Sistemas Operacionais
Publicidade

Por Beatriz Maxima, para o TechTudo


Vazamentos do código do Android 13 na Internet já dão uma ideia de quais novidades esperar da próxima atualização do sistema do Google para celulares. Análises de veículos especializados indicam que o update mudará as notificações do smartphone, além de trazer melhorias no leitor de QR Code, personalização de idiomas, novos temas de interface e opções facilitadas de compartilhamento de arquivos. Essa deve ser o maior update desde a geração 12, lançado em 2021.

Apelidada de "Android Tiramisu" pelos desenvolvedores, as funções da atualização deve ser divulgadas oficialmente pela empresa na próxima edição do Google I/O, com previsão para maio. Após o evento, a expectativa é que se iniciem os testes beta do novo Android, com a atualização estável sendo anunciada para meados de setembro. Então vale ressaltar que alguns dos recursos listados abaixo podem sofrer modificações ou nem serem liberados pelo Google no Android 13.

Android 13: Rumores apontem algumas das possíveis novidades da atualização do sistema operacional do Google — Foto: TechTudo

Como reinstalar o Android no Samsung Galaxy S? Descubra no Fórum do techTudo.

Novos temas de interface

Um dos principais destaques do Android 12 foi o Material You, que permite personalizar as cores da interface do celular. O recurso gera uma paleta de cores dinâmicas baseadas no papel de parede do smartphone e deixa alterar até mesmo o visual dos menus do sistema e ícones de aplicativos.

O recurso deve ganhar melhorias com a chegada do Android 13. Antes, era usado por padrão os tons pastéis do tema “Monet” como base para o Material You, mas serão disponibilizados mais cores e opções de personalização com os novos temas “Tonal Spot”, “Vibrant", “Expressive” e “Spritz”.

O “Tonal Spot” é a paleta padrão, enquanto que o “Vibrant” dispõe de cores secundárias e fundos mais coloridos. Já o “Expressive” é mais abrangente, trazendo cores que são estão no plano de fundo. Em contrapartida, o “Spritz” tem uma paleta suave, em tons voltados para o cinza.

Android 13 pode trazer novos temas de interface para o Material You — Foto: Reprodução/Android Police

Mudança em notificações de apps

O Android 13 busca acabar com o acúmulo de notificações no celular. O recurso “Notification Importance” (notificações prioritárias, em tradução livre) deve determina até que ponto um alerta pode ser exibido, enquanto o “Notification Channels” (canais de notificação) trata os avisos de um mesmo aplicativo de maneira diferente para priorizar as informações que o usuário desejar. No novo sistema, a permissão de tempo de execução das notificações aparecerá em um pop-up, da mesma maneira que acontece com o acesso à localização ou câmera.

Recurso da atualização Android 13 pode pedir ao usuário a permissão para notificações — Foto: Reprodução/Android Police e XDA Developers

Melhorias no leitor de QR Code

Para ler um QR Code na maioria das versões do Android, é preciso iniciar a câmera e apontar o celular para o código. Ele, então é reconhecido automaticamente e solicita a abertura do link ou arquivo. Isso pode ficar mais fácil com o Android 13.

Fontes indicam que a atualização trará um scanner QR já na tela de bloqueio. Contudo, ainda não é possível saber se será apenas um atalho de acesso para a câmera, uma automação ou um novo recurso na tela de configurações rápidas.

Update do Android 13 pode conter atalho para leitor de QR Code nas configurações rápidas — Foto: Reprodução/Android Police

Personalizar idioma de apps

O Google está chegando com um novo recurso para o Android 13. Chamado “Panlingual”, o mecanismo permitirá escolher o idioma de cada aplicativo individualmente. Dessa forma, a seleção não será mais algo universal para todo o smartphone, diferente do que acontece atualmente.

A funcionalidade estará disponível na nova opção “Idiomas do aplicativo”, dentro das configurações de idiomas e entrada. Também será possível realizar a modificação por meio da tela “Informações do aplicativo”.

Recurso para personalizar idiomas em aplicativos do Android 13 — Foto: Reprodução/Android Police

Opção de compartilhamento de conteúdos

Outra nova funcionalidade será o Media TTT, sucessor do Android Beam e Nearby Share. O recurso permite a transmissão de conteúdos multimídia entre dois smartphones apenas aproximando-os e tocando na opção que aparecerá na tela. Assim, a música que você está ouvindo pode ser transferida para um alto-falante próximo, por exemplo.

O compartilhamento poderá ser feito entre diferentes aparelhos conectados, como smartphones, tablets, TVs Android ou caixas de som. Por outro lado, pode ser que o mecanismo fique disponível apenas em celulares que possuem chip de banda ultralarga (UWB), ainda escassos em Androids.

Opção de compartilhamento de conteúdos multimídia no Android 13 — Foto: Reprodução/Android Police

Com informações de XDA Developers (1 e 2) , Android Police, GizChina e Gizmodo

Veja também: NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

Mais do TechTudo