Produtividade

Por Raquel Freire, para o TechTudo


É possível salvar um vídeo do YouTube no celular de várias formas. Algumas delas são soluções oficiais lançadas pelo Google, como o é o caso da assinatura do YouTube Premium e o YouTube Go, app desenvolvido para celulares Android Go. Outros métodos, porém, exigem lançar mão de plataformas de terceiros para baixar vídeos no smartphone.

Na lista abaixo, o TechTudo ensina como baixar um vídeo do YouTube pelo celular de quatro formas diferentes. Os passos listados podem ser seguidos por usuários de Android e do iPhone (iOS).

Quatro formas diferentes de baixar vídeo do YouTube na galeria do celular — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Qual o melhor site para baixar música do YouTube? Descubra no Fórum do TechTudo.

1. Use o YouTube Go

O YouTube Go é uma versão YouTube para o sistema Android Go, desenvolvido para celulares com ficha técnica de entrada e conexões mais lentas. Entre outros recursos, o app oficial do Google permite baixar vídeos para assistir offline, uma vez que ele é pensado para quem fica sem acesso à Internet com frequência.

Após abrir o YouTube Go, basta tocar sobre um vídeo, selecionar a qualidade de imagem e escolher se você quer assistir ou baixar. Vale lembrar que o aplicativo só está disponível para baixar na Google Play Store nos smartphones rodando Android Go.

YouTube Go é app oficial do GGoogle que permite baixar vídeos em celulares com Android Go — Foto: Reprodução/Marvin Costa

2. Assine o YouTube Premium

Outra forma oficial de baixar vídeos do YouTube é assinando sua versão Premium. Disponível para usuários do Android e do iPhone (iOS), o streaming pago permite baixar os vídeos no celular, escutar música e outros conteúdos em segundo plano no smartphone e, naturalmente, elimina os anúncios.

Abra o menu do app com sua foto de perfil, entre em "Assinar o YouTube Premium" e toque no botão "Teste grátis". O aplicativo concede um mês de gratuidade, após o qual é cobrado o valor de R$ 20,90 ao mês. É necessário informar os dados do cartão de crédito no momento da contratação do teste gratuito.

YouTubePremium retira anúncios e permite download de vídeos por meio de assinatura mensal — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. Com apps de terceiros

Há diversos aplicativos que baixam vídeos de YouTube e outras plataformas no celular. Um dos exemplos é o Snappea (ou Snaptube), disponível para celulares Android. O app não consta na Google Play Store, mas pode ser instalado gratuitamente via APK.

Após instalar o Snappea no celular, toque sobre o ícone do YouTube para navegar pela versão mobile do streaming do Google. Procure o vídeo que deseja baixar normalmente. Quando encontrar, basta tocar sobre o botão "baixar", escolher a qualidade do vídeo e aguardar alguns segundos até a conclusão do download no smartphone.

Snappea, app para Android que faz download de vídeos do YouTube, Instagram e outras plataformas — Foto: Reprodução/Raquel Freire

4. Use o Yout

O Yout é um site para baixar conteúdos do YouTube em vídeo ou só em áudio. Para salvar os arquivos na galeria do celular, basta abrir o navegador móvel, digitar a URL (yout.com) e pesquisar o clipe desejado, da mesma forma como você faz no YouTube.

É importante ressaltar que, assim como apps de terceiros, o Yout é um serviço não autorizado pelo Google. Isso significa que o portal pode apresentar instabilidade, o que aconteceu durante os testes do TechTudo.

Procedimento de como salvar vídeo do Youtube na galeria do celular com o Yout — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Como baixar uma playlist inteira de vídeos do YouTube

Como baixar uma playlist inteira de vídeos do YouTube

Mais do TechTudo