Atletas

Por Igor Dantas, para o TechTudo


A temporada 2022 de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) começou com tudo. Os torcedores já tiveram uma pequena amostra do que os novos elencos brasileiros podem alcançar, como foi o caso do MIBR durante o BLAST Premier Spring Groups e da 00Nation no Pinnacle Winter Series 2, onde venceu três das quatro partidas disputadas. Contudo, os maiores torneios estão por vir e muitos jogadores do país ainda podem brilhar nos palcos internacionais nos próximos meses. Abaixo, o TechTudo listou alguns atletas que podem ser destaque.

KSCERATO e yuurih, jogadores da FURIA, entraram no top 20 players de 2020 da HLTV em 18° e 14° lugar, respectivamente — Foto: Divulgação/HLTV

Jhonatan “JOTA” Willian

JOTA é rifler no MIBR e chegou a ser eleito o melhor jogador do Brasil em 2021 por veículos especializados — Foto: Reprodução/MIBR

JOTA, de 24 anos, foi eleito o melhor jogador do Brasil no ano passado por veículos especializados . O jovem chegou ao MIBR pouco tempo depois do anúncio de Matheus “Tuurtle” Anhaia e Adriano “WOOD7” Cerato, como parte da grande reformulação proposta pela organização. Em 2021, ao lado dos jogadores citados, ele foi destaque na Bravos Gaming, onde conquistou múltiplos torneios nacionais e regionais, incluindo o CBCS Elite League S2, que contou com as participações de Sharks e do próprio MIBR.

Rifler de ofício, JOTA já teve passagens por Santos e Vivo Keyd, mas terá no MIBR o maior desafio de sua carreira. Durante a vitória contra a Complexity pelo BLAST Premier Spring Groups, ele mostrou a sua capacidade de liderança, saindo do servidor com o maior rating entre os times, com 1.37.

Breno “brnz4n” Polleto

Brnz4n é do MIBR Academy, mas vem jogando no time principal — Foto: Reprodução/MIBR

Brnz4n é do MIBR Academy, mas tem jogado pelo elenco principal nas últimas semanas. Isso porque Marcelo “chelo” Cespedes teve que se ausentar por problemas relacionados à Covid-19 e a organização chamou o jovem de 18 anos para substituir o seu lugar. Brnz4n fez uma grande apresentação durante o BLAST Premier Spring Groups, impressionando fãs e comissão técnica. Com isso, ele foi convidado a permanecer no time para o Play-in do IEM Katowice, que começa esta terça-feira (15).

Apesar de ter ganhado mais destaque recentemente, Brnz4n já era um nome familiar para aqueles que acompanham o MIBR mais de perto. O rifler havia substituído para o time principal em outras ocasiões, como no BLAST Premier Fall Groups, por exemplo. Entretanto, sua performance de destaque contra a Natus Vincere, campeã do Major Stockholm 2021, levou Brnz4n aos holofotes, além de dar bastante confiança ao time e a si próprio. Com isso, ele pode ser um dos jogadores de maior crescimento durante 2022.

Romeu “zevy” Junior

Zevy, sniper da Sharks, tem jogadas impressionantes com o rifle de precisão — Foto: Reprodução/Instagram

Jogador da Sharks de 20 anos, Zevy é um AWPer de muita qualidade que vem ganhando cada vez mais destaque tanto na cena nacional, quanto internacional. Seu nome, inclusive, foi cotado para substituir Vinicius “VINI” Figueiredo na FURIA, quando Nicholas “guerri” Nogueira anunciou a saída do jogador. Suas jogadas impressionantes com o rifle de precisão renderam a alcunha de “zevyce”, em uma clara comparação com a lenda dinamarquesa Nicolai “dev1ce” Reedtz.

Zevy é membro da Sharks desde o início de 2021, mas somente agora está ganhando mais experiência a nível internacional. Anteriormente, ele fez parte da DETONA Gaming, vencedora da sexta edição do Gamers Club Masters, principal torneio do Brasil. Já pelos tubarões, conquistou o CBCS Finals 2021 e ajudou a organização a ir ao primeiro Major de sua história. Assim, com apenas um ano jogando contra os melhores times do mundo, Zevy ainda tem muito a mostrar e com certeza é um dos snipers mais promissores da atual temporada.

