Redes sociais

Por Marcela Franco, para o TechTudo


Mensageiros rivais do WhatsApp, como Telegram, Signal e ICQ têm alguns recursos que estão ausentes no aplicativo de mensagem mais usado do mundo. O ICQ e Telegram, por exemplo, permitem reagir a mensagens. Já a ferramenta “Segurança da tela” do Signal impede que usuários tirem print de conversas no app, um recurso muito pedido por usuários do WhatsApp.

Confira na lista a seguir seis funções de apps rivais que faltam no WhatsApp e saiba como usá-las. Todos os aplicativos mencionados estão disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS)

Seis recursos presentes no rivais do WhatsApp que faltam no mensageiro — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Como salvar um contato do WhatsApp no iPhone? Descubra no Fórum do TechTudo.

Fixar uma mensagem em grupo

Uma das funções do Telegram que faltam no WhatsApp é o recurso “Fixar”. Como o nome indica, a ferramenta permite pinar mensagens no topo da tela em conversas privadas ou em grupos. Assim, as informações ficam à vista para todos os participantes ou para um contato específico. O recurso é ideal para destacar regras, informar o intuito do grupo ou outros dados importantes.

No WhatsApp, um recurso que pode ser usada com propósito similar é a descrição do grupo. No campo, é possível digitar um texto com as informações que desejar. Assim como a mensagem fixada, a descrição do grupo fica visível para todos os participantes ao acessar a conversa. Mas, nesse caso, é preciso tocar no ícone do grupo para verificar a descrição. Já em conversas privadas o único jeito de encontrar uma mensagem perdida no meio da conversa é usando a ferramenta “Pesquisar”.

Recurso fixar pode ser útil para informar regras do grupo e passar dados importantes — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Reagir a mensagens

Os mensageiros Telegram e ICQ deixam reagir a mensagens com alguns emojis. No Telegram, é possível atribuir aos balões de texto 11 ícones, como joinha, coração, foguinho, carinha de suspense, entre outros. Já o ICQ traz seis opções de emojis: joinha, coração, carinha de zangado, envergonhado, bem-humorado e triste. Para reagir às mensagens, basta tocar sobre o balão de texto.

O WABetaInfo até chegou a flagrar um recurso parecido na versão beta no WhatsApp em setembro, mas o mensageiro ainda não disponibilizou a função para os usuários de testes.

É possível reagir a mensagens nos mensageiros Telegram e ICQ — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Evitar spoilers em mensagens

O recurso "Spoiler" do Telegram permite ocultar partes selecionadas de uma mensagem ao enviá-la numa conversa, e o conteúdo só é exibido ao tocar sobre o borrado que esconde o texto. A função evita revelar alguma informação importante que alguns membros do grupo não queiram saber, como spoilers de cenas de filmes e seriados. O recurso integra as opções de formatação de texto e pode ser acessado selecionando a mensagem como se fosse copiá-la.

O WhatsApp não possui nenhum recurso do tipo. Ele até tem a opção enviar fotos de visualização única, que só são exibidas ao tocar sobre o local indicado para abrir o conteúdo, mas não permite ocultar nenhum texto. Outro truque é pular muitas linhas na hora de mandar a mensagem, para que a informação fique escondida

Recurso permite borrar parte da imagem para esconder spoilers — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Avisar capturas de tela

O aplicativo Signal é conhecido por ser um mensageiro "ultrasseguro". Entre suas ferramentas, está a função "Segurança da tela". O recurso, que precisa ser habilitado manualmente nas configurações do app, bloqueia prints feitos por terceiros em conversas ou em outras telas do mensageiro. Sendo assim, usuários não podem tirar prints de suas mensagens.

O WhatsApp não apresenta nenhuma função similar, e o recurso é muito pedido pelos usuários. Inclusive, a ferramenta de visualização única foi alvo de críticas por não avisar sobre capturas de tela dos conteúdos efêmeros.

Em "Privacidade" ative o recurso que bloqueia tirar prints de conversas — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Personalizar cores do app

Nas configurações de chats do Telegram, é possível alterar as cores dos balões de mensagem, do papel de parede das conversas, barra de navegação e letras. O app disponibiliza temas pré-configurados, mas também permite criar uma combinação de cores original. O recurso ainda deixa configurar a intensidade do fundo e dá a opção de configurar papéis de parede personalizados.

Enquanto isso, o WhatsApp só possui a opção de temas "Automático", "Claro" e "Escuro", não sendo possível alterar as cores padrões do app. A última vez que o aplicativo deu mais opções para os usuários customizarem a interface foi com a função para escolher o papel de parede de cada conversa do WhatsApp.

Telegram permite mudar cores de todo o layout do mensageiro — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Se inscrever em canais

Tanto o ICQ como o Telegram possuem canais públicos e privados em que usuários podem entrar e acompanhar as postagens dos administradores. O ICQ possui uma janela que reúne os canais da plataforma, que vão de informações médicas a bate-papos para quem está aprendendo uma nova língua.

Os canais do Telegram são bastante populares e servem para transmitir mensagens de interesse em comum para grande número de pessoas. Eles podem ser buscados no ícone de lupa na tela inicial.

Encontrei Canais no Telegram e ICQ — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Com informações de Telegram

Telegram: quatro funções curiosas

Telegram: quatro funções curiosas

Mais do TechTudo