Por Felipe Hamati, para o TechTudo


Stumble Guys é um jogo multiplayer disponível gratuitamente para celulares Android e iPhone (iOS) ou PC (via Now.gg). A gameplay consiste em uma disputa envolvendo 32 jogadores que batalham para decidir quem é o melhor e mais rápido ao superar percursos com obstáculos. Assim como em Fall Guys, o game pode ser bastante desafiador e confuso no início.

Jogar com pressa antes de entender os truques e mecânicas tende a atrapalhar ao invés de levar o jogador à vitória. O TechTudo preparou uma lista com dicas de como utilizar os saltos no tempo correto, atrapalhar os inimigos e configurar controles.

Confira dicas para vencer no Stumble Guys, multiplayer royale disponível para PC e celulares Android e iPhone (iOS) — Foto: Divulgação/Kitka Games

Configure os controles

Antes de começar, é importante personalizar os controles para deixá-los o mais confortável possíve para você. Nos smartphones, é possível jogar no joystick virtual através dos toques na tela ou com controle conectado via Bluetooth.

No PC, é necessário acessar a seção de controles e utilizar o atalho Ctrl + Shift + A para abrir a ferramenta de edição de teclas. Uma dica é que, caso você queira mover a câmera enquanto pula e faz os movimentos no game, é possível realizar a ação clicando no botão direito e arrastando para a direção desejada.

Sem usar controles, as opções de modificação nos celulares são limitadas. Ainda assim, é possível alterar aspectos como tamanho dos botões, além de deslocá-los para outro lugar.

Configurar os controles pode fazer a diferença para mandar bem em Stumble Guys — Foto: Reprodução/Felipe Hamati

Atrapalhe seus inimigos

Apenas correr e sobreviver nem sempre é a melhor escolha em Stumble Guys. Às vezes, atrapalhar seus inimigos pode ser decisivo para chegar antes deles e conseguir a classificação para a próxima fase, ou mesmo para conquistar a desejada coroa.

Alguns recursos e obstáculos podem ser aproveitados para tirar vantagem dos oponentes, mas é importante que o jogador compreenda a física e a dinâmica do jogo para utilizá-los da maneira correta.

Atrapalhar os inimigos é um dos desafios mais divertidos no jogo - ainda mais em partida contra amigos — Foto: Reprodução/Felipe Hamati

O mergulho, por exemplo, pode ser usado para ultrapassar e bloquear a passagem dos outros após assumir a frente. Também é útil para empurrar adversários da borda ou em armadilhas – uma técnica mais ousada, pois há risco de cair junto.

Siga a multidão

Seguir a multidão costuma ser uma boa escolha. Essa estratégia pode ser usada em mapas que o jogador ainda não conhece, já que diversos outros players vão saber o que estão fazendo.

Seguir as massas pode evitar ainda que uma porta seja fechada ou uma alavanca mal posicionada pela diferença de força, impedindo o avatar de seguir o caminho. Isso acontece porque alguns obstáculos do jogo exigem a participação em conjunto para serem superados.

Seguir a multidão é quase sempre uma decisão sensata em Stumble Guys — Foto: Reprodução/Felipe Hamati

Assim, é recomendável tirar vantagem em outra trajetória apenas em momentos específicos do mapa, que ficam evidentes conforme o jogador ganha prática. Seguir o fluxo é sempre uma boa ideia, pois muitos oponentes acabarão falhando no caminho. Às vezes, fazer o simples é o suficiente para conseguir a classificação.

Mantenha a calma

Manter a calma é uma dica muito simples, porém não tão óbvia em um jogo de corrida online. É importante não se desesperar para entender o tempo de cada armadilha, calcular bem os pulos e perceber a melhor forma de superar os problemas colocados pelos mini-jogos.

Apesar da corrida frenética, é importante manter a calma para compreender como o game funciona — Foto: Reprodução/Felipe Hamati

É comum ver jogadores presos no mesmo local do mapa, caindo ou sendo empurrados repetidas vezes. Aqui, vale respirar, gastar alguns segundos para compreender o que está sendo feito de errado e adequar o tempo correto, ao invés de apostar em uma pressa mal calculada.

Ao compreender melhor como funcionam as armadilhas dos mapas e como superá-las, tudo fica mais fácil com o tempo. Assim, será possível fazer o percurso de forma mais acelerada em uma próxima vez.

Aprenda a mecânica do jogo

Stumble Guys possui uma mecânica instável propositalmente. Para qualquer cálculo, deve-se considerar a gravidade do jogo, assim como os diferentes mapas e suas particularidades. Utilizar o mergulho ou pulo duplo, por exemplo, pode ter efeitos diferentes dependendo do timing e da localidade. Uma dica útil é abusar dos mergulhos em inclinações (descidas), mas não em terrenos planos, uma vez que há um tempo de recuperação onde o avatar fica imóvel.

Strumble Guys possui uma mecânica que pode variar bastante e alguns truques podem ajudar — Foto: Reprodução/Felipe Hamati

Outro aspecto de destaque no jogo é que os corpos dos avatares não são atravessáveis. Portanto, é possível bloquear a passagem de quem está atrás. A ultrapassagem pode ser feita usando o pulo duplo.

A mecânica deve ser considerada ainda ao enfrentar os obstáculos: é possível tirar proveito ou ser atrasado por eles. Em algumas ocasiões, armas do cenário podem te jogar para trás, para o lado ou para a frente. Acertar o momento com a habilidade correta pode fazer o player ganhar preciosos segundos, sobretudo no último e mais difícil round.

Personalize seu personagem

Personalizar o estilo do avatar é um bônus atrativo do multiplayer — Foto: Reprodução/Felipe Hamati

No menu principal existe a opção de personalizar seu personagem desbloqueando diferentes visuais. Quanto maior o tempo de jogo, mais roupas ficam disponíveis, e outra opção é comprar itens na loja. Não há limite de vezes para mudar o estilo e os efeitos são apenas estéticos, pois a jogabilidade e competitividade permanecem a mesma para todos os usuários.

Com informações de BlueStacks e LDPlayer

Mais do TechTudo