Kaike “KSCERATO” Cerato

KSCERATO é o principal destaque da FURIA atualmente — Foto: Divulgação/ECS

KSCERATO é um daqueles jogadores que dispensa apresentações. Eleito o 18º melhor do mundo em 2020 pela HLTV e 15º em 2021, o rifler é o principal nome da FURIA atualmente. O mais impressionante é que ele tem somente 22 anos e já conquistou dois top 20 na carreira, além de diversos títulos internacionais.

Mesmo que 2021 não tenha sido tão mágico para a FURIA como foi 2020, KSCERATO ainda assim conseguiu ter uma performance individual melhor, tanto que subiu no ranking de jogadores do site especializado. Com o reforço de Rafael “saffee” Costa, espera-se que a equipe mantenha o status de melhor do Brasil e que KSCERATO também continue sendo a principal peça do elenco.

Rafael “saffee” Costa

Saffee é o mais novo reforço da FURIA — Foto: Reprodução/FURIA

Conforme citado anteriormente, Saffee chega para 2022 como o tão esperado reforço da FURIA. O AWPer teve uma passagem de destaque pela paiN Gaming em 2021 e ajudou a equipe a conquistar a sonhada vaga no Major. Curiosamente, ele se tornou o membro mais velho do time furioso, com 27 anos. Ainda assim, sua experiência no CS:GO profissional não é tão vasta, com os primeiros registros apontando para um início em 2019, pela New England Whalers.

Saffee terminou a temporada de 2021 com números impressionantes, mesmo jogando a maior parte do tempo no tier 2 da América do Norte. Segundo a HLTV, ele fechou 2021 com um rating de 1.27, o que o colocou como o sexto melhor jogador do mundo neste quesito e o único brasileiro a aparecer no top 10.

Para 2022, resta saber se o AWPer manterá o mesmo nível de jogo contra os maiores times do mundo. Em sua primeira apresentação com a FURIA, na derrota por 16 a 8 para a Wisla Krakow, saffee não convenceu, terminando em último no scoreboard do servidor. Mesmo assim, ele ainda terá muitas outras oportunidades pela frente e pode surpreender os torcedores.

Yuri “yuurih” Boian

Yuurih durante o PGL Major Stockholm 2021 — Foto: Reprodução/FURIA

Conhecido como o otaku da FURIA, Yuurih é outro jogador que dispensa apresentações. O rifler de 22 anos é a dupla perfeita para KSCERATO e tem sido destaque da equipe desde sua entrada, em 2017. A química com a principal estrela do elenco é tanta que o duo ganhou até o apelido de “yurato”. Em 2020, Yuurih foi o grande nome da FURIA, conquistando o 14º lugar no top 20 da HLTV, além de três títulos de MVP (Most Valueable Player, ou Jogador Mais Valioso).

Contudo, em 2021 ele não conseguiu repetir a grande performance obtida no ano anterior e não apareceu na lista do site especializado. Este fato pode ser justificado pela própria queda de rendimento da FURIA, que sentiu a perda de Henrique “HEN1” Teles e com a falta de um AWPer de ofício no elenco, o que afetou praticamente todos os jogadores de forma individual.

Para a temporada atual, com a chegada de Saffee, os torcedores esperam que a FURIA volte a brilhar nos palcos internacionais e que Yuurih retorne ao nível que lhe rendeu os títulos de MVP nas conquistas do elenco.

Vinicius “VINI” Figueiredo

VINI estava na FURIA desde 2017 — Foto: Divulgação/ESL

Alguns podem estranhar o nome de VINI nesta lista, mas existe um porquê. O jogador é o “sangue novo” do Last Dance, novo elenco de Gabriel “FalleN” Toledo que reúne diversas lendas da história do CS:GO brasileiro. Em uma fala dita pelo próprio Professor, VINI vem sendo a segunda voz da equipe.

Com isso em mente, caso o Last Dance venha a brilhar nas competições, muito do sucesso poderá ser atribuído a VINI. Sua experiência na FURIA, a perspectiva diferenciada e, claro, a habilidade com o rifle podem levar o jovem de 22 anos a ser o grande pilar do time.

Parece muita responsabilidade, mas com um temperamento calmo e concentrado, VINI tem todas as qualidades necessárias para o papel que foi dado a ele. Será um grande teste em sua carreira, principalmente pela pressão dos torcedores que se apaixonaram pelo elenco bicampeão do mundo em 2016.

Com informações de HLTV (1 e 2) e Liquipedia (1, 2 e 3)

Mais do TechTudo