmo não sendo mais possível baixar o aplicativo nas lojas virtuais, usuários que possuem o Firefox Lockwise instalado no celular poderão usar o app para gerenciar as senhas nos navegadores. No entanto, a Mozilla encerrou o suporte e atualizações de seguranças da plataforma.

App de gerenciador de senhas da Mozilla teve fim em 2021 — Foto: Divulgação/Mozilla

Houseparty

Houseparty, app comprado pela Epic Games em 2019, foi outro serviço que teve seu fim anunciado em 2021. O aplicativo reunia ferramentas para conversas em grupo por vídeo e possuía integração com o game Fortnite, o que permitia visualizar transmissões de partidas pelo feed do jogo. Segundo a companhia detentora dos direitos do app, o motivo para encerrar o serviço é porque a equipe do aplicativo tem trabalhado para promover uma experiência de interação metaversa entre os players dos jogos desenvolvidos pela Epic Games.

Houseparty era um app para conversas em grupo — Foto: Divulgação/Houseparty

Periscope era um aplicativo que realizava transmissão de vídeos integrada ao Twitter. A plataforma funcionava como uma rede social, então usuários podiam seguir uns aos outros e acompanhar diversos conteúdos postados. O app também contava com os recursos de interação nos vídeos, como reações e comentários.

Encerrado em 2021, as explicações para o fim da plataforma são de que as principais funções do app podem ser acessadas diretamente pelo Twitter, com o recurso Live (de vídeos ao vivo), e também devido ao custo de manutenção, que segundo o microblog era insustentável.

Periscope anunciou seu fim em 2021 devido ao alto custo de manutenção — Foto: Reprodução/TechTudo

Com informações de TechCrunch, MacRumors, PCmag e The Verge (1 e 2)

Cinco aplicativos para assistir a filmes e séries

Cinco aplicativos para assistir a filmes e séries

Mais do TechTudo