Battle Royale
Publicidade

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Os jogos para celular voltaram a mostrar sua enorme popularidade nos esportes eletrônicos no ano de 2021. Games como Free Fire e Arena of Valor viram a audiência de seus torneios sofrerem um grande acréscimo durante o ano, o que acabou os colocando em patamares semelhantes aos de jogos famosos no PC. Sabendo disto, o portal Esports Charts publicou, no dia 17 de janeiro, uma lista com os jogos mobile mais assistidos do ano com base na quantidade de horas assistidas em plataformas como o YouTube e o Facebook.

Do gênero Battle Royale ao MOBA, confira a lista dos cinco jogos para celular mais populares dos esports em 2021. Lembrando que o Esports Charts não contabiliza os dados da audiência vinda das plataformas chinesas.

Veja os cinco jogos mobile mais populares nos esportes eletrônicos em 2021 — Foto: Reprodução/Nintendo Store

5. Battlegrounds Mobile India

Na quinta colocação aparece Battlegrounds Mobile India, a versão do PUBG Mobile especificamente desenvolvida e adaptada para o público indiano após a versão original ter sido banida do país em 2020. O jogo se tornou uma grande febre na Índia, e toda sua popularidade foi representada na audiência que o público deu ao game em seus torneios. Ao todo, foram 19,3 milhões de horas assistidas e um pico de 547 mil espectadores simultâneos em competições de Battlegrounds Mobile India de 2021.

O destaque do Battle Royale foi o iQOO Battlegrounds Mobile India Series 2021, que começou em dezembro do ano passado e se encerrou no dia 16 de janeiro de 2022. Em dezembro, o Major contou com uma média de espectadores de mais de 300 mil a cada rodada, e os números apenas cresceram no mês de janeiro.

Battlegrounds Mobile India ficou com a quinta colocação entre os jogos mobile mais populares de 2021 — Foto: Divulgação/Krafton

Arena of Valor é um game do gênero MOBA que se trata de uma versão adaptada do título chinês Honor of Kings. Lançado em 2017, o jogo continua muito popular no mundo inteiro e mostra isso com sua audiência nos principais torneios de 2021. AoV alcançou a marca de 82,1 milhões de horas assistidas e um pico 879 mil espectadores simultâneos.

O principal evento do game foi o Arena of Valor International Championship 2021, um torneio online realizado entre equipes asiáticas do dia 27 de novembro ao dia 19 de dezembro e que contou com uma média de 144 mil espectadores.

Arena of Valor International Championship 2021 foi o maior evento do game no ano — Foto: Divulgação/Arena of Valor

3. Free Fire

Grande sucesso no Brasil, o Free Fire segue em ascensão no cenário mobile dos esports. Tanto que o torneio mais popular de 2021, baseado em pico de espectadores e levando em consideração jogos de PC e de console também, foi o Mundial de Free Fire 2021. O torneio, que aconteceu em Singapura e contou com LOUD e Fluxo representando o Brasil, alcançou 5,4 milhões de espectadores simultâneos na fase final, colocando o evento no topo dos esportes eletrônicos no geral.

Reunindo os dados de todos os torneios de 2021, o Battle Royale da Garena chegou a 142 milhões de horas assistidas, ficando na terceira colocação entre os games mobiles. Outros campeonatos que ajudaram o Free Fire a chegar a esta marca foram a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF), a Free Fire League Latinoamerica e a Free Fire India Championship.

Mundial de Free Fire 2021 surpreendeu com o pico de 5,4 milhões simultâneos — Foto: Divulgação/Garena Free Fire

Primeiro colocado no ranking de 2020, PUBG Mobile voltou a desbancar o Free Fire no duelo entre Battle Royales para celular. Embora tenha tido um pico de espectadores inferior ao do jogo da Garena, com 3,8 milhões, o PUBG Mobile conseguiu se superar no quesito principal da lista. Foram 217 milhões de horas assistidas nas competições de 2021, um aumento de 61% quando comparado ao ano de 2020. Entre os principais eventos do ano estão o PMPL 3 2021 Southeast Asia Finals e o PUBG Mobile World Invitational 2021.

PUBG Mobile foi o segundo jogo mobile mais assistidos nos esports em 2021 — Foto: Reprodução/Sensor Tower

1. Mobile Legends: Bang Bang

No topo da lista aparece Mobile Legends: Bang Bang. Uma das principais causas de seu sucesso em 2021 foi a crescente popularidade do game no Sudeste Asiático, que chegou a colaborar com milhões de espectadores nos principais torneios locais. O destaque absoluto da região foi a Indonésia, cujas competições foram capazes de desbancar diversos dos mais famosos torneios de esportes eletrônicos do mundo em 2021.

Enquanto o M3 World Championship teve o maior pico de espectadores, com 3,1 milhões, a MPL Indonesia Season 8 se sobressaiu em relação a horas assistidas, chegando a 76,94 milhões. No somatório de todos os torneios de 2021, Mobile Legends: Bang Bang alcançou 386 milhões de horas assistidas, tornando-se o líder dos dispositivos mobile nos esports.

Liga de Mobile Legends da Indonésia impressionou com números muito altos de espectadores no ano passado — Foto: Divulgação/ONE Esports ID

Com informações de Esports Charts

Mais do TechTudo