Jogos de terror
Publicidade

Por Igor Oliveira, para o TechTudo


Five Nights at Freddy’s: Security Breach é um jogo de sobrevivência com história de terror lançado em dezembro de 2021. O game foi desenvolvido pela Steel Wool Studios e é o nono da franquia principal. Ele está disponível para PC, PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5) e não há apps oficiais para celulares Android ou iPhone (iOS). Entretanto, versões mobile do game foram desenvolvidas por terceiros e disponibilizadas na Internet para smartphones com sistema do Google por meio de apk. Entretando, o download de apps não oficiais podem trazer riscos aos jogadores. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma essa lista de perguntas e respostas sobre o jogo.

Friday Night At Freddy's Security Breach faz sucesso e buscas por versões não oficiais aumentam — Foto: Divulgação/Steel Wool Studios

Existe versão oficial de FNAF Security Breach para Android?

Como dito acima, não existe uma versão oficial do jogo para o sistema Android. Aliás, não há nenhuma posição oficial da Steel Wool Studios sobre a possibilidade de Security Breach chegar aos celulares. Entretanto, não é impossível que o jogo seja adaptado futuramente, já que cinco dos games da franquia principal já receberam o porte. Essa, inclusive, é uma característica conhecida da série.

Quanto aos apps não oficiais para Android, não há mudanças significativas do jogo original. A história de Security Breach se mantém a mesma. No entanto, vale ressaltar que, por serem desenvolvidas por terceiros e disponibilizadas fora de lojas como Google Play Store ou App Store, eles podem conter conteúdos maliciosos. Além disso, os apks estão passíveis de bugs e problemas que não estão presentes no jogo original.

Apks e mods de FNAF Security Breach são disponibilizados para Android — Foto: Divulgação/ ScottGames

O game está disponível para iPhone?

Para iPhones, também não há uma versão oficial e encontrar modificações para iOS pode ser até mais difícil do que para Android. Isso porque o sistema da Apple não permite a instalação de aplicativos .apk, já que utiliza a linguagem .ipa. Nem todos os desenvolvedores disponibilizam versões para esses sistemas.

Quais os riscos de baixar APKs?

Para os jogadores que decidirem baixar as versões não oficiais, é importante saber dos riscos que acompanham essa decisão. Para ajudar a entender melhor os perigos nos downloads de APKs fora das lojas oficiais, o TechTudo conversou com Santiago Pontiroli, especialista de segurança da Kaspersky na América Latina. Segundo ele, baixar modificações abre brechas para códigos perigosos. “Para o app funcionar, é preciso dar permissão de acesso a arquivos e configurações que alteram o sistema operacional”, comentou.

Santiago ainda alerta para o perigo de mods para celulares, que podem ir além de roubo de senhas e logins: “Às vezes, se trata de um roubo de credenciais, mas nada impede que os cibercriminosos tenham acesso a outros aplicativos ou informações disponíveis no dispositivo”, completa.

Dessa forma, para quem não quer correr riscos a opção é jogar nos meios oficiais. FNAF Security Breach está disponível para PC, PS4 e PS5. No Steam, é possível encontrar o game pelo preço de R$ 75,49. Já para usuários PlayStation, ele está disponível por R$ 214,90.

Com informações de Alura, Gamer Revolution

Mais do TechTudo