Redes sociais

Por Maira Soares, para o TechTudo


O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo. No entanto, há funções do aplicativo, disponível para celulares Android e iPhone (iOS), que muitos usuários desconhecem. Esconder fotos marcadas, enviar mensagens autodestrutivas no Direct e ocultar Stories de pessoas específicas são exemplos de recursos pouco explorados e que podem contribuir para uma experiência mais privada na plataforma.

Muitos também desconhecem o truque do stalking no modo anônimo: com ele, os curiosos interessados em espiar o perfil de outras pessoas podem fuxicar à vontade, sem correr o risco de curtir uma foto. Além disso, a rede social tem funcionalidades que podem ajudar a aumentar o engajamento nas publicações. O TechTudo preparou uma lista com oito "segredos" do Instagram.

Instagram: lista traz oito 'segredos' da rede social — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

1. Você pode stalkear pessoas no 'modo anônimo'

Poucos sabem, mas um truque simples permite espiar perfis do Instagram sem correr o risco de curtir alguma foto sem querer. Funciona assim: você abre o perfil que deseja stalkear, carrega todas as fotos e, em seguida, põe o celular no modo avião. Sem acesso à Internet, é possível espiar os conteúdos à vontade, sem deixar rastros. Assim que terminar de ver as fotos, basta reativar a Wi-Fi ou os dados móveis.

Já para visualizar Stories anonimamente será preciso recorrer a extensões para navegador, como Hiddengram, ou a sites como Ingrammer e StoryInsta. Também é possível baixar aplicativos que permitem ver Stories em segredo.

2. Você pode esconder fotos marcadas

Se você já foi marcado por amigos em uma foto constrangedora, saiba que é possível esconder o clique do seu perfil. Para isso, basta abrir o feed, tocar na seção de fotos marcadas, selecionar a foto que você quer esconder e tocar no botão de três pontos logo acima do conteúdo. Em seguida, selecione "Opções de marcações". A partir daí, você pode escolher se quer remover-se da publicação ou apenas ocultá-la no perfil.

Instagram permite remover marcações de fotos — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

3. Você pode enviar mensagens autodestrutivas no Direct

O modo temporário é um recurso do Instagram que permite enviar mensagens autodestrutivas no Direct. Ao usar a função, o conteúdo do chat desaparece automaticamente após ser visualizado pelo destinatário, o que torna a ferramenta bastante útil para quem precisa enviar recados, fotos ou vídeos confidenciais.

Modo temporário permite conversas mais reservadas no Instagram — Foto: Divulgação/Instagram

Habilitar o modo temporário é simples: basta abrir uma conversa no Direct e arrastar a tela para cima. Vale lembrar que, se o contato tirar print do conteúdo enviado, o Instagram notificará o remetente. Para sair do modo temporário, é só tocar em "desativar modo temporário" e voltar a usar o bate-papo normalmente.

4.Você pode ocultar Stories de pessoas específicas

Se você quer evitar que uma pessoa específica assista aos seus Stories, pode ocultar as publicações temporárias para o contato em questão. Para isso, vá nas configurações do perfil, acesse "Privacidade" e selecione "Story". Em “ocultar story de”, selecione as pessoas que você não quer que tenham acesso às publicações. A mudança é aplicada automaticamente.

Instagram permite ocultar stories de pessoas específicas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

5. Você pode limpar o histórico de pesquisa

O histórico de pesquisa do Instagram pode revelar muitas coisas a respeito do dono da conta, como preferências de consumo de conteúdo e os últimos perfis visitados. Por isso, apagar o registro é importante para evitar constrangimentos ao emprestar o celular para alguém, por exemplo.

É possível deletar o seu histórico de pesquisa no Instagram — Foto: Reprodução/Maira Soares

O passo a passo para deletar o histórico é simples: basta tocar nas três barras laterais do seu perfil, selecionar "Configurações" e, em seguida, "Segurança". A opção "Histórico de pesquisa" mostrará todos os itens pesquisados. Então, é só selecionar "Limpar tudo" e concordar com a exclusão.

6. Você pode desativar a marcação automática de fotos

Poucas são as pessoas que gostam de ser marcadas automaticamente em fotos. Os motivos são vários: os cliques podem ser constrangedores, não valorizar a aparência ou ainda revelar informações que o dono da conta gostaria de manter mais privadas. A boa notícia é que é possível desativar a marcação automática de fotos no Instagram.

Instagram permite desativar a marcação automática em fotos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Para isso, acesse as configurações do aplicativo e, na aba "Privacidade", selecione a opção "Publicações". Aqui o Instagram fornece duas possibilidades: selecionar quem pode marcar você em fotos, opção que varia entre todos, pessoas que você segue e ninguém, ou aprovar manualmente as marcações. Ambas as soluções permitem ter mais controle sobre os conteúdos exibidos no perfil.

7. Você pode evitar pessoas no Instagram sem o 'climão' causado pelo bloqueio

Se você quer evitar alguém no Instagram, mas acha que o bloqueio — método que impede todo e qualquer tipo de interação — é uma opção muito radical, saiba que a rede social disponibiliza algumas alternativas mais brandas. É possível silenciar o perfil da pessoa ou restringir a conta dela.

Ao restringir uma conta, você limita as interações desta com o seu perfil. Caso a pessoa envie um Direct, por exemplo, a mensagem irá direto para a aba "Solicitações de contato". Já se o usuário indesejado fizer um comentário nas suas publicações, o texto ficará visível apenas para ele. Vale esclarecer que a pessoa restringida ainda poderá ver seus posts, Stories e demais atualizações.

Instagram permite silenciar ou restringir contas — Foto: Reprodução/Maira Soares

Quando você silencia alguém, as publicações da pessoa desaparecem do seu feed, mas ainda é possível interagir com ela. O recurso permite silenciar tanto Stories quanto publicações. Para silenciar ou restringir um contato, é preciso ir ao perfil da pessoa, tocar na seta ao lado do nome "Seguindo" e escolher uma das duas opções.

8. Descobrir os melhores horários para postar no Instagram é mais fácil do que você imagina

Interessados em saber quais os melhores horários para publicar fotos, Stories ou Reels no Instagram podem utilizar informações cedidas pela própria rede social. A plataforma disponibiliza, para usuários de contas comerciais, um recurso de análise de métricas chamado "Insights". Lá é possível conferir dados sobre o perfil dos seguidores, como idade e gênero, detalhes sobre o engajamento das publicações e os horários nos quais os seguidores estão mais ativos.

Instagram Insights mostra horário em que seguidores estão mais ativos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Para acessar o Instagram Insights, basta abrir o perfil, tocar no ícone de três barras e selecionar "Informações". Com os dados fornecidos pelo recurso, você pode não só descobrir facilmente os melhores horários para publicação, como também identificar outras informações que ajudarão entender o comportamento do seu público e formular estratégias para aumentar o engajamento na rede social.

Com informações de Jumper Media e Hootsuite

Veja também: quatro coisas que o Instagram sabe sobre você.

4 coisas que o Instagram sabe sobre você.

4 coisas que o Instagram sabe sobre você.

Mais do TechTudo