Redes sociais
Publicidade

Por Clara Fabro, para o TechTudo


Às vezes o WhatsApp pode não abrir arquivos no formato PDF no celular. É possível contornar o problema com algumas soluções simples, como checar a conexão com a Internet e se certificar de que há espaço de armazenamento livre no smartphone. Manter o mensageiro atualizado também é um passo importante para abrir PDFs no WhatsApp, uma vez que possíveis bugs e falhas são corrigidos com os updates.

Na lista abaixo, o TechTudo reuniu algumas possíveis soluções para quando o arquivo PDF não baixa no WhatsApp. Confira, a seguir, seis dicas de como resolver o problema no celular Android ou iPhone (iOS).

WhatsApp não abre PDF? Veja como resolver o problema com seis dicas simples — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

WhatsApp fechando sozinho no celular; o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.

1. Dar permissão à memória do celular

Ao enviar documentos no WhatsApp, o aplicativo requer acesso ao armazenamento do celular para abrir os arquivos salvos na memória do celular. Por exemplo, se você deseja enviar uma foto para um contato, o WhatsApp vai solicitar o acesso à galeria para que você selecione a imagem. O mesmo acontece ao fazer o download de arquivos, sejam eles fotos, vídeos ou documentos em PDF.

Sendo assim, se você negar a permissão de acesso à memória ao configurar o app, o WhatsApp não poderá abrir os documentos recebidos pela plataforma. Para corrigir o erro, vá até as configurações do celular e toque sobre "Apps e notificações". Em seguida, toque em "Avançado" e assinale "Gerenciar permissões". Na próxima tela, acesse a aba "Arquivos e mídia", toque sobre o WhatsApp e selecione a opção "Permitir acesso apenas a arquivos de mídia".

Gerencie permissões do Android para permitir que o Whatsapp acesse os arquivos de mídia do aparelho — Foto: Reprodução/Clara Fabro

2. Verificar a conexão com a Internet

É possível que algumas falhas para abrir documentos em PDF sejam geradas por problemas na conexão com a Internet. Por isso, checar o status da rede pode ser um passo importante para tentar resolver questões como essa. Alternar entre as conexões de Wi-Fi e dados móveis é uma possível solução para o erro, e manter o aplicativo com aberto na tela para evitar que ele funcione em segundo plano também pode ajudar a resolver o problema.

Uma opção para verificar a conexão de Internet é desativar o Wi-Fi e ativar os dados móveis — Foto: Reprodução/Clara Fabro

3. Ativar download automático de documentos

Habilitar o download automático de documentos no WhatsApp é uma solução para as falhas ao baixar arquivos em PDF no mensageiro. Com o recurso ativado, o app baixa os arquivos recebidos no chat de forma automática quando houver conexão disponível com a Internet. Para ativar o recurso, acesse as configurações do WhatsApp e toque sobre a opção "Armazenamento e dados". Em seguida, em "Download automático de mídia", toque sobre "Documentos" e selecione a opção "Wi-Fi e dados celulares". Esse procedimento é similar no Android e no iPhone (iOS).

Habilite o download automático de documentos no celular — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Atualizar o WhatsApp

O bug no download de arquivos em PDF pode ser causado por alguma falha do próprio aplicativo. Por isso, é importante manter o WhatsApp sempre atualizado, já que possíveis erros são corrigidos com os updates disponibilizados pela plataforma. Para isso, no Android, acesse a Play Store e toque sobre a sua foto, localizada no canto superior direito da tela. Em seguida, acesse "Gerenciar apps e dispositivos" e, depois, "Atualizações disponíveis". Para concluir o processo, toque sobre "Atualizar tudo". Dessa forma, você mantém o WhatsApp e todos os seus apps atualizados.

Ação mostra como atualizar apps manualmente no Android — Foto: Reprodução/Marvin Costa

No iPhone (iOS), o procedimento é um pouco diferente. Para atualizar os seus apps, acesse a App Store e toque sobre sua foto de perfil, no canto superior direito da tela. Na sequência, em "Atualizações disponíveis", selecione a opção "Atualizar tudo". Assim, todos os apps baixados com updates disponíveis serão atualizados.

Ação para atualizar os apps no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Marvin Costa

5. Instalar um leitor de PDF

Como abrir PDF no WhatsApp? Apps podem ajudar nessa tarefa — Foto: Clara Fabro/TechTudo

Ter um leitor de PDF instalado no celular também pode ajudar a abrir os arquivos do WhatsApp. Existem diversas opções disponíveis para download nas lojas do Google e da Apple. Dentre elas, podemos destacar o Adobe Reader, Microsoft Office, Polaris Office, WPS Office e até mesmo o Google Drive.

6. Liberar espaço no celular

Manter algum espaço de armazenamento livre no celular também é um ponto importante, já que a falta de memória pode ser a causa de algumas mensagens de erro. Pelo WhatsApp, é possível conferir e gerenciar o armazenamento que está disponível no celular. Para checar o espaço livre no Android, acesse as configurações do WhatsApp e toque sobre "Armazenamento e uso de dados". Em seguida, toque em "Gerenciar armazenamento" e exclua mídias muito pesadas ou arquivos desnecessários.

Selecione arquivos desnecessários para apagá-los e liberar memória no Android — Foto: Reprodução/Clara Fabro

No iPhone (iOS), o procedimento é bastante similar. Abra o app e toque sobre a aba "Configurações". Em seguida, toque em "Armazenamento e dados" e "Gerenciar armazenamento". Na próxima tela, você pode conferir os arquivos de mídias recebidas pelo app, e pode excluí-los para liberar a memória do celular.

Apagando itens pelo gerenciador de armazenamento do WhatsApp no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Com informações de GuidingTech

5 TRUQUES 'SECRETOS' PARA WHATSAPP

5 TRUQUES 'SECRETOS' PARA WHATSAPP

Mais do TechTudo