Mouse Gamer
Publicidade

Por Vitória Bernardes, para o TechTudo


A precisão do mouse é uma propriedade bastante importante para o público gamer. Além de interferir na qualidade da jogatina, um mouse configurado de forma errada pode dificultar outras situações como a edição de fotos e vídeos. A aceleração e a sensibilidade são duas opções presentes para o acessório e que, quando passam por ajustes, prometem otimizar a precisão do ponteiro. As mudanças podem ser feitas tanto em mouses gamer como em modelos comuns.

Empresas como Logitech, Redragon e Razer oferecem o ajuste dessas e de outras configurações direto no painel de controle do mouse. Se o usuário preferir, é possível fazer a mudança no próprio jogo ou no sistema operacional do seu PC. O TechTudo preparou uma lista com quatro dicas sobre como melhorar a precisão do seu mouse.

Configurações no mouse podem otimizar a jogatina dos usuários — Foto: Divulgação/Razer

1. Desabilitar a aceleração do mouse

Para desabilitar, abra o painel de controle e desmarque a opção "aprimorar precisão do ponteiro" — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes

O ponteiro do mouse vem habilitado com as configurações de fábrica. Sua velocidade muitas vezes é superior ao que é necessário para uma partida, o que pode atrapalhar na hora de mirar no alvo, clicar no personagem, entre outras situações. Para acabar com esse problema, é possível desabilitar a aceleração automática direto no painel de controle do computador.

Quando essa aceleração é desabilitada, o usuário consegue regular manualmente a melhor velocidade para os seus jogos. Amantes de Free Fire Battlegrounds que jogam na posição de sniper geralmente preferem o ponteiro mais lento. Nessa situação, basta desabilitar a aceleração e diminuir a rapidez. É importante ressaltar que a configuração está disponível para computadores com sistema operacional Windows.

2. Ajustar a sensibilidade do mouse no software

Mouse gamer G502 Proteus Core é um dos modelos que oferecem software para ajustar sensibilidade — Foto: Reprodução/Anna Kellen

Muitas pessoas confundem a aceleração do mouse com a sensibilidade. De fato existe uma relação, mas na hora de ajustar é preciso seguir passos diferentes. Na configuração de fábrica, os computadores Windows já vêm programados para deixar o ponteiro mais rápido e de acordo com o movimento do usuário. Esse é um padrão para todos os tipos de mouse, que se estende para jogos, para navegadores ou qualquer para outra função do computador. O ideal é desabilitá-lo da máquina.

Já a sensibilidade do mouse é avaliada em DPI. Os modelos gamer possuem essa configuração e podem ser adaptados dentro do software da empresa fabricante. Versões como o Redragon Nothosaur possuem até quatro opções de sensibilidade e chegam a 3.200 DPI. Com isso, o usuário pode abrir o sistema da empresa e configurar da forma que achar melhor para seus jogos. É importante ressaltar que esse ajuste vai ser um padrão para todos os jogos, não só para uma ocasião.

3. Adaptar a sensibilidade do mouse nos jogos

Ajustar a sensibilidade do mouse diretamente no jogo é uma alternativa viável — Foto: Divulgação/Trust

Existe uma diferença entre configurar a sensibilidade dentro do jogo e fora dele. Quando o usuário escolhe alterar por meio do software do mouse, todas as partidas, independente da posição do jogador, vão ter a mesma precisão. Essa situação pode ser ruim para pessoas que são snipers no PUBG New State, mas que no Counter Strike Online preferem a posição de corpo a corpo. Para acabar com esse problema, a alternativa é configurar a sensibilidade dentro do jogo.

Nessa situação, abra o jogo que deseja ajustar a e vá até as configurações do ponteiro. Lá é possível acelerar ou deixar a seta mais lenta, de acordo com o que é melhor para a sua jogatina. Quando sair da partida e voltar para a tela inicial do PC, a configuração volta ao padrão de antes e as alterações de sensibilidade ficam salvas apenas no jogo.

4. Comprar um mousepad adequado para a jogatina

Tamanho do mousepad interfere na jogatina dos usuários — Foto: Divulgação/Hyperx

Por fim, o mousepad pode, sim, deixar o seu mouse com mais precisão durante a jogatina. Quando modelos pequenos são escolhidos para jogar partidas com bastante agitação, o usuário tende a levar a mão para fora desse acessório. Assim, as chances de o mouse perder a sensibilidade e até mesmo não funcionar são grandes. O ideal é comprar um modelo adequado para o tipo de jogo que está instalado no seu computador.

Uma primeira dica para ajudar na escolha é ver se o mousepad é antiderrapante. Dessa forma, em jogos de tiro não há a chance do pequeno acessório deslizar e atrapalhar o jogador. O tamanho também deve variar de acordo com a movimentação: quanto mais agitada for sua jogatina, maior deve ser o mousepad. Porém, para quem curte games calmos, o modelo pequeno convencional pode suprir as necessidades.

Mais do TechTudo