Jogos de ação
Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Deathloop é um jogo de tiro em primeira pessoa para o PlayStation 5 (PS5) e PC. O título ficou conhecido pelo seu uso criativo de um looping de tempo para criar uma intrincada história repleta de ação. Inclusive, ele recebeu dois prêmios no The Game Awards 2021, incluindo Melhor Direção de Jogo. Escondidos, no entanto, estão alguns segredos deixados pelos desenvolvedores, como easter eggs, entre eles o icônico código 0471. Existem ainda conexões com outros games da produtora Arkane Studios e da Bethesda Softworks, que publica o jogo. Vale ressaltar que esses segredos podem incluir spoilers, então evite se não quiser ter nenhuma surpresa estragada.

Deathloop guarda uma série de segredos que podem passar despercebidos por jogadores; confira alguns deles — Foto: Divulgação/Bethesda

O que são easter eggs?

Easter eggs são um tipo especial de segredo, algum detalhe escondido ou referência obscura que normalmente só faz sentido para os fãs mais fervorosos de uma franquia ou da indústria de games. Geralmente esses segredos não afetam na progressão do jogo e podem passar despercebidos até mesmo por usuários que estiverem atentos, como no caso dos fliperamas de Deathloop.

You Know The Code

Assim que o jogo começa em Deathloop, somos apresentados ao protagonista Colt, porém ele nem sequer sabe seu próprio nome naquele momento. Durante sua jornada, o personagem vê várias mensagens que flutuam na sua frente e, ao se deparar com sua primeira porta trancada por uma combinação, surge uma mensagem "You Know The Code", "Você Sabe o Código" em inglês. Na história, isso é uma referência ao fato que Colt está em um looping de tempo e anotou o código no verso de um cartão postal. Vale lembrar que todos os códigos no jogo são gerados aleatoriamente para cada usuário.

Logo no começo de Deathloop, antes mesmo de saber seu nome, Colt é informado que já "sabe o código" — Foto: Reprodução/PlayStation Access

No entanto, se em qualquer porta o jogador tentar inserir o código "0451", irá receber um Troféu secreto ou Conquista chamado "Old Habits Die Hard", algo como "Velhos Hábitos Demoram para Morrer" em inglês. Players talvez se lembrem do código 0451 em outros jogos da Arkane Studios, como Dishonored e Prey, e fiquem satisfeitos com essa referência. No entanto, o código vai ainda mais fundo, como falaremos mais abaixo.

Máquinas de fliperama

Espalhadas por toda a ilha de Blackreef estão máquinas de fliperama, nas quais jogadores podem mexer rapidamente para extrair um pouco de música em oito bits. Inicialmente não parece haver nada demais nas máquinas. No entanto, os títulos são paródias que fazem referência a outros projetos da Arkane Studios e da Bethesda Softworks, como Honorless (Dishonored) e Bludenstein 4-D (Wolfenstein 3D). Confira uma lista dos títulos que jogadores acreditam já ter desvendado.

Os fliperamas de Deathloop possuem títulos que tiram um sarro de outros jogos da Arkane e Bethesda — Foto: Reprodução/AllGamers

Fliperamas de Deathloop

Fliperama paródia Jogo no qual foi baseado
Honorless Dishonored
Super Honorless II Dishonored 2
Touch of the Stranger Dishonored: Death of the Outsider
Hellcrasher Doom
Bludenstein 4-D Wolfenstein 3D
Young Wolf Wolfenstein: Youngblood
Fax Balista Arx Fatalis
Skydaggers V The Elder Scrolls V: Skyrim
The Bad Inside The Evil Within
YERP '17 Prey

Baterias escondidas

No mundo dos jogos da Arkane Studios, recursos como combustível e energia são temas recorrentes com implicações curiosas. Em vários momentos em Deathloop jogadores podem precisar de baterias para ativar algum dispositivo, mas o que muitos talvez não saibam é que todas as torretas automáticas do jogo possuem baterias escondidas em suas bases. Não só isso é útil para obter fontes de energia, mas também para desativá-las. Isso porque basta um tiro em sua bateria para anular seu funcionamento, algo que jogadores podem passar o game inteiro sem perceber.

As torretas automáticas de Deathloop possuem baterias escondidas que podem ser muito úteis para o jogador — Foto: Reprodução/AllGamers

O código 0451

Muitos usuários podem encarar o código 0451 como uma referência a outros jogos da Arkane Studios, como Dishonored e Prey. No entanto, a produtora é apenas uma das que o popularizou o código e sua história é ainda mais antiga. A lista de games que utilizam o 0451 é extensa e inclui títulos como BioShock, Thief, The Last of Us 2, Hitman 3 e muitos outros. Seus primeiros usos, no entanto, foram na série System Shock e em Deus EX.

A lenda do código 0451 se estende para muito além de Deathloop ou outros jogos da Arkane — Foto: Reprodução/Polygon

A origem do código pode ser traçada até o conhecido produtor da indústria de games Warren Spector, responsável por títulos como System Shock, Deus EX, Wing Commander, Ultima e muitos outros. Segundo ele, "0451" era o código de segurança para entrar na produtora de games Looking Glass Studios, onde trabalhava e produziu System Shock. Após o uso do código nesses primeiros games, a combinação se tornou uma referência entre desenvolvedores que perpetuam sua lenda até hoje.

Divirta-se com as máquinas de venda

Muitas vezes em Deathloop o jogador precisa ser astuto para eliminar seus inimigos criativamente. Uma das formas mais engraçadas de fazer isso é com as máquinas de venda de doce, algo que já havia aparecido em um trailer do game. Ao interagir com as máquinas, elas soltam um pequeno doce redondo. Mas se Colt atirar nelas, irão deixar cair vários deles. Caso um inimigo corra em sua direção com os doces no caminho, irá escorregar neles e cair como em uma comédia pastelão. A ação ainda desbloqueia o Troféu ou Conquista "Sugar Crash".

Fazer inimigos escorregarem em doces em Deathloop é engraçado e ainda garante um Troféu ou Conquista — Foto: Reprodução/Bethesda Softworks

5 ações proibidas em jogos competitivos

5 ações proibidas em jogos competitivos

Mais do TechTudo